O Dia da Mãe

Em decorrência de todo aquele susto que aconteceu com a vó Dilma (que, por sinal, disse que vai adicionar todos os amigos no Orkut assim que voltar a usar a internet, fiquem tranqüilos), como foi exatamente no Dia das Mães, acabei não escrevendo nada a respeito da data, me dedicando exclusivamente às orações que fizemos pela vó.
Hoje, no entanto, também é dia da mãe. Da minha, pelo menos. Em 6 de junho de 1961, nasceu a gloriosa dona Leíra, a filha da Loreni e do João Maria (modo Faustão: off). A mulher que me carregou no ventre por nove meses e que me ganhou de parto normal. Alguém que, na minha vida, só não está acima de Deus.
Numa hora dessas, eu, que sou tão amigo das palavras, fico até sem saber por onde começar, já que tenho muito a dizer sobre minha mãe. Uma pessoa de conduta irreparável, que possui uma fibra digna de aplausos intermináveis e que detém minha total e irrestrita admiração. Se tem algo que eu gosto de fazer na minha rotina, é chegar em casa e encontrar ela e meu irmão me esperando. Há um clima tão agradável entre nós, que muitas vezes nem é preciso dizer nada, basta estar perto.
Outro dia, na faculdade, estava elogiando a postura do meu irmão para os colegas, falando do orgulho que tenho das atitudes dele e de como está se desenvolvendo como criança. Alguém, então, me respondeu que a fruta não cai longe do pé, e que isso certamente é resultado da criação dele, pois puxamos essas características dos familiares.
Se for mesmo assim, então devo o que sou à minha mãe. Tranqüila, compreensiva, pacífica, nossas conversas sempre acontecem em tom brando e educado, sem rispidez, ou palavras fortes. Aliás, nossos diálogos são balsâmicos. As gargalhadas ao lado dela são gostosas e espontâneas, dá gosto de falar sobre qualquer coisa com ela.
Outra característica sua que procuro seguir é a retidão no trabalho. Já a vi reclamar várias vezes de injustiças que sofreu, de ter que conviver com gente mau humorada e, no entanto, ela permanece lá, impávida, sem nunca burlar as regras do que lhe é estabelecido. Quando eu era pequeno, estudava na escola onde ela é professora. Porém, quando somos crianças, não prestamos a atenção nos detalhes. Outro dia, tirei a tarde de folga para ir ao dentista, e fui ao colégio para pegar a chave da casa com ela. Ao chegar na porta da sala, fiquei alguns instantes observando a maneira suave como ela trata os alunos, todos crianças bem pequenas. Caramba, aquilo me deu um orgulho tão grande! Um dos pimpolhos veio reclamar de algo que não identifiquei. Minha mãe, então, lhe deu um beijo na testa e o confortou. Pronto! Voltou para o lugar como se nada tivesse acontecido.
É a minha heroína, não adianta. Nossa relação não é regada a beijos e abraços, essa parte sempre ficou mais com as avós. No entanto, hoje eu vejo que o carinho que há entre nós transcende o contato físico. Uma relação de respeito mútuo, companheirismo, parceria mesmo. Sou minha mãe até debaixo d'água, enfrento qualquer coisa por ela, como cresci vendo ela fazer por mim. Ano passado, quando fui para um retiro espiritual, ela me escreveu uma carta, que me emociona cada vez que leio. Nela, me fazia elogios que eu nem imaginava receber de minha mãe e, a certa altura, disse que às vezes se sente minha filha, por causa dos ensinamentos que lhe transmito.
Poucos amores na minha vida são iguais ao que sinto pela minha mãe. Hoje, quando acordei, estava com o pensamento fixo no abraço que lhe daria de aniversário e em tudo o que desejo de bom para ela. Não externei todos os meus votos em palavras, preferi o trivial. Contudo, lá no meu íntimo, o que eu quero mesmo é vê-la cada vez mais feliz, tentar ser cada dia um filho melhor e mais atencioso. E, de todo coração, que Deus a conserve assim, perfeita. De todos os presentes, ela é o maior. Mais que isso, é uma bênção. Minha mãe é o máximo! Se eu fosse Édipo, casava com ela.

15 comentários:

  1. Ah Antônio! Que coisa mais linda de se ler... Que bela declaração!
    Mãe é uma "coisinha" pra lá de especial, né? A minha, apesar de brigarmos bastantes, nos entendemos bem e eu não a trocaria por nada nesse mundo.

    Ah! E parabéns pra dona Leíra, viu? Manda um beijão pra ela!!!!

    E outro pra tu!

