São Chico, terra boa!

Dois de abril é um dia mais do que especial na minha vida. Primeiro, porque me remete a lembranças bastante vivas dentro do meu coração e trazem ao meu pensamento dias que vivi (e sei que ainda viverei) de maneira inconfundível e agradável. Aliás, tenho ótima memória para qualquer tipo de data, seja qual for o acontecimento, o que contribui para que um dia especial perdure em meus pensamentos.
Entretanto, o que torna o dia de hoje ainda mais digno de reverências é o aniversário de São Francisco de Paula, a cidade mais bonita do Rio Grande do Sul, na modesta opinião deste que vos escreve. São Chico, como é chamada pelos seus filhos, completa hoje 105 anos de história, de beleza única e marca inconfundível de querência dos mais autênticos serranos.
O amor que meu coração nutre por essa cidade não tem medidas. Não há um só dia da minha vida em que eu não lembre da paisagem serrana, de todos os bons momentos que lá passei e daqueles que ainda virão. Não é preciso conviver comigo muito tempo para perceber que São Chico é um dos meus maiores amores.
A título de curiosidade, não sou serrano de nascença, e sim por opção. Nasci em Novo Hamburgo, mas desde muito pequeno sempre gostei de sentir no rosto a brisa constante que bate nos campos de cima da Serra Gaúcha, do clima hospitaleiro e familiar que as pessoas proporcionam e, naturalmente, da lida campeira, característica comum entre os habitantes de lá, muitos deles integrantes da minha família, diga-se de passagem.
Como sempre digo com afirmação incontestável, sei que um dia fixarei minha residência em São Chico e lá viverei os dias mais felizes de minha vida. Cada vez que fecho os olhos, lembro do canto das carucacas, primeiro som que sempre ouço quando desembarco do ônibus na rodoviária. Recordo a paisagem bucólica das araucárias, as ruas pacatas e, mais adiante, uma tropa de bois pastando campo afora, ou a cargo do reponte de algum campeiro indo levar sal ao gado.
Pra quem é campeiro, serrano e pachola de coração como eu sou, nada retrata melhor o sentimento de fazer parte dessa história do que a música dos Irmãos Bertussi, São Francisco é Terra Boa, canção esta que me comove profundamente cada vez que a ouço. Apesar de não ser dia da música da semana, segue a letra abaixo e recomendo que, mesmo quem não mora no Rio Grande do Sul, tente escutá-la, para experimentar pelo menos uma pequena parte da sensação que dá recordar o pago bendito.
Parabéns, São Francisco de Paula, terra boa, abençoada e paraíso do pampa serrano. Aqui presta homenagem um filho adotivo que te ama e conta os dias para pisar teu solo sagrado novamente.

São Francisco é Terra Boa – (Honeyde Bertussi - Adelar Bertussi)

Com licença meus amigos, vou falar da minha terra
Vou contar de São Francisco dos campos de cima da serra
Eu sou filho daqueles pagos terra boa e sem luxo
É o coração serrano no Rio Grande o mais gaúcho

São Francisco é terra boa gente forte e hospitaleira
Todo serrano é pachola e a serrana é faceira
Muito gado na coxilha no bolso muito dinheiro
Prá cantar de improviso serrano não tem parceiro

São Francisco é um município entre os maiores do estado
E a sua maior riqueza é a criação do gado
Canhadas de campo aberto coxilhas a campo fora
Onde canta o quero-quero e onde o minuano chora

Quando chega fim de setembro, na saída do verão
O serrano então demonstra de gaúcho a tradição
Montando no seu cavalo ou nas lidas de galpão
Da ilhapa até a presilha o serrano é campeão

Quando estou longe dos pagos a saudade é de matar
Eu me sinto acabrunhado com vontade de voltar
O serrano é um homem triste vivendo em outra terra

O serrano só morre feliz morrendo em cima da serra

11 comentários:

  1. Existem algumas datas que são indescritíveis tamanha a grandeza de sentimentos e lembraças que nos remetem mesmo. Mas elas se tornam até melhores quando se tem a certeza de que poderemos vivê-las ainda com mais intensidade, por isso tenho certeza que essa tua data é muito especial mesmo! ;)

