Bendito nome!

Estou aqui, dando mais voltas que bolacha em boca de velho, desde segunda procurando um assunto para escrever, tudo em vão. Por mais que eu me esforce, esprema o cérebro e pense, pense, pense, tudo o que consigo é adquirir uma nada aprazível dor de cabeça.

Um assunto. É só o que eu preciso.

Porém, enquanto ele não chega, preciso aquecer as falanges. Foi então que lembrei de Pelópidas. Este nome, meus amigos, retumba na minha mente há semanas. Deve ser uma premonição, não tenho certeza. O fato é que, toda vez que não estou pensando em nada específico, este nome vem lá do inconsciente, como um volume de rádio que vai aumentando aos poucos: Pelópidas, Pelópidas, Pelópidas, Pelópidas!

Quem será Pelópidas?

Sempre gostei de nomes exóticos. Não falo daqueles absurdos, como Um Dois Três de Oliveira Quatro, não é isso. Agradam-me os nomes pouco usuais, antiquados, empoeirados: Epaminondas, Praxedes, Alcebíades, Torquato, Amâncio. Enfim, aqueles que, toda vez que vêm à mente, nos reportam à figura de um velhinho barbudo e de bengala em punho. Onofre, Eufrásio, Gervásio, Policarpo, Pompeu. Nomes de vovôs.
Todos eles já habitaram minha mente algum dia. Nenhum, porém, com a mesma força do tal de Pelópidas. Pelópidas Carneiro de Gusmão, vejam que coisa linda. Apesar da beleza, lhes afirmo que jamais cometeria o desatino de batizar um filho com este nome. A pobre criatura seria alvo das chacotas e chistes mais sórdidos que possa existir, o que faria com que odiasse eternamente sua figura paterna, no caso, eu.
Para um cachorro seria charmoso. Pelópidas, o cão intrépido. Aqui cabe um parêntese. Se você tem algum parente que porventura tenha algum dos nomes que citei, não se ofenda. Já perdi a conta de quantas vezes atendi a chamados de Junior, Toninho etc que eram direcionados a poodles alvos e fofinhos. Na hora de batizar o bichinho de estimação, vale a criatividade. Minha mãe, por exemplo, batizou nossa última cachorrinha de Sofia, vejam se isso é nome que se dê a bicho. Se ela ainda fosse macho, eu até poderia sugerir um nome... Pelópidas, quem sabe.

Quero encontrar um cidadão que tenha esse nome. “Muito prazer, Pelópidas”. Puxa, seria um momento e tanto. E mais! Reunir numa mesa senhores de nomes exóticos. Todos velhinhos de barbas longas e brancas, feito chumaços de algodão. Ficaríamos ali, homenageando Pelópidas pelo seu octogésimo aniversário e confabulando a respeito do próximo assunto a ser abordado nas linhas deste blog. Algo, queira Deus, mais produtivo do que especular nomes idosos.

Agora, Pelópidas, bah... Não me sai da cabeça.

18 comentários:

  1. Confesso que, quando começei a ler eu só pensava em te pedir pra, pro favor, não colocar nenhum desses nomes no teu filhinho! Fiquei feliz em saber que tu não faria isso! Ufa!
    É mesmo, de vez em quando, tem uns nomes que não saem da cabeça...
    O nome do meu avô é Fanuel. Toda vez que ele fala o nome, perguntam: É Manuel? E ele tem que dizer, não, é com F mesmo... Coitado. Morro de pena dele... hehehehehe


    Beijão pra tu
    e já tava ficando com saudades em...

    ResponderExcluir
  2. PELÓPIDAS

    Origem:
    GREGO

    Significado:
    CARA PRETA.

    ResponderExcluir
  3. Credoa Antônio. Premonição ninguém merece. E o anônimo aí de cima teve a mesma idéia brilhante que eu: digitar Pelópidas no google.

    Cuidado com os caras de caras pretas. Sei lá né, nunca se sabe o que tem por trás desse pretume todo.

    ResponderExcluir
  4. Que Momeeeeento voltar a ler tuas linhas, mesmo quando te faltam assuntos! rs

    adorei o Pelópidas.. é um nome exótico mesmo, nunca conheci ninguém com esse nome, e olha q eu conheço cada peça rara! ahhahaha

    beeijo Antônio!