    ResponderExcluir
  2. oi mocinho... não morri não [ainda].

    é que o tempo anda muito muito muito curto. estou trabalhando como louca, fazendo as provas semestrais e, ainda por cima, fiquei gripada duas vezes nas últimas semanas!

    aiaiaiaiai... quero férias.


    mas apesar da correria toda, sempre acesso seu blog, viu?

    fiquei feliz ao saber da sua avó.
    particulamente, acho que sua família deve ser o máximo!


    um abraçãaao!!

    ResponderExcluir
  3. De tão linda que ficou tua homenagem, fiquei sem saber o que dizer...Mas uma coisa eu afirmo: tua mãe é espetacular mesmo!

    Sempre gostei muito das mães de várias amigas, mas a tua tem a minha total admiração. Todo o cuidado que ela sempre teve comigo, o carinho... só sendo uma mulher muito especial mesmo.

    Bom, mande meus parabéns a ela. =]

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Sinto que o amor da minha mãe por mim é o mais perto do amor incondicional de Deus que um dia poderei sentir.
    Amo a minha mãe e admiro assim como você a sua, pena que não sei demonstrar isso de vez em quando.
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  5. Mãe é mesmo um ser mais que especial neh?!
    Mesmo morando sozinha, longe de minha mãe há alguns anos nosso amor não diminui!
    Belo post!
    Beijo
    =)

    Belo blog tbm!

    ResponderExcluir
  6. oi...
    vivas las mamitas de todos.

    sou a amiga desta coisa loira ai de cima.
    bom que gostou do "cafada".

    prazer-ão.

    bj. de dentro

    ResponderExcluir
  7. Feliz Aniversário Antônio.. e se ela é tudo isso que você falou aii, que Deus a abençoe a cada dia, então! ;D

    Acho que vc deveria mostrar esta homenagem a ela, acredito que seria o maior presente de aniversário que ela poderia ganhar... belas palavras!!

    beijão

    ResponderExcluir
  8. êêêêê...

    Parabéns pra tia!!!

    Pode chamar ela de tia né? Já que a vó Dil, já é vó?

    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Mano!
    Belo post...
    Lembrei de um professor de biologia dizendo que, se não fosse pelo exame de DNA, somos todos filhos da mãe.
    E é verdade.
    Muito mais do que mulheres, estas pessoas pra lá de especiais são algo muito importante nas nossas vidas.
    Lembro que, em outubro de 2005 quando minha avó materna morreu desumanamente atropelada, vi nos olhos da minha mãe - uma mulher admirável pela sua força, raça e coragem - que, mesmo depois de tantos anos não morando mais na mesma casa, o laço que existia entre elas ainda era forte e transcendia o corte do cordão umbilical.
    Também adoro minha mãe. E também adoro meu irmão mais novo que ganhei depois de grande...

    Dois abraços, um pra ti e outro pra tua mãe.
    Bom findi!

    ResponderExcluir
  10. Puuutz, que liiindo, Antôniooo!
    É por isso que eu digo, não dá pra ficar sumida daqui, porque é sempre uma grata surpresa aparecer.

    Lá no comecinho do texto, vc disse que sua mãe te carregou por 9 meses no ventre e 'te ganhou' de parto normal. Nessa parte eu parei e pensei, porque, de fato, a sua mãe te ganhou. Você é uma super pessoa, que traz alegria (mesmo pela internet, imagina pessoalmente, todo dia em casa).
    E feliz dia das mães atrasado pra sua mãe, pras suas avós, pra sua cadela... enfim.

    E bom final de semana!
    Beijo beijo beijo

    ResponderExcluir
  11. ainnnnnnnnn
    que coisa mais lindaaaaa. declaração linda vc fez pra sua mãe, viu?
    o amor que vc sente por ela é enorme mesmo.
    feliz aniversário pra ela.

    =*

    ResponderExcluir
  12. Que texto mais carinhoso, hein?! Tua mãezinha deve ficar toda orgulhosa por ter um filho como você. Procure demonstrar mais (e sempre) teus sentimentos a ela - tenho cereteza de que a fará muito feliz.

    Beijos Doces,

    Pitanga

    ResponderExcluir
  13. Parabéns à tua mamãe... Pela vida, pelos valorews e por ter passado tantos deles a ti, guri!
    Um beijo nos dois.

    ResponderExcluir
  14. Mãe é a coisa mais fofa que existe nesse mundo, né? Tava com saudade desses momentos aqui! ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Doces palavras. Tua mãe deve sentir orgulho do filho que tem. :)

    ResponderExcluir

<< >>