A ferros

Às vezes, eu fico pensando em como seria se Jesus Cristo voltasse à terra nos dias atuais. Penso num cara simples, de jeans, um boné de posto de gasolina, qualquer camiseta simples. Talvez a mesma barba por fazer, e panfletos. Muitos panfletos.
Muita coisa seria diferente, inclusive a própria crucificação. Ao invés da cruz, um aparelho ortodôntico. Nada de chibatas, correntes, três quedas até o Calvário, nada disso. Apenas muitos ferros, braquetes e ligaduras na boca de nosso Senhor, que certamente padeceria com a dor das primeiras horas após a colocação desta arma horrenda de tortura.
Desde ontem encaro, resignado, minha Via Crucis. Deixei-me levar pelo semblante angelical de minha dentista loira e simpática, como quem se encanta pela melodiosa voz da Iara e mergulha no rio para um caminho sem volta. Enquanto elogiava minha arcada dentária e explicava todo o processo, eu viajava ao som das harpas dos querubins que ecoavam dentro daquele consultório cheio de bichinhos e bonequinhos, todos com aparelhos nos dentes.
Quando voltei à realidade era tarde demais. Corpos estranhos haviam invadido minha área bucal, repuxando meus dentes lentamente, o que culmina na dor atual que sinto. Não é algo simples, que um paracetamol possa resolver, por exemplo. É uma dor nas entranhas, que mais parece arremessar meus pobres caninos cem metros adiante, me fazendo urrar de dor por dentro e, mesmo assim, ter de sorrir para cada pessoa que aparece aqui na porta.
Não bastasse isso, a escovação agora passou para o patamar de batalha hercúlea. Penso em trocar a escova de dentes por um pedaço de bombril, pois sinto que limpo apenas metal, e mais nada. Fora o medo de quebrar essa parafernália toda, ainda mais depois que li no folheto informativo (o qual tenho a impressão que é uma ameaça subliminar da clínica) que, a cada peça solta, o tempo de tratamento aumenta em dois meses. Ou seja, tenho que tratar meu carrasco como um bebê. Pior ainda, sou refém da minha própria dor.
É claro que há atenuantes. Dois dos meus maiores medos, por exemplo, não passavam de lendas. Graças à força divina de Jeová, não fiquei beiçudo. Pelo menos é o que constatei após minusciosa análise em frente ao espelho, de todos os ângulos possíveis e imagináveis, revisando periodicamente e treinando o abre/fecha da boca. Uma pequena saliência labial, talvez, mas nada grave. Acho que se eu ficasse com a cara de um Muppet Babie, sentindo essa dor apocalíptica, aí sim, a loucura seria inevitável.
O segundo fator que me alegrou imensamente foi conseguir assoviar. Sempre que quero meditar, relaxar e ficar em paz, eu assovio uma musiquinha qualquer, e bem, diga-se de passagem. Desde muito pequeno que sempre ouvi meu avô assoviando como um passarinho e, sabe-se lá por que cargas d'água, aprendi a fazê-lo igual. Alguns até surpreendem-se com tal habilidade, a qual ostento com orgulho, porque fica bonito mesmo. Imaginava, portanto, que o maquiavélico vilão ortodôntico me fosse roubar tal aptidão, o que certamente me levaria à depressão profunda em questão de dias.
Mastigar também não é um mar de rosas. Tenho a impressão de que estou mascando moedas de um centavo, além de parecer que tem o dobro de comida na minha boca. Mas, com jeitinho, essa tarefa eu tiro de letra, afinal de contas, não dá pra ser escatológico em tudo, né.
Falta ainda testar os ósculos. Sim, beijo na boca. Assim que levantei da cadeira no consultório, tremi de pavor. Quando fechei a boca, tive a certeza de que aproximar-me de lábios alheios seria impossível com aquele pára-choques brutamontes instalado nos meus dentes. Já me disseram que é normal, que basta treinar, mas é óbvio que prefiro cobrar um pênalti, a ter que bater uma falta com barreira, se é que entendem minha metáfora grotesca. De qualquer forma, Santo Expedito já está a par das minhas solicitações e, tenho fé, providenciará a solução imediata delas.
Tudo isso por causa de um sonho de infância: pôr os dentes em seus devidos lugares. Não deixa de ser uma vaidade estética, admito, mas, como comentei com a Mary em conversa pelo MSN, antes os dentes, do que colocar silicone na bunda, como alguns homens já andaram fazendo por aí. Pensando por esse lado, até que essa dorzinha que sinto nem é tão inóspita assim...