    ResponderExcluir
  5. Isso por que você não tem assunto, né, meu bem? Eu morro de rir com você. Quando comentou do nome de sua cachorrinha, lembrei da minha, que chama Suellen! ahahaha.. na rua, é uma vida, eu fico receosa de falar o nome dela e alguém se ofender... mas ela é tãooo linda, que a pessoa deveria ficar orgulhosa! ahahaha
    Beijos, coração de pedra! ahahaha

    ResponderExcluir
  6. Olá Antônio!
    Bem rodando que nem barata vim parar aqui!
    hahaha... "adorei" o nome =X bem criativo . . . Mas preferia colocar não em um cachorro mas em um objeto (eu e minha mania de colocar nomes nas coisas) . . .
    Entretanto . . . Vc conversa com espírito?
    Achei um Pelópidas que foi prefeito de Recife. . .
    hahaha e ainda tem que foi guerreiro: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.e-classics.com/PELOPIDAS.htm&sa=X&oi=translate&resnum=2&ct=result&prev=/search%3Fq%3DPel%25C3%25B3pidas%26hl%3Dpt-BR
    kkkkkkkkk¹²³
    Hehehe, desculpa a invasão.
    Beijo*

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu conheci uma meninA que o segundo nome dela era Empaminondas.
    Bem, imaginem o que as pessoas falavam dela, o quanto tiravam sarro. Imagine. hehe..

    Nomes diferentes são mais legais, só assim, quando se está num lugar público, um grito "Pelópidas!" seria mais distinto que um só.. por exemplo.. "Antônio!", e assim não chamaria a atenção dos vizinhos, a não ser que este também se chamasse Pelópidas. Imagina só, dois velhinhos com o mesmo nome? ahahha!


    Adorei o post :)

    ResponderExcluir
  8. Pelópidas??? Jr, vc sabe que eu detesto concorrência, não sabe?... Rá, rá, já pensou, um encontro entre eu e ele? Seria hilário...
    Valeu!

    ResponderExcluir
  9. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    aiii, Fariinha!
    só vc!
    uahuahauauhauhaua
    até sem assunto me faz rir
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    *essa do avo de Kari foi engraçado...
    parece piada de baixaria, trocando as letras
    =X
    tadinho!
    :~


    ;*****



    *adorei o "farinha do msm saco q eu"!
    :D

    ResponderExcluir
  10. Pelopidas, ja ouvi falar, mas não num radio dentro da minha cabeça, quem sabe duma aula de historia antiga, bemmm antiga, o cara nem teria barba de algodão e sim teias de aranha nos ossos da face dhasudhsauidhsauidsa


    beijao

    ResponderExcluir
  11. Filme "Meet The Spartans"

    personagem: Pelópidas


    Será daí?

    ResponderExcluir
  12. Sempre que penso nesses nomes fico pensando em como deveria ser quando esses vozinhos eram crianças. Não consigo imaginar uma criança chamada "Eufrazio", por exemplo. Tb fico com a imagem do velhinho.
    Tb gosto de nomes diferentes, acho que eles são mais fortes.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. ISSO NÃO É NOME
    hahaha
    é castigo pra criança!

    coitado do filho eim! hahahaha
    se fosse comigo eu nunca mais sairia de casa! =]

    ResponderExcluir
  14. Um nome ótimo para um personagem. É só você escrever a história que o nome some de tua mente rapidinho.
    Alguns nomes de pessoas comquem se convive com o uso acabam parecendo "normais".
    Mas a danada se chamava Uréia da Rocha. Cada vez que o nome dela apareci numa lista alguém retornava achando que a revisão tinha falhado!
    Tem pai que deveria ser preso e escrivão que deveria ir pra escola.

    ResponderExcluir
  15. Devo dizer q fiquei aliviada em saber que não colocará tais nomes em seus filhos, pobres inocentes! rs.
    Pelópidas... nome estranhíssimo. Não sei de onde vc tira essas coisas! rs. De qq forma, mesmo qd vc se diz sem assunto, me ivirto por aqui.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. ah, Pelópidas é normal perto de um nome que vi: Zdzislaw
    na minha opinião é muita consoante pra pouca vogal!

    se souber a origem desse nome, avise, pq eu particularmente desisti!

    beijokas!

    ResponderExcluir
  17. To te lendo, to te lendo, to te lendo! Eeee!
    Que saudade!
    Depois precisa me contar como foram os dias seus que eu perdi =]

    Beeeijo

    PS: Pelópidas?!?! Forçou heim...

    ResponderExcluir
  18. De nomes exóticos, minha família está cheia... Começo pelo nome da minha mãe que é Odezanir.
    Bjitos!

    ResponderExcluir

<< >>