Balanço do Mês (19)

Setembro tinha tudo para ser o melhor mês do ano, afinal de contas, nele se encontra o meu tão esperado aniversário, a chegada da primavera e, por conseqüência, o fim da era glacial aqui no Círculo Polar Gaúcho. E, de fato, vinha sendo o melhor, até que muitas coisas aconteceram ao mesmo tempo e transformaram minha vida num delicioso emaranhado de idéias.
Isso prejudicou vertiginosamente o resultado deste balanço, mesmo não sendo - por enquanto - o fim do mundo. Aliás, bem que se pode dizer que é o começo, ou, melhor ainda, o recomeço de algo que machuca justamente porque nunca deveria ter terminado.
Posso, se quiser, esquecer os primeiros vinte dias. Nada de relevante aconteceu nesse tempo, a não ser uma ida pra fazenda, alguma festa que tenha uma história engraçada, vá saber. A vida deu um giro de 180º nos últimos dez dias e isso, sim, ainda dará muito pano pra manga. Como se um furacão devastasse tudo o que ocorreu antes e, sem restar pedra sobre pedra, agora eu tenha de reconstruir os destroços.
Este mês trouxe de volta uma pessoa que há muito não se manifestava dentro de mim. Um cara que eu, erroneamente, tinha resolvido deixar de lado por um tempo, pensando ser a melhor maneira de lidar com as situações que os últimos tempos vinham apresentando. Características que nunca deveriam ter adormecido e acordaram com tamanha força, que acabaram assustando quando reveladas.
E aí está o xis da questão: o susto. Ele causou um choque duplo, tanto do lado de lá, quanto principalmente do lado de cá da história. Agora temos uma barreira e uma angústia. A temida inversão dos papéis, a monstruosa constatação do tempo perdido e, conseqüentemente, um labirinto hostil.
Eu, sinceramente, já tracei metas bem definidas a respeito de tudo o que estou vendo. Há uma bifurcação bastante clara à minha frente: o lado que eu quero seguir, que eu escolhi e estou reunindo todas as forças possíveis e impossíveis para me empenhar nisso, e também o lado oposto, o qual, mesmo relutante, seguirei firme se preciso for. Ambos são definitivos e irreversíveis. Para sempre. Felizmente, ou infelizmente - isso o tempo dirá.

Mas, como nem tudo são espinhos neste agora passado mês primaveril, houve também a parte boa da história. Meu aniversário, por exemplo. Bah, quantas homenagens! Apesar dos pesares, um dia no qual me senti realmente importante para muitas pessoas, recebi palavras de carinho e, de quebra, comemorei numa festa que ficará guardada na lembrança por muito tempo - pelo menos as partes que eu recordo nitidamente.
O selo abaixo, por exemplo, veio junto com uma homenagem emocionante que meu amigo Adriano prestou à minha pessoa e a este blog. De vez em quando, volto lá e leio outra vez, ainda incrédulo diante da capacidade absurda que ele teve de me descrever através de minhas próprias palavras. A ele e a todos que me felicitaram, a minha eterna gratidão.




E não parou por aí. Ontem, quando eu já pensava ser novamente apenas mais uma alma errante na multidão, eis que meu primo Bruno me presenteou com belos versos, fruto de seu talento gaudério e da amizade serrana que conservamos com muito afinco. De tão bem que me fez, partilho neste espaço a homenagem.

"Temos que pautar na vida a felicidade
Não esquecendo que a bondade também é um sentimento
Pois são nas noites de sofrimento que a mão amiga acolhe
E a gaita no dê-lhe fole, indo de um canto pro outro
E a tropa xucra de potro que um dia mostrará o caminho
Se hoje estamos sozinhos, amanhã juntos estaremos de novo

Quando o dia estiver embaraçado pense que o amor existe
E que no peito ele persiste a batermos na porta alheia
Pois jamais existe maneia quando pensas naquela guria
E nesta hora, nem geada fria nos tira do lombo do pingo

Lembramos dos sacros domingos nas festas guapas do Cedro
Dos xotes, vaneiras - credo! - conosco não há quem possa
E hoje que a festa é vossa canto e falo com galhardia
Como parte da tua família me atrevo a fazer uns versos
Que neste dia o universo, vive mais feliz e contente
Pois gente da sua gente faz festa e aniversaria."

