Vovós tatuadas

A terceira idade está fadada à extinção. Dentro de cinqüenta anos, não veremos mais vovós tricotando meias de lã, fazendo pão caseiro e cuidando carinhosamente dos netinhos. Até lá, essa geração amorosa e oriunda de tempos antigos, dos quais fazem parte nossos avós e pais, já terá partido para junto de Deus, levando consigo características que os novos vovôs e vovós não conservarão.
Falo da minha geração, o pessoal que nasceu no final da década de 70, durante a de 80 e até meados da década de 90. Apesar de convivermos com nossos carinhosos e fraternos velhinhos do coração, duvido muito que consigamos repetir a maestria com a qual eles nos tratam. Não que sejamos incompetentes, ou insensíveis, mas acontece que nosso ritmo está tão acelerado, que me custa acreditar que o tempo nos faça parar para cuidar de netinhos.
Pensem em todas essas gurias que fizeram tatuagens pelo corpo, ou puseram algum piercing. Podem me chamar de conservador, pois eu sou mesmo. Respeito quem faz, não vejo problema, cada um cuida do seu corpo, mas será cômico ver as figurinhas enrugadas que as vovós modernas terão. Quando penso nisso, me vêm logo à mente aqueles pedaços de carne dos açougues, marcados com um carimbo azul-marinho. É o que penso que acontecerá com as moderníssimas tatuagens da atualidade.
Que respeito terá um neto por seu avô com as orelhas todas furadas? Hoje, quando pergunto a meu avô porque ele tem uma cicatriz no dedo, ele diz que se cortou construindo um galinheiro, ou pregando qualquer tábua, sei lá. No futuro, teremos que contar que furamos o nariz por vaidade, para estar na moda.
E as histórias dos bons tempos, quais serão? Minhas avós contam dos bailes em que dançavam a noite inteira com meus avôs, podendo, no máximo, pegar na mãozinha, ou dar um beijo escondido. No futuro?

- Vó, como foi que tu e o vô se conheceram?
- Não sei. Eu estava bêbada e já tinha ficado com três antes dele. Só lembro quando ele me segurou pelos cabelos para eu vomitar.

No tempo do pai do meu pai, Nelson Gonçalves fazia sucesso com suas serestas, canções de boêmio e letras românticas. Ou então, os bailes de candieiro, tocados até o dia clarear por um na gaita, outro no violão, sem qualquer aparato eletrônico. Nas raves, muitas músicas sequer possuem letra, e nossos netos custarão a acreditar que alcançávamos a velocidade cinco do Créu, pois certamente os joelhos e quadris já não mais serão tão ágeis...
"Bodas de ouro", em 2058, será uma expressão tão atual quanto "por quem me toma", ou "homessa". Do jeito que andam os relacionamentos, e pelo fato de o pessoal casar cada vez mais tarde, passar meio século ao lado da mesma pessoa será digno de canonização.
Enfim, poderia citar aqui dezenas de exemplos que diferem as gerações e me levam a crer que os bailes da terceira idade serão substituídos pelas raves da terceira idade. Generalizei nos exemplos, eu sei, antes que me digam, que há várias exceções. Porém, temos de convir que os tempos mudaram muito, e fico curioso em saber se os avôs do futuro ainda ostentarão seus bigodes, ou serão velhotes metrossexuais e polígamos.

29 comentários:

  1. se eu chegar a terceira idade, serei uma vovó tatuada.

    mas enquanto não alcanço a terceira idade (poxa, nem fiz vinte anos) coleciono quatro tatuagens, muito bonitinhas, por sinal.

    garanto que, se um dia, você ver minhas tattoos, nem se lembrará de carne de açougue nenhum... :-P


    abçs*

    ResponderExcluir
  2. Acho que serão velhotes metrossexuais e polígamos!
    E eu serei uma vó tatuada com um furo no umbigo!! rs
    Mas, como dizem.. é a globalização! os tempos mudam, e os hábitos também!
    Não sei se isso será bom ou ruim, então, vamos esperar para ver o que acontece!!! ;D

    beeijo

    ResponderExcluir
  3. Eu serei uma vovó "normal", pois odeio agulhas, então tatuagens e piercing estão totalmente fora dos meus planos. =]

    Além disso, tenho um lado mãezona, acho que serei uma vovó bem coruja, assim como as nossas foram.

