No balancê, balancê!

Pra não dizer que o carnaval não tem nada de bom, pelo menos teremos um delicioso feriado de quatro dias para descansar. Fora isso, a festa que precede o início do ano de verdade no Brasil não me atrai em nada.
É claro que, quando na adolescência, era um prato cheio ver aquele monte de mulheres rebolando seus quilos de celulite com purpurina, os seios à mostra e aquele sorriso que não sofria nenhuma alteração, mesmo com todo o tremilique do corpo.
No entanto, aqui está um cidadão que nunca aprendeu a sambar na vida. Nadinha. Quando eu tento imitar aquela sambadinha, fica parecendo mais que entrou uma pulga na minha cueca, de tão patético. Felizmente, ninguém nunca presenciou essa cena deprimente, pois eu sempre treino na frente do espelho antes de apresentar uma possível performance que venha a ser ridicularizada. Tudo bem, Deus tira os dentes, mas alarga a goela. Pelo menos as músicas gaúchas eu sei dançar, e bem, diga-se de passagem.
Fiquei me imaginando agora na Sapucaí, todo pilchado, de bota, bombacha e adereços, dançando uma vaneira no meio da bateria da Viradouro. Ou, quem sabe, ser destaque num carro alegórico, enquanto Cléber Machado comenta na madrugada: "e aí vem o carro abre-alas da Portela, com o nome 'São Francisco é Terra Boa'. O destaque é Antônio Dutra Junior, que interpreta Adelar Bertussi". Daí, vem Ivo Meireles, do alto de sua honorável sapiência carnavalesca e comenta sobre as alegorias e que não estou cantando a letra do samba-enredo, o que pode tirar pontos da agremiação. Credo, bisonho!
Além de não saber dançar, também não sei batucar. Largar um pandeiro na minha mão é o mesmo que dar uma flauta doce para um jacaré e dizer: "toca Mozart". Ou seja, sou uma negação total com habilidades rítmicas em termos de percussão.
Somando esses argumentos, temos aqui um exemplo de brasileiro que despreza o carnaval. Tanto é, que há muitos anos não freqüento sequer uma festa nessa época, procurando sempre me refugiar o mais longe possível da badalação. Esse ano, por exemplo, vou à praia. Não que seja algo que eu ame também, mas a vida exige certos sacrifícios em benefício do próximo. Água e sal, pra mim, só bolacha mesmo. Mas, tudo bem, pelo menos poderei dormir até o rapaz aquele, vizinho dos glúteos, fazer bico.
Este será o meu carnaval, enquanto o povo samba na avenida, eu me espalho na cama, lépido e faceiro. Não postarei até a quarta-feira de cinzas, mas volto com toda a força na semana que vem.



Bem, agora permitam-me abrir um espaço para saudar os novos visitantes, fazendo menção honrosa ao prêmio "Eu Vô", que ganhei da Marcela, uma de minhas novas amigas. E, repassando o presente, o faço com muito gosto aos meus amigos:




Jader
Frodo
Candy
Kari

Sejam muito bem vindos e sintam-se em casa.

Boa folia, a quem é da folia, e bom descanso, a quem é do descanso.

19 comentários:

  1. Não sei batucar e muito menos sambar. Mas, nem por isso, eu odeio carnaval. Muito pelo contrário. A folia existente no carnaval me fascina e me consome a alma. Vivo de samba o carnaval inteiro, invento uns passinhos e caio na gandaia, na farra.

    Imaginei você na vanera em plena Sapucaí. Seria, no mínimo, engraçado. A propósito, também não sei dançar músicas gaúchas...

    ResponderExcluir
  2. Ainda acho samba mais fácil que música gaúcha. A música gaúcha, além de possuir diversas danças (chamamé, forró, vaneira, etc) tem que saber dançar e pronto. Não dá pra enganar, fingir que se sabe, como no samba. O samba, quando se está no meio de milhares de pessoas, é só mecher e dobrar os joelhos e todos acham que você está dançando. Ninguém vai reparar que os pés mal e mal se mechem...

    ResponderExcluir
  3. Na necessidade: bebe! A bebida tira o "simancol" e a gente aprende a dançar até ballet clássico...

