Adeus, patinhos!

Tenho essa mania de refletir. Reflito sempre, reflito e reflito. Penso, analiso, faço balanços, adoro isso. E palavras cruzadas. Por isso, chego à véspera do meu aniversário sedento por avaliar o que foi o meu ano de número vinte e dois. É a minha catarse.
Doze meses movimentados, sem dúvida nenhuma, gostei dessa idade. Não posso dizer que foram todos extremamente bem vividos, pois, como bom ser humano, tive lá meus deslizes inaceitáveis. De qualquer forma, bem ou mal, sempre tive em mente o foco em ser feliz e aproveitar meus dias da melhor maneira possível.
Depois que o tempo passa, a gente percebe os erros que cometeu. De início, o que eu pensava ser a melhor das escolhas acabou se revelando na furada do ano. Mas, vá lá, corrigi a tempo a tontice e segui em frente. Tudo serve como lição, nem que seja para saber o que não se deve fazer. E, definitivamente, aprendi a não inventar qualquer tipo de sentimento para abafar outro. Pura burrice.
Após o malfadado embuste, caí na gandaia. Muita gente fala mal dessa vida vazia, sem eira, nem beira. Olha, eu sinceramente não critico mais. Precisei passar por dias amargos para conseguir valorizar os que outrora foram doces. Além disso, diversão com os amigos é algo que, quando descoberto, encanta. Festas, festas, festas. Virei baladeiro de tal forma, que hoje tenho amigos garçons e, sem medo de errar, posso dizer que fiz outros tantos amigos apenas à opaca luz que a penumbra de uma balada emite.
Ah, e as filosofias sob efeito do álcool, que bênção! Rir das próprias pernas cambaleando, brindar à vida, ao futebol e toda e qualquer coisa que provoque uma gargalhada. Minha vida não seria a mesma se eu não tivesse experimentado neste ano o que a noite pode oferecer. Meus próprios amigos ficaram mais próximos de mim, me chamam para sair e agora sabem que podem contar com o Antônio de guerra para qualquer sorte de indiadas.
Ainda assim, conforme afirmei, fica um vazio. Aos poucos, senti que faltava algo e comecei a perceber que estava perdendo muito do que tinha passado anos construindo. De início, neguei e fugi - a fuga sempre é a primeira opção dos fracos. Resolvi congelar os sentimentos e dar continuidade à farra, sem me importar com o que estava por vir.
Nisso, a vida se encarregou de traçar suas próprias artimanhas. Após tanto aprendizado, tantas cabeçadas e experiência suficiente para analisar o que estava fazendo, quis o destino que eu me desse conta de toda a verdade justamente na semana de completar meu vigésimo terceiro ano de vida. Veio com a força de uma correnteza e desaguou sobre mim como uma cachoeira imensa. Me senti um canário belga passeando por Foz do Iguaçu, uma delícia.
Por isso, estou aqui. Não para julgar tudo o que fiz, ou deixei de fazer, muito menos para lamentar o que ocorreu e não deu certo. Venho aqui, sim, para registrar que aprendi as devidas lições que deveria. Para mostrar que a vida tem seus desígnios exatos e que, de vez em quando, é necessário errar para saber que uma falha pode significar um excelente aprendizado.
Como lhes afirmei ontem, o amor voltou a fixar residência neste pobre coração jogado às traças. Sinto-me, finalmente, em condições de sustentar esse sentimento e, sem dúvida, o que vivi neste ano contribuiu para que hoje eu tenha essa certeza. E, meus amigos, não há nada melhor do que, depois de um ano, conseguir constatar o amadurecimento que adquiri.
Me orgulho de poder encerrar esse texto com a mesma frase do dia 25 de setembro do ano passado, quando afirmei: "Amanhã começa uma nova etapa na minha jornada, e estou em paz comigo mesmo. Graças a Deus."

E amanhã tem bolo, guaraná (y otras cositas más) e festa! Caprichem nos parabéns, hein? Eu mereço! ^^

9 comentários:

  1. Iae guerreiro, trankilo?

    Li o texto e fiquei feliz por ver que tudo esta dentro dos conformes. Tua felicidade contagia e tua amizade ilumina a vida daqueles como eu o tem como amigo. Distantes um do outro a tanto tempo mas amigos sempre, não poderia deixar de dar-lhe os parabéns! Meus parabéns a você. Um grande abraço, do amigo Guto.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS!!!!!
    Tudo de Bom , muita saúde, muitos sonhos idealizados e sonhados!!!
    Tudo de bom mmmesssmmooo!!!
    Muitas alegrias, muito Sol, muito calor!!!!
    Grande Abraço com muito carinho!!!Beijinhos!
    Thaís M M

    ResponderExcluir
  3. "Parabéns! Parabéns!
    Saúde, felicidade!
    Que tu colhas sempre todo dia
    Paz e harmonia na lavoura da amizade!"

    FELIZ ANIVERSÁRIO ANTÔNIO!!
    que não te faltem momentos pra viver e palavras pra contá-los. Muito bom saber que no mundo existe uma pessoa especial assim!
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Você??? Merece tantos parabéns, merece toda felicidade do mundo, merece tudo que o mundo tem de melhor. Merece todas as homenagens possíveis.
    Felicidade!
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Oba! Boooolo!!

    Feliz Aniversáário, Antônio! (por aqui tb)

    e que você possa aproveitar este novo "ano" que começa com a mesma alegria e tranquilidade que terminou o outro!

    seja feliz!

    beijo

    ResponderExcluir
  6. Assim que eu puder, volto para ler o post, mas aproveito para lhe desejar parabéns e muitas felicidades!
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  7. Tem um momento teu no meu blog. Cortei uns minutos do meu projeto pra te dar parabéns. tu merece, preto.

    Cheeiro gigantesco. :**

    ResponderExcluir
  8. Gosto mesmo de posts e reflexões do que se aprendeu. A gente vê o quanto a pessoa cresceu e aproveita para olhar para si mesmo e ver o quanto cresceu.
    Esse ano, no meu aniversário, eu só agradeci. Porque aprendi muita coisa (muita mesmo) nos meus 23 anos. E eles vieram com um presente também, sabia? Comecei a ficar com meu atual namorado, 3 dias depois que aniversariei. :)
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  9. Que dia mais especial!
    Nem vou escrever muito, pois criei calos nos dedos de tanto digitar essa madrugada...rsrs

    Deixei teu presente lá no NOSSO LINK. Passa pra buscar quando puder.
    FELIZ ANIVERSÁRIO!

    ResponderExcluir

<< >>