Sarcasmo

De hoje em diante, é proibido ficar triste. Nada de celeuma, chorumelas e lamentações. Rapadura é doce, mas não é mole, e por isso o princípio do contentamento e da superação deve pautar toda e qualquer palavra proferida, bem como aspirações, metas e objetivos. Nada de cansaço, saturação e desvio de conduta. Alguém aí já fez aquela experiência de encostar o bico de uma galinha no chão e traçar uma reta com giz à sua frente? Pois bem, o negócio é prostrar-se estático e, inspirado pela bazófia presidencialista, encarar qualquer crise como uma marolinha.
De hoje em diante, o mundo é colorido, prosódico e alegórico. Não há mais decepção, frustração e azedume. Inexistem os dias nublados, chuvosos e gélidos provenientes da invernia pampeana; extinguiram-se os infernais calores lancinantes, as frigideiras asfálticas, bem como toda e qualquer intempérie climática. Não há mais choro e ranger de dentes.
De hoje em diante, tudo dará certo. Não importa o tempo, as condições e a conta bancária, tampouco a marca do xampu, o canal da televisão e quem ganhe a Copa do Mundo. A paz mundial prevalecerá, a ONU deixará de existir por inoperância e excesso de tempo ocioso, todos serão medalha de ouro nas Olimpíadas e o mercado dos humoristas saturará em questão de meses.
De hoje em diante, estão banidas as demasias, o pessimismo, o niilismo e, por questão de praticidade, todos os "ismos". Catolicismo, islamismo, budismo e hinduísmo, babaus! Seremos todos um só corpo, um só espírito, num mundo regido pela força maior da alegre onda positivista que emanam os astros, as árvores e o doce canto do tuiuiu-de-papo-lilás.
De hoje em diante, é proibido reclamar da vida perfeita, do salário adequado, do aprendizado necessário e do monóxido de carbono que os ônibus produzem. Caetano Veloso será nosso presidente, os barbeiros deixarão de existir e rumarão para o ofício de animadores de programas de auditório, uma vez que todos os dias serão domingos bucólicos de clima ameno e um solzinho gostoso pra tomar chimarrão à beira da lagoa no deserto.
De hoje em diante, e enquanto durarem os estoques, eu não sou mais eu: sou Alice, no país das maravilhas e seguindo no trem azul.

3 comentários:

  1. Legal o texto. Será que é uma boa idéia caetano veloso representando o brasil? Talvez melhor que uns e outros né.
    beijoos

    ResponderExcluir
  2. Guri do céu, quanto tempo!
    Lembro de quando a tua avó estava doente, mas nem sei quanto tempo faz isso.
    Sempre fui encantada pela serra gaúcha, desde que fui pela primeira vez, quando tinha uns 10 anos.

    Nossa, minha vida mudou muito! Felizmente pra melhor, depois de um período conturbado. E contigo tudo bem?

    Já marquei minha primeira ida a POA em junho, mas acho que dessa vez vai ser difícil te conhecer. Só vou ficar dois dias e vai ser basicamente pra ir na UFRGS, conhecer minha futura orientadora, o laboratório onde vou trabalhar e discutir com ela qual pode ser meu tema de tese. Mas, se tudo correr como previsto (e estou confiante), ano que vem me mudo pra POA... e claro que antes disso precisarei ir mais algumas vezes. Que medo!

    Quanto ao teu texto, quem me dera, né? Sem tanto exagero e sarcasmo, óbvio, mas seria muito bom se um pouco disso fosse verdade.
    Beijo, adorei ter notícias tuas!

    ResponderExcluir
  3. Esse aqui é um daqueles casos em que o título completa o sentido do texto, que teria um significado bem diferente, isso se não considerar que não faria sentido.

    Adorei o vocabulário coímbrico! (coímbrico: relativo a ou de David Coimbra, :P)

    Abraço!

    ResponderExcluir

<< >>