    Mas ainda não quero pensar em ser vovó, deixa isso pro futuro! hehe.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. mazáááá que momento!
    acredita que acabei de postar sobre tatuagens? as minhas, que num futuro não lá muito distante (to com 27, carinha de 18, corpinho de 36) serão cópias de carimbos de frigoríficos. Quem dera minha bunda fosse um file! Melhor, um coxão duro, daqueles indespencáveis!!

    Tava relapsa e sumida, tanto na postagem como nas leituras dos delírios alheios, admito. É que deu um surto de descriatividade que preferi desaparecer. Dei plantão lá na frente do Olímpico, com o cartazinho "me levem, ets!!" mas não deu muito certo... aliás eles deveriam fazer a gentileza de levar o Pelaipe e o Celso Roth. Mas isso já é uma questão muito pessoas e como diria a Mary, "cada um na sua"...

    Respeito às diferenças a parte, concordo contigo. O mundo anda assim meio perdido e o que temos ou tivemos tá tão em extinção quanto o mico leão dourado e a nota de cem reais. Também fiquei chapada com aquele trecho da Rosa Montero. É bem isso que tu disse: tem horas que a coisa vai dum jeito que nem a gente acredita. O texto das tattoos foi assim.

    E quanto ao email do tiozinho inglês, to procurando!! uma "boquinha" daquelas vem bem!

    beijos beijos

    ResponderExcluir
  5. Antonio, os tempos sempre mudam. Posso até imaginar o que o avô do meu bisavô dizia da geração do neto dele... Evolução com tatuagem ou sem tatuagem, tanto faz, mas com netos sempre!!!
    beijo.

    ResponderExcluir
  6. Ih Antônio, vc exagerou messssmo né...Acho que a maioria dos avós do nosso tempos serão avós normais...Claro que os ficar fazendo tricô e essas coisas já era pq as pessoas trabalham até 60 e poucos anos, e antigamente as mulheres não trabalhavam...
    Mas enfim, acho que a minoria é assim desse tipo que vc relatou (bêbadas vomitando e beijando 3 numa festa). Posso estar enganada, mas isso vem de educação, caráter, personalidade, essas coisas...E não são todas as pessoas que são assim, como te disse, acho que a minoria, ou quem sabe 50%...
    Com o passar dos anos as pessoas vão se "acalmando" e quando ficarem avós vão dar carinho e apertar as buchechas do mesmo jeito que nossos avós nos apertaram, essas coisas não mudam...
    E tatuagem? Não tenho nenhuma, mas já pensei muito em fazer, só tive medo de me arrepender, medo da dor e tal...aí não fiz...
    Mas e aí, vc sugere algum desenho? huahauhau
    Bom final de semana, quando tiver tempo te chamo no msn pra gente "prosiar"...
    bjinho

    ResponderExcluir
  7. Nunca parei pra pensar nessas coisas, exceto o assunto da tatuagem, e realmente, como seremos como avós?
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  8. Eu serei avó sem "carimbo" e Furos, apesar de já ter tido muita vontade de fazer uma tatoo, mas quando pensei que é uma marca para vida toda, o medo bateu.
    Mas o mundo está mudando!

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  9. Boom.. depois de todo aquele comentário ofendido no meu blog eu precisava mesmo vir aqui dar meu pitaco também.. rs
    Enfim, você terminou o post dizendo que sabe que toda regra tem sua exceção. Se um dia eu chegar mesmo a ser avó, vou cuidar dos netinhos, vou fazer tricô, vou fazer biscoitos com chá à tarde, mas é pq eu sempre fui uma pessoa mais calma, mais caseira e mais envolvida com a família. E sem piercings nem tatuagem.. rs Quem disser que segurou meus cabelos pra que eu vomitasse na balada definitivamente é um mentiroso de marca maior.
    Mas Murphy também existe, e já que dificilmente homens comentam no meu blog, justo hoje que eu resolvi postar metendo o pau no sexo oposto, me aparece você lá. Ok, apesar de eu não ter deixado explícito concordo plenamente que toda regra tem sua exceção, e eu não duvido nada que você seja uma delas. Ainda mais morando no sul, talvez seus hábitos e costumes sejam diferentes dos paulistas, mas eu torno a dizer que isso acontece muito mesmo por aqui.
    Pra finalizar, li seu perfil e fiquei curiosa com as fotos do orkut... rsrs..
    Beijos, obrigada pelo comentário, obrigada mais ainda por ter metido o pau, é legal receber comentários que não sejam "legal, passa lá no meu blog" e sugiro que você se confesse e deixe de ser tão pão duro... um pouquinho tudo bem, mas muito também não dá... haha..

