Funciona por música

Nos últimos dias, ao invés de ficar o tempo todo pensando apenas em mágoas e desalentos, preferi trocar a maior parte disso por lembranças que me aproximassem de ti. O ideal seria que eu pudesse conversar amigavelmente sobre isso, de maneira que conseguíssemos chegar num denominador comum, mas, como nem no amor as coisas são fáceis, chego a conversar até sozinho. E venho para o blog (sabe aquele centroavante que está em má fase e pede apoio da torcida? Pois é…).
É curioso o quanto a nossa história tem uma vasta trilha sonora. Algumas músicas são especiais, pois foram escolhidas e adotadas pelos dois como hits eternos do namoro ou das separações, ao passo que em outros casos um nem sabe que o outro tem belas recordações quando as ouve.
Tudo começou lá em 2001, quando fomos num show do Nenhum de Nós, lembra? Eu simplesmente odiei aquilo tudo. Não via graça nenhuma na banda, nas músicas e, principalmente, no fato de que todo mundo tinha as letras na ponta da língua, enquanto que eu parecia ser um extraterrestre, com dificuldades até pra acompanhar um refrão.
Recordo perfeitamente de quando tocou Notícia Boa. Era uma época em que tu tinha dificuldade para falar do que sentia, eu percebia as tuas dúvidas, a falta de segurança para dizer que me amava. Mas, no refrão daquela canção, tu me abraçou e disse que, de fato, tinha para mim uma boa notícia. Com cara de brejo, perguntei qual era, e a resposta, é claro, não se esquece assim tão fácil:

- Eu te amo…

Tu me persuadiu. Hoje eu sou Nenhum de Nós de cruz na testa, vidrei no CD acústico deles, tanto que te dei de presente certa vez, e decorei a maioria das letras. Por tua causa, deixei de ser um ET musical.
Outra que faz parte do início é I Don’t Want to Miss a Thing, do Aerosmith. Eleita por ti, por sinal, já que aquele era um tempo em que eu odiava toda e qualquer música em inglês. A bem da verdade, não gosto muito até hoje, tenho sérias dificuldades com o idioma, mas tornei-me maleável. Não podia ser rabugento para o resto da vida. De qualquer forma, a tradução da letra realmente é bastante romântica e, a partir daquele tempo, sempre que a escuto é inevitável não recordar o teu sorriso.
Com o passar do tempo, senti necessidade de expressar o meu sentimento através de uma canção. Como bom brega que sempre fui, ouvinte inveterado de sertanejões e gauchescos, acabei caindo na teia do rei, Roberto Carlos. E não é que acertei? Amor sem limite, apesar de toda melosinha, veio para encaixar o nosso romance e expressar tudo aquilo que sentíamos, mas várias vezes não encontrávamos formas de dizer. "Quem ama não esquece quem ama, o amor é assim…"
Não posso deixar de citar minha rusga com Cidadão Quem. Bah, sou chato, né? Deus do céu, tenho que admitir: não curto o som dos caras. Tu, ao contrário, sempre adorou, o que me causava, pasme, ciúmes. Refletindo agora, chego a rir das bobices que a gente comete quando gosta de alguém, mas é fato que me deixava doido te ver toda alegre cantando Os Segundos, música que inclusive tu escolheu pra tua formatura do Ensino Médio. Agora, doce ironia, os caras também fazem parte dessa história…
Depois que tu foi embora, veio a fase do sertanejo universitário, que toca de maneira absurda por aí. Duplas que só estamos conhecendo agora aqui no RS e que tu já escutava há dois anos atrás, me deixando todo perdido. Quantos trocadilhos fiz com Fernando e Sorocaba? Fernando e Goiabinha, Fernando e Sacarrolha, nossa, inúmeros. Os caras cantam bem, mas o nome da dupla é inóspito, pelo menos para mim.
Outra confissão: de tanto escutar, fissurei nesse gênero. Até porque, por mais que tu não saiba, sempre que eu escuto uma melodia assim, inclusive antes de tudo o que está acontecendo agora, a primeira pessoa que vem à mente é tu. A distância muitas vezes não permite que expressemos isso e, por sinal, nesse sentido tu sempre teve mais habilidade que eu.
Pra finalizar, existe uma música que marcou de verdade a minha vida. Eu sei que não demonstrei isso quando tu a mostrou para mim, mas não consigo te tirar do meu pensamento quando a ouço, isso desde que a conheci. Não faz muito tempo, foi também numa fase obscura, mas, intimamente, achei incrível a maneira como tu a enviou para mim, acompanhada da frase "passei a semana inteira ouvindo essa música e lembrando de ti". Até hoje, quando ela toca no meu computador, eu fico pensando em como teu olhar devia ficar brilhando cada vez que escutava a letra, o embalo é tão doce, a melodia tão serena, que realmente é impossível não pensar em nós dois andando por um campo vasto, verde, seja em SMO ou em São Chico. Ela demonstra um carinho especial que tu sempre teve pelo meu gosto pela natureza, um respeito incrível e a admiração que tu desenvolveu pela minha maneira brejeira e simples de ser.
Vou postar a letra, pôr pra tocar e fechar os olhos. Ultimamente, sempre que faço isso e respiro fundo, sinto tua mão encostando no meu rosto e, logo após, me mandando fazer a barba "espetenta", coisa que não faço há dias. E sinto, como diz a letra, a tua voz macia aplacando minhas dores e espalhando cores vivas pelo ar. De todas, com atrevimento, arrisco a dizer que essa é a música que me deixa mais perto de ti… Espero que tu esteja bem.


Jeito de Mato
(Paula Fernandes)

De onde é que vem esses olhos tão tristes?
Vêm da campina onde o sol se deita
Do regalo de terra que teu dorso ajeita
E dorme serena, no sereno e sonha

De onde é que salta essa voz tão risonha?
Da chuva que teima, mas o céu rejeita
Do mato, do medo, da perda tristonha
Mas, que o sol resgata, arde e deleita

Há uma estrada de pedra que passa na fazenda
É teu destino, é tua senda onde nascem tuas canções
As tempestades do tempo que marcam tua história,
Fogo que queima na memória e acende os corações

Sim, dos teus pés na terra nascem flores
A tua voz macia aplaca as dores
E espalha cores vivas pelo ar...

Sim, dos teus olhos saem cachoeiras
Sete lagoas, mel e brincadeiras
Espumas, ondas, águas do teu mar...

0 comentários:

Postar um comentário

<< >>