    ResponderExcluir
  4. Olá Antônio!
    Confesso q esse ano eu não to mto empolgada com a folia, como jah tive em anos anteriores. Mas...não sei...ver a galera toda feliz da vida, pulando, cantando, pagando mico, é engraçado! E diversão é oq importa! ;)
    Obrigada pela visita ao Blog! E sobre o perfil...concordo com vc q cada um tem um 'quê' q faz dele diferente. Eu sei q é um clichezão aquela frase, mas eu a coloquei pq ainda acredito q eu vá encontrar alguém diferente d tds os caras q jah passaram pela minha vida! Chega d decepção, neh? rs
    Bjinhos...boa praia!

    ResponderExcluir
  5. ufaaa! finalmente um blog bom! Estou rodando a mais de uma hora procurando blogs novos e legais para comentar.. mas anda dificil! Achei cada um... mas o seu me atriu.. acho q foi a sua imaginação contagiante, quase pude vê-lo dançando na sapucaí!
    Eu até sou de festa.. mas esse ano vai ser descanço!!
    obrigada pela satisfação de encontrar um blog decente e espere um retorno meu por aqui viu?!
    beijaao

    ResponderExcluir
  6. Adorei a imaginação do sambódromo!!!! heheheheh
    É, também sou uma brasileira que não curte carnaval... Sou recifense, mas confesso que NUNCA fui no GALO DA MADRUGADA e nunca assito as escolas de samba, pois, cá entro nós, acho muit chato... Mas tem quem gosto, né? Fazer o que...

    Boa praia pra tu! Espero que curtas bastante a caminha, pois, nada melhor que uns dias descansando....

    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Opa! Como eu pude esquecer em???
    Muitíssimo orbigada pelo prêmio, viu moçinho? Obrigada mesmo!

    E parabéns por recebê-lo... No teu blog, eu também vô!!!!!

    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Muito bom...to morrendo de rir aqui imaginando vc com uma pulga na cueca...rsrsrs Esse ano confesso que não estou muito animada, mais só muito do dia quem sabe rola um convite irrecuzavél rsrsrs. BOm Descanso...Beijossss

    ResponderExcluir
  10. Não precisa pedir desculpas alguma. É triste dizer isso, mas, ela foi minha amiga, já não é mais.
    E sim... se merecem os dois... Espero apenas que sejam felizes em seus mundinhos...

    Ah! Eu não costumo comentar o comentário de ninguém, mas os teus sempre me tocam, aí eu não resisto e tenho que comentar...

    Obrigada mesmo, por cada palavrinha que me dizes!!!!!

    Beijão

    ResponderExcluir
  11. Eu não gosto de carnaval. Pode ser qpor que meu pai não gostava, daí eu acabei não gostando, mas sei lá. Só gosto das festinhas.

    Nesse domingo, por exemplo, tem festa de carnaval aqui no bairro. A melhor parte é que praticamente não toca samba, as preferidas deles são os sucessos antigos (a maioria da Ivete), fandango, bailão e funk. É tri massa, dá pra dar uma mexida no esqueleto.

    Abraço, irmão!

    ResponderExcluir
  12. É . Seu nome é grande msm ...rsrsrs... e eu q pensava q tinha o maior nome do mundo :DD

    E eu tb não gosto do carnaval . Acho a coisa mais sem graça do mundo, sério, tb não sei sambar e ( não sei nem pq eu moro na cidade do carnaval) , muito menos sei dançar música gaúcha .

    Ah e tb não sou lá fã de praia, se a praia não tivesse a areia eu acho q eu poderia gostar !!!

    Não sei se eu sou chata por não gostar de tudo isso, mas se eu for vc tb é !!!

    kkkkkk

    Bjao e bom descanso

    ResponderExcluir
  13. ahhhhh eu não sei dançar também não

    mas carnaval é carnaval.
    não precisa saber... é só se deixar levar.

    ahhhh o carnaval aqui de PE é o melhor!!