    ResponderExcluir
  10. Então, eu já cheguei à conclusão de que orkut é uma ferramenta que definitivamente influencia bastante em alguns problemas da vida, então agora eu só tenho um fake pra dar uma olhada na vida alheia de vez em quando, e fiquei de todo jeito sem ver as suas fotos bloqueadas. Enfim, sem problemas, tinha um scrap lá com foto sua, e aquela comunidade da perfeição tbm não me passou despercebida.. quanta modéstia.. rs Homens também são bem vindos no meu blog, qdo quiser é só voltar lá e "meter o pau" na boa.. rs Mas é que o mundo dos blogs deve ser mais feminino mesmo..

    ResponderExcluir
  11. Oi, Antonio
    Muito prazer! Adorei seu Blog. Quanto aos avos do futuro...Nao precisamos ir muito longe. Vejo que minha mae, prestes a fazer 60 anos(e a quem pretendo dar um neto no maximo daqui a dois anos), nao se parece em nada com a minha avo quando tinha a mesma idade. Minha mae nao usa vestidinhos de-andar-em-casa e pantufas. Na verdade, ela ainda trabalha e pouco para em casa.Tudo bem, ela usa oculos(inevitavel).Minha mae ja sera uma avo muito diferente da minha.E devo te confessar que eu curto muito essa ideia!!Beijos

    ResponderExcluir
  12. sei que tu não precisa de nenhuma marca desenhada no corpo pra me entender! mas se tu quiser, faço uma de canetinha!!!
    =D
    beijos beijos

    ResponderExcluir
  13. Ai meeeeeu!
    Eu tenho 3 piercings, e vou fazer tatoo segunda-feira!
    Hauahuahauahuahauahauahau

    Serei uma velhinha modernona!!!

    Beeeeeeeeejo queridooo


    Michele
    magricelanapanela.zip.net

    ResponderExcluir
  14. Antônioooo
    Sou parecida com você, também tenho traços tradicionais, mas procuro equilibrar para não exceder.
    Por isso concordo com seu texto, mas entendo que existe já entre pais e filhos um conflito de gerações. Vejo isso aqui em casa.
    Daqui há alguns anos será muito mais forte esse traço, daí haja compreensão.
    É difícil conciliar o movimento da sociedade, o amor pela família, e uma criação digna em um só tempo.
    Mas é possível! Entender o que acontece no mundo, e nas famílias hoje, já é um passo importante. Não precisa ser Sociologo.
    Sua postagem de hoje já da abertura para isso.
    Gostei!
    Beijosss querido!

    ResponderExcluir
  15. hahahahahaahah boa!
    eu faria "olhos abertos, o longe é perto, o que vale é o sonho" ou então "churrasco, bom chimarrão, fandango, trago e mulher", vai depender do estado de espírito
    o bom das tatuagens de canetinha é isso!

    =D

    ResponderExcluir
  16. Aaaaaaaaaaa, peraê, né. Não vamos ser tão radicais. Primeiro que com a tecnologia e cosmeticos avançadissimos, a pele das vovós não ficará enrugada e portanto a tatuagem irá se manter quase intacta. Segundo que as gerações depois de nós também estão mudando e portanto, nossos netos entenderão as mudanças que aconteceram e mais, estarão vivendo elas, talvez até nos achem caretas.

    Bjo

    ResponderExcluir
  17. Branqueloo ciumeeeeeeeento
    \o/\o/
    uahuahuahauah

    não tenho tatoo, nao pretendo ter e acho que nao estarei viva para ver meus netos (a não ser que eu tenha filho logo e meu filho - será menino - engravide a namorada qnd tiver uns 12 anos!)
    huhuhuuh

    ;********

    ResponderExcluir
  18. Assim como nossos avós não seguiram o estilo dos avós deles e coisa e tal. Parece ter uma similaridade maior, é claro, e tem mesmo, mas acho que os avós do futuro vão continuar com a mesma sensação de serem avós, logo vão continuar com um comportamento padrão de avô, o carinho, a superproteção... E continuarão sendo "ultrapassados", anyway.

