O Saudosista (7)

"A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso. Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade. Você vai para colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?"

(Charles Chaplin)


Após uma grande mobilização via Orkut, vários scraps e muita especulação, finalmente conseguimos reunir alguns colegas da turma do terceiro ano do Ensino Médio, cuja formatura ocorreu em 2002. Seis anos depois, voltamos a esboçar aquela galera que marcou a vida de todos para sempre.
A cada um que chegava, meu sorriso alargava-se, tamanha a felicidade em rever os amigos, saber das novidades e relembrar o quão divertidos eram os acontecimentos dentro da sala de aula. Uma já é mamãe, outra está grávida. Há os casados, os noivos e os ainda solteiros. Várias modificações, alguns inclusive já estão formados na faculdade, mas conservam o mesmo ar adolescente que nos fez sentir saudades e marcar o reencontro.
Aquele ano foi totalmente atípico na minha vida escolar. Eu, que outrora fora aluno exemplar, sem ficar em recuperação um ano sequer, fui à desforra no último ano. Matei 50% das aulas, não estudei nada, me rebelei geral e acabei ficando em cinco matérias. Graças, então, à Nossa Senhora da Recuperação, passei de ano e terminou tudo bem.
Mas, se do ponto-de-vista escolar as coisas não andaram nos trilhos, por outro lado a turma era tudo de bom. Lembro bem de muitos episódios marcantes, como as interséries que vencemos no futsal, as aulas de Física nada produtivas, o tempo que passei na turma do fundão, entre tantas recordações.
Certa feita, liderei um boicote contra vários professores, onde a turma toda permanecia sem dizer uma palavra enquanto o professor dava aula, em protesto à tirania e às críticas que recebemos deles. Foram apenas alguns docentes que, por sinal, adoraram aquela calmaria toda na turma, fazendo com que nosso tiro saísse pela culatra.
Entre as tantas conversas que tivemos na sexta, uma colega ressaltou o quanto enxerga hoje que deveria ter dado mais valor àquele tempo, já que percebeu a falta que vários conteúdos fizeram mais tarde. De fato, se eu tivesse estudado pra valer, com a cabeça que tenho hoje, estaria tranqüilamente numa universidade federal, pois inteligência não me faltava. Entretanto, encaro tudo como um grande aprendizado e vejo que o ápice da minha adolescência foi ali.
No meio de tanta irresponsabilidade, enfrentei todos os fantasmas que um jovem pode encontrar em seu caminho e superei um por um, para hoje ser exatamente o Antônio que eu sou. Agora, que deu uma bruta saudade daquele tempo de vadiagem e vida mansa, bah, isso deu mesmo.
O que fica é a felicidade de ter reencontrado colegas e de perceber que, mesmo depois de seis anos, a Turma 330 ainda é importante para outras pessoas além de mim. Quando vi a galera reunida, animada e escolhendo os sabores das pizzas para a janta, concluí que todo o esforço em reunir o pessoal valeu a pena.

15 comentários:

  1. AMOOOooo momentos saudosistas como esses!!!! É sempre bom revermos pessoas que nos trazem boas lembranças e lembrar dos tempos do colégio... tempos que o tempo leva e não nos traz de novo (bem que eu queria)

    Queria tbm ter aproveitado mais...
    Bjus e abraços

    ResponderExcluir
  2. Daqui pouco tempo será minha vez de reunir a turma do terceiro ano...

    Me arrepio só de pensar!

    Abraço, maninho eterno adolescente!

    ResponderExcluir
  3. aaaaaaai! Uma das melhores coisas da vida esses reencontros.. tantas lembranças boas...

    A minha turma do médio de reúne ainda todo ano. Desde 2002. Sempre faltam uns e outros. Mas a mioria sempre está presente..\o/

    Postei minhas oito coisas. :)

    cheeiro. ;*

    ResponderExcluir
  4. Ah, que momento maravilhoso, Antonio.. eu tenho tanta saudade da minha turminha.. preciso achar um tempinho e reuni-los tbm!
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Poxa, galera do Segundo Grau é sagrada mesmo.
    Muitas histórias que rendem essa época, impressionante né.
    Mas você Antônio, logo você, não imaginaria ser da turma do fundão. Hehehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. saudades do meu 3° ano, e to quase me formando em uma facul e ja me da saudades do povo, aff saudades é o q mais sentimos nessa vida...e sempre achamos q nao fizemos algo direito, mas tenho certesa q aos 90 anos beirando a morte estaremos felizes com as escolhes bem mau feitas de nossas vidas... dhasuihdasuidsa

    beijao

    ResponderExcluir
  7. QUe saudosismo bom, igual ao meu... heheheheh... O meu primeiro encontro depois do término do Ensino Médio vai acontecer esse ano, quase 8 anos depois, e colocarei lá no meu blog também, viu???
    Beijão, Antônio!!!

    ResponderExcluir
  8. q coincidência! minha turma do 3º ano está marcando uma aula da saudade kkkkkk
    pra matar a saudade.

    ah e sobre seu comentário lá... sinto informar, bein... mas num tem lado bom não. pq ATOLOU OS 2 PNEUS DA FRENTE. KKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  9. Poxa! Não gosto de ler quando falam do terceiro ano... O meu foi bem conturbado pois, me mudei e passei os seis primeiros meses num estado diferente e em uma cidade onde não conhecia ninguém. Os outros seis meses, quando voltei, mal ia para o colégio, por inúmeros motivos e nem pude ir pra minha formatura pois estava no hospital... Fico triste quando lembro disso, pois TODOS falam que o terceiro ano foi o melhor de suas vidas... O bom é que, de vez em quando eu e minhas amigas marcamos de almoçar no MC que fica perto de onde estudávamos, e sempre acabamos passando a tarde inteira lá... É engraçado ver que cada uma seguiu sua vida, caminhos tão diferentes...
    Mas, não há nada melhor que juntar a galera, né? Que bom que o encontro foi maravilhoso!!!!

    Beijão pra tu

    ResponderExcluir
  10. Eu também reencontrei meus amigos de época de escola ano passado, depois de 5 anos. E esse ano queremos repetir a dose.
    O bom é que aparece gente que a gente nem lembrava mais e as que nem imaginamos que realmente iriam.
    E, aproveitando, tem indicação para você lá no blog.
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  11. brother que show...
    vcs conseguiram se reencotrar!

    ps. acho que o saudosismo é bom...

    abçs

    ResponderExcluir
  12. ô antônio....
    sei bem o que é isso...
    eu vivo reunindo com a turma que formou comigo no colégio.. Deus do céu... Aquela tb foi a melhor época da minha vda... O mais engraçado é que todas as vezes a gente sempre relembra os mesmo fatos e continua achando-os engraçados...
    beijos!!!

    ResponderExcluir
  13. Adoro esses reencontros, são muito bons. Principalmente porque são anos de fofoca atrasada.

    Bjo

    ResponderExcluir
  14. gostei das fotos no orkut. legal ver a família, legal ver a pilcha. mas me diverti mesmo com série para assustar criancinhas, hehe!
    beijo.

    ResponderExcluir
  15. Pura nostalgia esse post heein!;D

    Eu passei por algo semelhante no meu colegial, meio que dei uma relaxada no terceiro ano.. mas não me arrependo tb não!
    Foram os melhores anos da vida minha vida, com as pessoas certas, fazendo as coisas certas!

    Muito boom reunir todo mundo e saber que nem td mudou neh..q amizade continua!!

    Belas lembranças!

    beijo Antônio

    ResponderExcluir

<< >>