A Jaqueta

Chegou o tempo de rever velhos companheiros. Como parece que o tal de frio veio para ficar mesmo, abandonei os casacos finos e apelei para a tropa de choque do inverno, roupas quentinhas que me consolam nos dias de martírio glacial. Entre elas, uma jaqueta preta, velhinha, porém infalível.
Não lembro quantos anos eu tinha quando a ganhei. O que recordo é que a odiei de pronto, torci o nariz, desprezei-a indubitavelmente. A pobre ficou jogada num canto do roupeiro durante alguns meses, até que um dia foi a única que restou à minha frente. Quando a vesti, nasceu uma história de amor que está prestes a completar bodas de estanho.
Quem não tem suas roupas prediletas? Aquelas que sabemos que nos vestem bem a qualquer hora, em qualquer lugar, sem precisar de ajuste. É cair no corpo e pimba, tá morta a cobra. E, normalmente, são as mais surradas que nos passam essa impressão, pelo menos no meu caso. Cada vez que minha mãe separava algumas peças para doação era uma celeuma medonha, eu chorando abraçado às minhas camisetinhas do coração (se eu dissesse "camisinhas" ficaria estranho), com um nó na garganta em ter de me desfazer de parceiras tão fiéis.
Até hoje é assim, com a diferença que agora sou eu que analiso o estoque e seleciono as que serão destinadas aos necessitados. Normalmente, quem dança são peças que quase nem foram usadas, ainda conservando a aparência de novas.
Não será este o destino de minha querida jaqueta preta. Além dela, só há outra calça que atingiu esse status de "our concour" dentro do roupeiro, outra que também já me acompanha há vários quilômetros. Essa simbiose que há entre nós não será derrubada por chuva, vento, geada ou qualquer rasguinho que tenha a audácia de denegrir minha aparência.
Sei que é chegado o momento de comprar outra jaqueta, o que, não nego, me aborrece. Terei de fazer, mas sob protesto. Não me surpreendo, inclusive, se a novata ficar algumas semanas de castigo, jogada num canto qualquer do roupeiro. Há uma hierarquia que precisa ser respeitada. Quem sabe, daqui a algum tempo, possa haver um envolvimento maior que a torne mais relevante. Nada, contudo, que chegue aos pés do patamar que alcançou minha velha e confortável jaqueta preta...

11 comentários:

  1. Ah! Deixa de drama, Antônio!
    A maioria gosta de roupas novas e, quem sabe, não nasce uma nova história de amor entre você e a nova jaqueta?

    ResponderExcluir
  2. Engraçado... aprendi a não ter apego as coisas matérias e realmente não tenho... Quando quebrou o meu "disckman" (acho que escreve assim), pensei que já era a hora dele... Mas tenho que confessar que também tenho um certo chamego com algumas roupas... Até hoje sofro por algo que fiz. Tinha algumas calças lindas, mas eu tinha engordado um pouco(?) e elas não cabiam mais em mim, mas ainda passei um tempão com elas no guarda-roupas pensando que logo as poderia usar de novo... Mas o tempo passou, elas não entravam de jeito nenhum e as dei... Um mÊs depois perdi não sei quantos quilos e elas ficariam ótimas!!! Fiquei super triste, pois, apesar de velhinhas, elas eram tãooooo queridas... Penso nelas toda vez que abro o guarda-roupas... aí aí...

    Um beijão pra tu, visse?

    ResponderExcluir
  3. hahahahahahahahaha...
    Vai nascer uma nova história de amor entre você a nova jaqueta... hehehhe...

    bjooo

    ResponderExcluir
  4. Nem me fale em doar roupas, eu também "choro abraçada" às minhas querídissimas peças toda vez que minha mãe resolve que eu tenho que faze uma limpeza no guarda-roupa!
    Me apego muito fácil às bichinhas e se não é minha mãe sumir com algumas enquanto ela diz lavar, eu não tiro do guarda-roupa por nada no mundo!
    Quanto materialismo né?! hahaha
    Mas daqui a pouco a outra jaqueta já consegue sua confiança e vai te aconchegar nos ventos frios do Rio Grande TCHê! rs


    Quanto à falta de inspiração.. penso que deve ser o frio! Ninguém merece!

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Que momento! Também tenho algumas peças de estimação. Qualquer dia desses tu vais me ver usando algumas ou até já viu.
    O negócio é usar enquanto dá...
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá. Passando aqui pela primeira vez. Fazendo um RA (reconhecimento da área)...
    "Essa simbiose que há entre nós não será derrubada por chuva, vento, geada ou qualquer rasguinho que tenha a audácia de denegrir minha aparência." É... algumas roupas nos provocam isso mesmo! Eu tenho este mesmo problema sempre que preciso me desfazer de algumas... E achei muito poética a definição para essa jaqueta... se ela soubesse, ficaria muito feliz sem dúvida! Gostei daqui. Do seu estilo de escrever. Parabéns pelo blog.
    Abraço grande e uma tarde.

    ResponderExcluir
  7. Sabe o que é ruim moço? É que nós mulheres também temos essa peça de estimação, só que naqueles dias em que nada ficará bem, até essas roupas salva-vidas não servem. São elas que acabamos usando sim, mas com aquela sensação de "quero outra coisa".
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Eu tinha uma calça que era assim, eu usava todo dia o tempo todo. Quando ela tava pra lavar era um desespero, eu ficava dizendo que num tinha roupa e tal. Usava saias e mais saias, mas não usava outra calça que não ela. A calça perfeita. Aí veio um fdp de um ladrãozinho incompetente e ao invés de levar só o dinheiro, não, meteu a mão no meu bolso, puxou com tudo, rasgou a calça e ainda deixou o dinheiro cair no chão. Fiquei com R$6,00 e perdi a calça.

    Remendei a coitada e continuei usaando com essas batas longas da moda. Até que depois de um ano de martírio num é que eu vou na mesma loja e quem tá lá é a minha calça. Dei tanto pulo que a vendedora tá rindo de mim até agora.

    Amor é assim.

    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Quando comecei a ler, pensei logo nas minhas roupas... Eu adoro roupa nova, sabe... mas, geralmente, quando tenho de limpar meu guarda roupa, são as usadas menos vezes é que saem de lá! ahuahauha
    Lógico que tem peça que não dá pra manter... mas sempre tem as nossas preferidas mesmo!
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Senti saudades daqui...
    Não dá, tuas palavras são bacnas demais, não consigo ficar longe por muito longe XD
    Como ta, td bem?
    Pelo visto ai tbm tá esse frio da pega, né? Brrr!!
    Acho que o frio tem me feito mal, meu blog anda em decadência constante... mas eu me recupero. Se Deus quiser. Dedicação eu tenho, recuperei um pouco junto com a auto estima =]

    E relaxa, jaquetas são tão boazinhas... jajá vcs se dão bem.

    PS: eu ja fui mais apegada com minhas roupas, agora eu dou tantas, que acabo ficando sem nada ¬¬

    Beijão, bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  11. Tem como não ler um comentario e seu e ficar com os olhinhos brilhando?
    Coisiiiiinha linda demaaaaais!
    :D
    (L)

    Ah, e eu também tenho roupas assim...
    dia desses tive que doar uma calça porque ela nao cabia mais de jeito nenhum (emagreci demais) e tava surrada que só vendo...
    deu até dorzinha de falar da coitadinha, que eu nao sei onde anda, nas pernas de quem ela se aconchega. Oh tristeza.

    Beiiijoooo, coisinha que passa frio!
    ;*

    ResponderExcluir

<< >>