    Ah, e não sabia ou não lembrava que hoje era aniversário de São Chico, mas compartilho com a tua homenagem. Pois se existe uma cidade que me conquistou por sua maneira acolhedora de receber os visitantes e por sua beleza, essa cidade é São Chico. =]

    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns São Chico!!

    também guardo um amor imenso, daqueles serenos, pela Serra. A família da minha mãe tem raízes em Garibaldi. Esta cidade tem um gosto especial pra mim, um gosto de pinhão, de lareira, de polenta com queijo, um gosto de infância, de roxo no joelho. Um gosto de saudade, do que foi e do que ainda vai ser. Coisa boa não ser a única!
    beijos beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu não conheço o Rio Grande do Sul, mas a cultura daí me encanta. É uma coisa que não se perdeu no tempo e que ainda tem muito valor para dar continuidade ao crescimento da região.
    Fiquei imaginando lugar que você descreveu, apesar de não gostar muito do "campo", eu senti a brisa que você descreveu!
    Parabééns para São Chico!!!

    ResponderExcluir
  4. carucacas... vou procurar no google uma foto disso aí.

    mas daria um belo de um palavrão...

    vai tomar no carucaca ou vai pra carucaca que te pariu


    *

    como tô besta hoje

    ResponderExcluir
  5. Credo, carucacas mais parece aquele tipo de coisa que a gente fala quando bate o dedo mindinho em alguma coisa...

    Essa m�sica � bem a tua cara, "triste longe da sua terra" etc.

    Contanto que depois que for pra l� voltar sempre que puder, eu fico feliz por ti.

    Abra�o!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com a tua descrição. Cidade linda e clima que eu adoroooo... Uma noite em São Chico reagada a vinho e com uma lareira esquentando as bochechas, não tem preço!!!
    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu sou a mãe da Gabi, a da família com raízes, tronco, folhas, flores e frutos em Garibaldi. Nasci em Porto Alegre por engano - e também em data errada.

    Falando em datas, sou horrível com elas, então não tenho a mínima idéia de quando é o aniversário da minha querida Garibaldi, minha Garibaldi dos pinheiros, das ruas impossíveis de subir, do cheirinho do fogão a lenha, da polenta quentinha, dos parreirais. E do vinho! É prá lá que eu vou.

    Abençoados somos nós, que temos dois lares.

    ResponderExcluir
  8. Não sei se vc está se referindo a tempos de infância nessa cidade, mas acredito onde passamos essa fase, é sempre um lugar que marca demais.

    Muito bom saber que o disponibilidade é um lugar legal de se visitar! Hehehe
    Fico feliz com suas visitas e comentários, rapaz!
    Quanto a mudança de título você praticamente advinhou o futuro do meu Bloguinho. Hahaha
    Percebo a mudança nos seu favoritos agora pelo nome do Blogueiro.

    Torcer torcer eu torço pelo Brasil, mas meu time é o Vasco - Sabendo de todas as derrotas, toda a inveja que o Vasco tem pelo Flamengo, mesmo assim ainda é o time que vale a pena "ser".
    Vibro com jogos do Brasil, fora isso não ligo muito.

    Beijosss!

    ResponderExcluir
  9. não conheço esse lugar

    mas pelo que você falou, deu vontade de ir pra lá agora kkkkkkkk

    =*

    ResponderExcluir
  10. É amor pela cidade mesmo.
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  11. Que linda homenagem fazes a nossa querida São Chico! Como tu, eu também sou filha adotiva desses pagos lindos, pois como sabes sou filha de Bom Jesus, mas vim para cá com 12 anos e me sinto filha desses pagos maravilhosos! Meus filhos nasceram aqui, teu avô é filho daqui também, portanto somos todos "filhos" dessa terra maravilhosa. Parabéns querida cidade de São Francisco de Paula e parabéns a ti, meu neto, por esse dom que tens com as letras. Um beijão.

    ResponderExcluir

<< >>