    Agora, uma coisa que eu sempre odeio quando vão argumentar comigo em relação às minhas tatuagens: "e quando tu ficar velha?"
    Ora, mas veja só! Quando eu ficar velha, toda enrugada, não é pelo menos divertidinho o fato de eu ter pelo menos minha pele de maracujá colorida em algumas partes? Qual diferença faz, sinceramente? O.o

    E outra, acho que ninguém vai ser tão sincero aos netos, ou filhos, pra falar que conheceu o maridão como o quarto da noite! huahuahuahuahua pelo menos eu espero que assim façam! pelo menos para instruir a criatura em desenvolvimento de algum valor ou princípio né minha gente! hahaha

    :*

    ResponderExcluir
  19. Tu é um que tenho certeza que será um vovô das antigas. E acho que tu acha o mesmo de ti mesmo, não?

    Enfim, serão divertidas as histórias de como eles se conhecerem mesmo...

    Abraço, mano velho!

    ResponderExcluir
  20. Antônio...
    Os tempos mudam desde que o mundo é mundo! E as coisas já não eram iguais nos tempos de bisavôs, tataravôs e etc.
    As mudanças não vão fazer com que os sentimentos como o amor e a ternura dos avós diminua jamais. A menos que essa gente da tua geração (da qual eu faço parte pela descrição aí) não valorize esses sentimentos hoje.
    Bom, daí nem terão filhos, nem netos!
    Tem presente pra tu no meu blog!
    Beijos, querido!
    ;)

    ResponderExcluir
  21. kkkk meeeeeu, como é que tu consegue pensar nessas coisas, hein? Eu nunca tinha pensado nisso.

    Bom, mas minha avó, apesar dos quase 80 anos, é beem moderninha.
    Ao contrário das outras mulheres nascidas em fazendas do interior do nordeste, no século passado, a minha vó só teve uma filha (nada de ter 3494539593 filhos pra ajudar na roça) kkkkkk.
    e a minha avó é tão moderna que vai no shopping e nas lojas e compra roupas pra mim, e eu gosto mais das roupas que ela compra pra mim do que as que eu mesma compro kkkkkkk ela sabe tudo de moda!
    ah, e ela e meu avô só se viram 3 vezes antes de casar.

    A primeira vez ficaram, a segunda ele pediu ela em namoro e na terceira vez já pediu em casamento e colocou a alianã na mão dela kkkkkkkkkkk

    =*

    ResponderExcluir
  22. qndo penso em fazer uma tatoo logo penso q eu vou ficar velha e tals e minhas tatoos vao ficar amassadas, dhasuhdauishduiashuid
    eh os vovos vao ser extintos e me da vontade de chorar ja so de pensar que daqui um pouco os meus vovos serao apenas fosseis.. =~~~

    bjaooooo

    estou sumida logo retorno a ativa

    ResponderExcluir
  23. vc foi abduzido novamente?

    ah... talvez você compareceu a um torneio de canastra e decidiu não retornar.


    bjo*

    ResponderExcluir
  24. Não haverá mais vovôs e vovós de cabelos grisalhos, nem almoço caseiro de domingo. Há exeções, claro. Espero eu ser uma delas, pois ainda fantasio com esse mundo bom: filhos e netos, risadas, mesa cheia num domingo ao meio dia...

    ResponderExcluir
  25. Putz, a comparação com carne de açougue marcada foi muito boa!
    Não garanto que serei uma vovó típica, mas pelo menos não serei toda tatuada nem furada e farei biscoitinhos pros meus netos.
    Se bem que minha bisavó já era tatuada, com as iniciais do nome do marido no pulso (parece mais marcador de propriedade, mas enfim, não deixa de ser tatuagem).
    Uii, Antônio, que coisa mais nojenta a parte de segurar pelos cabelos para vomitar. Hahaha! Meus netos com certeza não ouvirão isso a meu respeito. Um pouco de decência e bom senso faz bem e está em falta.
    As coisas mudam muito e rápido demais, mas poligamia não dá, né?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  26. Acredita que eu estava falando com meu namorado disso ontem? Ainda tirei um sarrinho dizendo que ele vai ficar velho pelancundo e com tatoo...kkkKKK.

    Nd contra mas acho meio estranho

    Bjus

    ResponderExcluir
  27. tem um presentinho pra ti lá no blog ;)

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

<< >>