    =*

    ResponderExcluir
  14. Hahaha! Eu também tento sambar na frente do espelho! Só que eu tive um pouco menos de sorte porque eu já fui pega uma vez ;/

    Mas enfim.. Vou tentar me refugiar nos livros esses dias, porque vou ficar em casa e a tv não para de falar de carnaval um instante x.X

    Desculpa ir chegando e comentando sem ser chamada, mas é que eu me identifiquei com o post :D

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto do feriado do carnaval...
    Quanto à música... ahhh, adoro samba, mas detesto quase todos os sambas enredo (porque são todos tão parecidos que se alguém ficar em coma por algum tempo, sair num período de carnaval e ligar a televisão, ficará com a sensação de que o tempo não passou...).
    O meu carnaval será aqui e NH mesmo, dedicado ao ócio e à preguiça. Mentira... não consigo ficar 100% ocioso, tenho coisas pra fazer para as escolas onde trabalho, mas são coisas que me deixam feliz, entre elas um ensaio com a banda...
    Se me der na veneta, posto alguima coisa durante o feriado.
    Se TU, irmão camarada, estiver por aí (o que eu acho praticamente impossível), podemos marcar algo com a panela.

    Muito obrigado pelo prêmio, mas me explica o que ele significa exatamente, porque não entendi nada... hahaha...
    Bom feriado, mano!

    ResponderExcluir
  16. Eu detesto o carnaval.
    Não é pelo samba, pelas bundas ou qualquer outro motivo, mas é pelo ócio. Eu não aguento ficar 4 dias descansando... Ainda mais esse ano q o carnaval é no comecinho... Não tenho do que descansar.

    Bom descanso pra nos, até que o vizinho dos gluteos faça bico.

    :***


    vou te linkar, ok?
    :*

    ResponderExcluir
  17. Hey Antony! Beleuza?
    Ú, que bom que gostou do selo!
    E muito, muito obrigada pelos elogios que deixou meu blog, fiquei suuuper contente =)))
    Eu tbm passo hoooras aqui lendo seus balancês e balanços de mês haha um barato! Adoto os meus momentos no "Que Momento!"
    Vc usa MSN? Se sim, depois me add, ta la meu perfil, ok?
    Ahm, lembrei de uma coisa que tu me disse uma vez, que nao curte carnaval. Tbm não gosto. Mas confesso, queria que acontecesse três vezes ao ano, só pra eu poder passar mais tempo em casa, lendo os blogs da vida, a Clarice Lisprctor e escutando Engenheiros do Hawaii sossegada... aiai...
    De todo modo, bons dias de carnaval pra ti, nem que seja pra ficar em casa de preguiça =D
    Um beeeeijo!

    ResponderExcluir
  18. Antônio...
    terminei de ler teu ultimo texto e consegui ler os outros ontem tbm...fiquei emocionada com a tua naturalidade, com a tua espontaneidade em descrever os fatos que marcam tua vida...é peculidar e, ao mesmo tempo, acolhedora a tua escrita, faz a gente querer continuar lendo!
    E os assuntos, então...vc fala do cotidiano com tamanha levesa e diversão que me causa inveja (mas invejinha boa, sabe...)

    Continue assim.
    Que tua praia seja otima...eu to indo pra SC na quarta de cinzas,,,mas pretendo ficar longe de carnaval ateh lah!

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Tem espaço pra eu comentar aqui hoje?!
    :o
    Bombou hein?!
    hehehehehe

    Antes de vir aqui eu tava meio tristonha pelos ocorridos, mas é impossível nao rir!
    kkkkkkkkkkkkkk
    Vc não existe, sabia?!
    uhauhauhauahhauaua
    Imaginei até vc sambando todo desajeitado!
    hahahahaha

    Eu brinco dizendo que nasci com a cor errada!
    ¬¬
    Sambo que só vendo!
    uhuuuuuul
    \o/

    Ah, e brigada pelo "eu vô"
    hihihihi


    Beeeijooos e bom descanso com agua e sal
    hahaha
    e nao me volte da mesma cor
    ¬¬
    vi na tv que ta fazendo sol aí! Não me decepcione!
    hehehehe

    =*****

    ResponderExcluir

<< >>