Prece do Gaúcho

Buenas, e me espalho!
Não costumo postar em domingos, mas o fim-de-semana foi realmente gostoso e tive um empurrãozinho caridoso ao receber uma belíssima mensagem gaudéria por email (obrigado, Marinei!).
Se orar já é bom, imaginem usando o linguajar campeiro e tradicionalista, algo que me enche de orgulho e gauchismo. Deixo, portanto, essa bela reza pampeana. Aos que são daqui, regozijem com nossa tradição maravilhosa, e, aos que não são, conheçam um pouco do que os gaúchos têm de melhor.
Boa semana para todos nós.

Prece do Gaúcho
(Dom Luiz Filipe de Nadal)

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e com licença Patrão Celestial...

Vou chegando, enquanto cevo o amargo das minhas confidências, porque, ao romper da madrugada e ao descambar do sol, preciso camperear por outras invernadas e repontar do Céu a força e a coragem para o entrevero do dia que passa.

Eu bem sei que qualquer guasca, bem pilchado, de faca, rebenque e espora, não se afirma nos arreios da vida, se não se estriba na proteção do Céu.

Ouve, Patrão Celeste, a oração que te faço, ao romper da madrugada e ao descambar do sol. Tomara que todo o mundo seja como irmão! Ajuda-me a perdoar as afrontas e a não fazer aos outros o que não quero pra mim.

Perdoa-me, Senhor, porque rengueando pelas canhadas da fraqueza humana, de quando em vez, quase sem querer, eu me solto porteira afora..., êta, potrilho chucro renegado a caborteiro... Mas eu te garanto, meu Senhor, quero ser bom e direito.

Ajuda-me, Virgem Maria, primeira prenda do Céu. Socorre-me, São Pedro, capataz da estância gaúcha. P'rá fim-de-conversa, vou te dizer, meu Deus, mas somente p'rá Ti: que Tua Vontade leve a minha de cabresto p'rá todo o sempre e até a querência do Céu.

Amém.

0 comentários:

Postar um comentário

<< >>