Páscoa

Certamente, cada um teria algo a dizer sobre o significado dessa data em sua vida. Há quem critique o apelo da mídia ao consumo de chocolates, destaque exacerbado sobre o coelho, ou seja lá qual for a tática capitalista. Por outro lado, teremos o assunto religioso, referente à morte e ressurreição de Jesus Cristo, onde, alheios a chocolates, discutiríamos o significado de vida nova que a Páscoa traz.
Pois bem, devo lhes dizer que não quero me ater a nenhum dos extremos. De fato, há muito que os chocolates deixaram de ter alguma valia específica em tempos pascais. Sempre aparece um doce furtivo lá por casa, ao que eu trato de devorar sem meias mastigadas.
Quando eu participava da pastoral da juventude do colégio, refletíamos bastante sobre os aspectos bíblicos dessa data, ao que acabei aprendendo bastante coisa e desenvolvendo métodos próprios de reflexão e oração.
Páscoa, portanto, representa para mim que terei três dias à disposição para parar e cuidar de mim. Largo as festas, a badalação e, claro, os chocolates, e me desloco para a fazenda, onde pratico meu próprio ritual de meditação e descanso. Amanhã, na Sexta-feira Santa, é dia de colher a macela no campo. Dizem os antigos que o orvalho desse dia é bento, abençoando naturalmente a macela colhida, cujo chá, por si só, já é milagroso.
É uma questão de fé. Devo admitir que, em um ano, não chego a tomar esse chá duas vezes. Contudo, a prática de sair a pé com meu avô para as coxilhas em busca de um magote de macela é o mais importante. Enquanto caminho, purifico minha alma, penso na vida e sinto uma paz muito grande.
O fato de não comer carne nesse dia é emblemático. É uma espécie de purgação e atitude de respeito. Para dois indivíduos carnívoros como eu e meu avô, acaba por ser um jejum e tanto. Bate aquele climão de Sexta-feira da paixão e morte de Cristo, uma fraqueza no sangue, a falta da carninha suculenta...
Por sorte, existe o Sábado de aleluia. Aleluia, sim, pois a carne volta. Garfos ensandecidos atacam-na com frenesi, saboreando as delícias daquela que deixou o prato minguado no dia anterior.
Não há muitas comemorações e reuniões no Domingo de Páscoa na minha família. É cada um na sua mesmo, sem desvarios de chocolate ou churrascada farta. De minha parte, sigo somente descansando, aproveitando o momento de retirada para manter o equilíbrio e me preparar para voltar à rotina.
No contexto de ressurreição e vida nova, o que posso dizer é que passo por uma renovação, isso sim. Após as movimentações iniciais do ano, parar estes três dias significa voltar com vigor diferenciado e uma nova carga de vontade para encarar o que vem pela frente. Algo bastante pessoal e simples, sem balbúrdia, sem indiferença, apenas com uma concentração bastante definida.
Independente do que significa a Páscoa para vocês, desejo que tenham um bom feriado, seja de reflexões, ou de festas. Aproveitem os chocolates, as viagens e até segunda!

13 comentários:

  1. Vou te contar um segredo, eu sou uma pessoa chata, sabe? Não gosto muito de praia, pois tem "sargarço", mas também não gosto de campo pois sempre tem aqueles bixinhos esquisitos e sapos(morro de medo deles), mas o caso é que eu vou a praia de vez em quando. E, quanto ao campo, eu fico imaginado essa fazenda... Ah!!! Deve ser maravilhoso estar lá, sentir o ar fresco, não estar na agitação da cidade e poder refletir imensamente... Deve ser, de fato, revigorante!!!!!

    Páscoa tem o sentido da ressurreição e do sacrifício de Jesus por nós. Também não sou fã de chocolate e como o ano inteiro...
    Boa Páscoa pra tu! Boa reflexão!
    E bom feriado!!!!!

    Beijão pra tu guri

    ResponderExcluir
  2. Antônio, assim como você, esses 3 dias para mim tbém são de reflexão. E como eu não tenho uma fazenda (rs) eu vou pra igreja mesmo. Minha família é muito católica, e esses 3 dias são muito importantes!

    E quanto aos chocolates.. eu aamoooo! Não passo a páscoa sem um. heheh

    beijos e ótimo feriado.
    Que suas reflexões te tragam nova luz.

    ResponderExcluir
  3. Boa Páscoa pra você também.
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  4. Meu queriiido!!

    To passando por aqui rapidiiiiiinho pra t desejar uma ótima páscoa!! ;)

    Desculpa pela sumidinha!

    Bjinhoos...se cuida!

    ResponderExcluir
  5. engraçado, que a páscoa pra vc tem um sentido parecido com o meu.

    mas eu não tenho uma fazenda pra ir hahaha

    =*

    ResponderExcluir
  6. Na páscoa, eu também aproveito para descansar o quanto dá, Jr, mas não tenho três dias, pois trabalho no sábado. Não importa, o que vale é que saibamos o real significado da páscoa, de que o Cordeiro vale mais que mil coelhos, apesar do chocolate.
    Grd páscoa pra ti, meu amigão!

    ResponderExcluir
  7. vou falar a verdade: não li o teu post... é que eu to com pressa.

    te achei no orkut. me add lá pq quero ver teus ombros... ahahah


    bjooo* bom feriado. depois eu passo aqui pra ler direitinho.

    ResponderExcluir
  8. Paaaascoooaa,
    ;)

    Mas venho rapidinho pra te dizer que tem meme para vc no blooog,
    se quizer fazer. :)

    ResponderExcluir
  9. Fiquei imaginando tu e teu vô acordando cedo pra colher a macela, aquele silêncio solene, nenhuma palavra... Se for em um dia de céu azul ensolarado, ventando um vento fresquinho, vira cena de filme.

    Abraço, e feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  10. Antônio, te desejo Feliz Pascoa também!
    Bom descanso pra você rapaz.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Branquelo, eu ia comentar um monte de coisa sobre seu comentário, mas deixei pra lá. Cada um com sua opinião, só que continuo achando o cúmulo do absurdo pensamentos preconceituosos sobre aquele tema.

    Ah, eu faço o jejum de carne na sexta, mas é mais por causa dos meus pais que são católicos e eu termino entrando para evitar conflitos.

    Beijão e boa páscoa
    ;****

    ResponderExcluir
  12. Eh isso ai..feliz páscoa, amigo blogueiro!!

    ps: adorei a referencia a falta de carne..hehhe

    abraço

    ResponderExcluir
  13. tb sou carnivora, mas adoro a pascoa, comer peixe assado, reunir a familia, agora me lembrei do almoço de sabado, tdo mundo aki em casa mto legal, nao faço o ritual de colher macela q aqui chamamos de marcela, mas tanto tempo q nao caminho numa estrada de chao, calma, sem pressa, sem corerria, a ultima vez foi numa estra de chao proxima ao rio poluido fazer coletas de agua e nao foi mto lega, aff precisa i pro interior, junto com meu vo, ve umas vaquinhas, discansa...
    bjaoooo feliz pascoa...
    estou donw hj

    ResponderExcluir

<< >>