Música "Que Momento" da Semana (24)

Chove torrencialmente em Novo Hamburgo. Pela manhã, a chuva começou dois minutos antes de eu sair de casa, o que acarretou no encharcamento das minhas calças das canelas para baixo. A parte boa é que meu tênis foi lavado, coisa que há meses eu já queria ter feito. Ficou também a nota mental de comprar um guarda-chuva maior, ou um carro. Vou ficar com a primeira opção mesmo, que fica mais dentro do meu orçamento.

Toda pessoa tem o seu chamado ponto de equilíbrio. Um lugar, uma música, uma atividade, outra pessoa, enfim, algo que traga consigo a plena paz de espírito, o conforto e a harmonia para o coração. O meu, como não é novidade para ninguém, chama-se São Francisco de Paula, mais especificamente na fazenda dos meus avós. Desde que me conheço por gente, é lá que eu me sinto protegido, equilibrado e em plena paz interior.
É notório que nem todo mundo entende o valor que aquele lugar tem na minha vida. Aliás, eu diria que poucas pessoas compreendem o real sentido que a fazenda exerce na minha jornada. Não deve mesmo ser normal ver um cara trocar seus fins-de-semana na cidade, as festas com os amigos, a diversão das pessoas da sua idade, pela paz do campo, cheirando a esterco e lidando com vacas e cavalos. Porém, eu faço, e não me arrependo nem um pingo. Por mais que eu me conforme com a vida urbana, em ter uma rotina por aqui e não poder (ainda) levar a vida que eu tenho em mente para mim, a certeza de que a minha balança atinge seu equilíbrio naquelas coxilhas pulsa incessantemente dentro do meu cérebro.
Lamento se algumas vezes não atendo às expectativas, ou se pareço preferir passar um fim-de-semana sozinho a estar junto de todos, mas é uma concorrência desleal. Querer competir com minha vocação é, no mínimo, perda de tempo. Existem certas verdades que precisam ser aceitas e, mais do que isso, respeitadas. Do contrário, é o mesmo que dar murro em ponta de faca.
Este fim-de-semana, por sinal, fui para lá novamente. E, sábado à tarde, enquanto campereava, a música abaixo me veio à mente. A chuva se aproximava rapidamente, e pedi a Deus que esperasse eu chegar em casa, para depois deixar a água desabar. Não deu outra. Cinco minutos depois que desencilhei a égua, vieram os primeiros pingos de uma chuva esparsa. É por isso que eu sei que Ele está comigo, apóia meu gosto e respeita minhas escolhas. Se Deus é comigo, quem será contra mim?

Obrigado, Patrão Velho - Garotos de Ouro

Patrão velho, muito obrigado por este céu azul
Por esta terra tão linda, pelo Rio Grande do Sul
Por ter me feito gaúcho, que veio deste lugar
E a lua cheia surgindo, fazendo guascas sonhar
Muito obrigado pelas andanças do pago,
Pela chinoca faceira e o gosto do mate amargo

Patrão velho, muito obrigado pelos fandangos de galpão
Pelos domingos de rodeio nos campos do meu rincão
Pela geada caindo, tornando em branco o capim
Por esta chama rebelde que queima dentro de mim
Muito obrigado por estas almas andarilhas
Que, como o vento minuano, vagueiam pelas coxilhas

16 comentários:

  1. Aquele lugar é mágico! Só quem já foi e apreciou os recantos daquela fazenda tem noções para entender o sentimento de querer estar sempre lá.
    Acredito que todos tem um refugio, um canto para encontrar o seu equilíbrio espiritual. Uns buscam lugares, outros pessoas e tantos outros alguma atividade de entretenimento pessoal.
    Renegar essa idéia, na minha humilde opinião seria loucura de quem não conhece a si mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu posso nunca ter ido, não faço idéia de como seja e nem da magnitude que aquela terra tem pra tu. Mas eu aprecio muito esse teu encanto por essa terra, por esse canto.
    E compreendo perfeitamente isso de trocar as coisas da cidade ou "trocar" os amigos por um momento de paz num lugar aconchegante. Não que eu goste tanto assim de campo, mas já troquei noites badaladas para ficar no meu quarto com um bom livro. Sim, parece ridículo, mas me senti bem assim... E te compreendo...
    Quanto a música... linda! Linda mesmo!!!!!

    Um beijão pra tu

    ResponderExcluir
  3. aaah, eu ainda nao fui no sul, mas tenho duas amigas de blumenal q vivem aq e adoro elas!
    meu avô que vai todo ano passar 4 meses com os irmãos, então, se todo mundo ama, deve ser demaaais! auheuahuea
    kra, eu te entendo, morei minha infancia inteira num sitio e posso garantir q seria uma pessoa totalmente diferente se nao tivesse tido essa experiencia..

    ResponderExcluir
  4. De vez em quando eu pego chuva, mas é raro eu andar de sombrinha. Dependendo, se for só garoa, prefiro me molhar a ficar sempre carregando sombrinha por aí.
    Eu conheço São Francisco de Paula de quando eu ia para Gramado e Canela por uma serra que tem por lá. A gente saía de Maquiné e lembro que passava por essa cidade. Ou eu estou muiiito enganada!
    Concordo que a preferência de cada um deve ser respeitada. Nada como ter um lugar em que vc se sinta em equilíbrio.
    Conheço o começo dessa música só, pelo menos não lembrava do resto, que é bem bonito também!