11 comentários:

  1. Me vi nas entrelinhas. E próxima semana estarei fazendo o mesmo que você e por incrível que pareça com os mesmos medos, exceto o de não poder assoviar... hehehehhe... A minha questão nem é tão estética, logicamente que irá ter benefícios neste quesito, mas eu estou com desgaste ósseo na mandíbula porque a minha mordida está errada, esse é o principal ponto que irá me fazer colocar os tais ferros na boca. Vamos compartilhar experiências. hehehehe...

    Beijão, moço!

    ResponderExcluir
  2. gosteii do texto, aproveitei fazer uma visita :)

    beiijo.

    ResponderExcluir
  3. que momento...
    quero saber se tá falando igual a Glória Maria!!! hehehehhe

    beijos beijos

    ResponderExcluir
  4. Antonio, como vc consegue escrever tuuuuuudo isso com toda essa dor?!
    só vc mesmo!!
    Eu jamais conseguiria pensar!
    Não consigo imaginar a dor que é colocar aparelhos dentários, todos sempre falam que é insuportável... pelo menos eu fico aqui, lendo seu desabafo e compartilhando com vc deste mal! ;D

    Beijão querido, e boa sorte ae!
    Ahhh.. arruma alguém pra treinar o beijo, acho que essa parte vai ser a mais interessante! hahahaha

    ResponderExcluir
  5. Vc consegue fazer um texto maravilhoso contando um simples fato de colocar um aparelho!! Poxa, estou boquiaberta!!!por falar em boquiaberta, algo contra os beiçudos? hunpf! hahaha
    bjão!!! e melhoras pra tua dor aí...

    ResponderExcluir
  6. HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA
    Ri muito!

    Antônio, sei exatamente do que vc está falando! Já usei durante longos 3 anos da minha vida!
    E sabe qual é o mais engraçado? O que hoje te traz tanta dor, quando você tira sente falta.
    Daqui a pouco se acostuma! =)
    Sorte nossa que hoje aparelho é uma questão de estética, diria até da moda.
    Não é mais citado como coisas de Nerd. Hahaha
    Quando aperta ás vezes é necessário um pouco de remédio mesmo para aguentar a dor de cabeça.
    Mas passa, e quando tudo passar pensa bem você recebe milhares de elogios pelo sorriso, e quando colocar foto com seus dentes sem metais então, a galera vai ao delirio! Hahaha
    Beijoss querido!

    ResponderExcluir
  7. Mano, to na mesma situação que a sua. Coloquei aparelho, inclusive um que fica no céu-da-boca e é HORRÍVEL. Mas já me acostumei...e há males que com certeza vem pra bens...

    Cara, mto engraçado seu texto e vc escreve bem demais. Tudo flui de maneira mto agradável! Parabéns pra ti! Inté.

    ResponderExcluir
  8. NOooooooooossa hein Antônio obrigado por me acalmar !!!

    Vou colocar aparelho no dia 24 e ainda tenho que arrancar meus 4 sisos, entendeu ?! 4 !!!!

    Aí vc vem e descreve a coisa pior do que eu imaginava .Não sei se vc já teve a experiência de ter que dormir toda noite com o aparelho móvel ...eu sim !!! E é muitoooooo ruim, parece q vc tá com um ovo na boca, quebrando todas as raízes do dente, fora que nos primeiros dias vc dorme com ele e acorda com o aparlho embaixo da cama !!!

    Negócio de doido !!

    Mas melhoras pra ti ....e reza por mim, pra que eu não sofra tanto ...

    Ah eu tb sei assoviar, só que minha mãe não gosta pq fala que isso não é coisa de mocinha !!!

    Ô Machismo !

    Bjkos

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Ainda bem que eu não tive que usar aparelho e passar pelos desconfortos que ele geralmente proporciona.
    Mas sei que é suportável, afinal, você está ai aguentando...
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  11. Antônio, ontem eu vi um homem com um bundão na redenção e lembrei do teu comentário na hora!!!!
    hahahahahahahaha...
    Tu vai ficar tão mais lindinho logo logo que beijar na boca vai ser até cansativo! :D
    Beijo, guri!
    Juízo...

    ResponderExcluir

<< >>