E é nisso, meus amigos, baseado nas homenagens e em todos os sentimentos que cultivo diariamente, os quais resultaram em tantas belas palavras, que quero crer que tenha sido o tal setembro um mês produtivo. Que ele tenha vindo para ser o início, e jamais o fim de uma história. Quero acreditar, a partir de todas as demonstrações de que sou uma pessoa de bem, que os últimos anos lutando por um sonho, ainda que com deslizes, valeram à pena. Só desistirei desse pensamento quando perceber que não há mais motivos para lutar. Aí, sim, desistirei, mesmo sem querer.

Que venha outubro para aquecer corações e iluminar mentes.

11 comentários:

  1. Olá!
    Tomei a liberdade de te adicionar no MSN.
    Beijinhos!!
    Thaís M M

    ResponderExcluir
  2. Algumas coisas a dizer:
    Chorei lendo, a festa foi perfeita, e boa sorte nas tuas escolhas! =D

    Conta sempre com a minha amizade!
    Beijão, amigo! =D

    ResponderExcluir
  3. Vou te dizer uma frase que ouvi semana passada de uma amiga próxima: "Nada (eu disse nada!) é definitivo na vida".
    :D

    Entendeu?

    ;*

    ResponderExcluir
  4. Não sei porquê, mas de repente tive um palpite do que pode estar acontecendo ai do outro lado... Ainda mais quando li que era um cara que está causando reviravoltas na sua vida.
    Mas sem saber se meu palpite está certo e independente disso, espero que tudo dê certo para você no final.
    E se não sabe ainda o que fazer, é porque é melhor ainda não tomar atitude alguma. :)
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  5. Mas eu acho que existem sempre motivos que nos façam lutar. Mesmo que eles pareçam pequenos ou quase não os vejamos... Eles estão sempre lá!!!!

    Espero que, em outubro, tudo melhore!!!!

    Um beijão pra tu

    ResponderExcluir
  6. Nossa, linda homenagem... também gosto de fazer aniversário, e dezembro sempre é o melhor mês pra mim...
    Haha, que sarro ler que setembro é "o fim da era glacial aqui no Círculo Polar Gaúcho"... Como adoro um calorzinho, me deixa mais animada: que venha outubro mesmo então!!!
    Sei lá, só não gostei da imagem do Adriano, tsc tsc, podia ser vermelha, acho que ia ficar mais lindinha, huahuahau
    Beijão amigo gremista!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Antônio! Em primeiro lugar, parabéns e tudo de melhor a você. Infelizmente andei meio ausente do mundo virtual por problemas... digamos assim, "técnicos"... como consequência, perdi a chance de deixar minhas felicitações em tempo hábil...:(
    Em segundo lugar, há tempo eu não passava aqui e gostaria de saber como anda sua adorável avozinha.
    Em terceiro lugar, agradeço pelas amáveis palavras lá no blog. De vez em quando algumas "feridas" se abrem de novo por aqui... aí a melancolia se encarrega do resto...
    E em quarto lugar, espero que de fato você consiga resolver os conflitos da existência. A vida é cheia de surpresas mesmo. EU que o diga.
    Lindos versos do seu amigo. Lindas homenagens.
    Parabéns de novo (meu comentário é quase um post, perdão...rs rs rs).
    Vou linkar você, para não mais te perder de vista.
    Cheiro grande e uma boa tarde.

    ResponderExcluir
  8. E viva outubro! Por aqui começou meio chuvoso, mas acho que foi para lavar a alma mesmo!! Sinal de que o final de ano está chegando!

    Tomara que por aí as coisas melhorem, que a primavera traga perfumes de rosas e ilumine os dias!!

    beeijo Antônio!

    ResponderExcluir
  9. Mesmo quando as situações não são as melhores elas trazem crescimento e impulsionam a gente.

    Mesmo que a jornada seja obscura, ela vai sempre em busca da luz.

    Força para as decisões e determinação para cumpri-lá. E um pouco de flexibilidade para quando tiver que mudar o rumo novamente.

    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Mas que satisfação poder fazer parte do teu blog primo velho.
    Homenagearte é uma tarefa fácil, já que um amigo como tu existem poucos.

    Como mesmo eu te disse, a homenagem foi simples, mas de coração.

    Um abraço
    CAMPEIRO

    ResponderExcluir
  11. Irmão, seremos campeões na raça!


    Abs e bom domingo!!!



    Marcos Seiter

    ResponderExcluir

<< >>