    ResponderExcluir
  5. De vez em quando eu pego chuva, mas é raro eu andar de sombrinha. Dependendo, se for só garoa, prefiro me molhar a ficar sempre carregando sombrinha por aí.
    Eu conheço São Francisco de Paula de quando eu ia para Gramado e Canela por uma serra que tem por lá. A gente saía de Maquiné e lembro que passava por essa cidade. Ou eu estou muiiito enganada!
    Concordo que a preferência de cada um deve ser respeitada. Nada como ter um lugar em que vc se sinta em equilíbrio.
    Conheço o começo dessa música só, pelo menos não lembrava do resto, que é bem bonito também!

    ResponderExcluir
  6. Droga, desculpa pelo comentário duplicado! Pensei que não tinha ido.

    ResponderExcluir
  7. Pois eu acho é que você está certíssimo. Temos que ter o nosso refúgio, seja ele em algum lugar, com alguma coisa. Voltar a colocar a cabeça no lugar pode ser um exercício mais penoso do que aparenta ser.
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  8. A música é a tua cara!

    E essa chuvinha é o ó do borogodó pra dormir. Instalaram o ar condicionado aqui em casa, isso aliado ao barulhinho de água caindo lá fora é uma canção de ninar completa.

    Abração, irmão campeiro!

    ResponderExcluir
  9. Realmente não dá pra entender,
    como vc troca a cidade pela fazendaa?

    ResponderExcluir
  10. É sempre bom ter um lugar pra se refugiar as vezes...
    Gosto da calma do campo...mas prefiro o aconchego do meu quarto...=)

    Beeeijos! Boa semana!

    ResponderExcluir
  11. Aiee que lindo Antônio =D
    Não só a letra da música...como todo o significado que a fazendo dos seus avós tem pra você =)
    Dá pra sentir nas suas plavras o quanto esse local é especial na sua vida =)
    É verdade mesmo que todos possuem um ponto de equilíbrio. Você me fez pensar em qual seria o meu =). E então, cheguei a conclusão que o meu tem nome, idade, endereço. E é tão bom pensar nisso ^^
    Obrigada por estar sempre presente no meu blog Antônio =)
    Suas palavras são importantes pra mim ^^ pois sempre me ensinam algo novo =)
    Bjos =**

    ResponderExcluir
  12. Pedaço de branqueliceee!
    \o/

    Postamos a musica da semana e olha que eu nem tinha vindo aqui
    hehe

    ah, nem deu pra eu voltar pro MSN, mas acho que amanhã cedo a gente se fala, certo?
    :D

    A letra da música é bonita mesmo...
    é daquelas bemmmm gaúchas que tu me mandou um dia?
    :X

    uahuahhauhahauha

    Boa semana, viuuuuuuu?!

    beeeijoooooooo

    ResponderExcluir
  13. Mano velho, não te culpo por nada.
    É óbvio que sinto saudades, um amigo como tu não se pode deixar de ver, mas tu tem meu apoio incondicional em qualquer decisão. E se for ficar em São Chico e curtir como tu adora tudo aquilo que aquele lugar te proporciona (de uma forma que toma proporções difíceis de mensurar), vai mesmo. E curte, aproveita, trabalha, relaxa, reflete, pensa, medita, reza e tenha a certeza de que Deus está do NOSSO lado.
    Não sou um religioso fervoroso, mas acredito muito em Deus, e o meu Deus é um Deus bom e generoso, e só Ele é capaz de entender e respeitar tudo aquilo o que somos.

    Fica bem e te cuida!
    Um baita abraço!

    P.S.: Essa música já foi cantada (e gravada, creeedo) pelo coro há uns 5 ou 6 anos.

    ResponderExcluir
  14. Nossa, que coisa linda! E por mais que a maioria das pessoas não entendam, cada uma delas tem seu refúgio, seu cantinho...e certamente o que vc escolheu deve ser tudo de bom (pelo jeito que fala dá vontade de sair correndo conhecer essa tal fazenda)...
    Bjos querido, boa semana pra ti...

    ResponderExcluir
  15. se tem coisa melhor q andar a cavalo e cheirar ar puro, ainda não me apresentaram...

    ResponderExcluir
  16. uauahahuah eu tive que dar um pouquinho de risada amigo.. é tão bonitinho ver como vc lida com isso!
    Mas mais do que isso, tu sabe o quanto essa terra significa pra mim... acho que quase tanto quanto signifca pra ti, que é filho dela (RS). Quanto ao seu local de equilibrio, quem sabe um dia eu possa conhecer..

    "Querer competir com minha vocação é, no mínimo, perda de tempo. Existem certas verdades que precisam ser aceitas e, mais do que isso, respeitadas. Do contrário, é o mesmo que dar murro em ponta de faca." Ui... será que comento sobre isso?

    Beijo

    ResponderExcluir

<< >>