500

Já faz algum tempo que percebi que estava perto da quingentésima postagem. Não são exatamente quinhentos textos, mas, ainda assim, são quinhentas vezes que escrevi algo e cliquei em "publicar".
Pensei em diversas formas de exaltar este fato que, ao menos para mim, é marcante. Escrevo no Que Momento desde 2004, quando o Léo e eu resolvemos criar um espaço no falecido Weblogger. Depois de algumas andanças, baixei a poeira aqui pelas bandas do Blogger e cá sigo, bucólico.
Tentei pensar numa forma de escolher o melhor texto, ou os cinco melhores. Quis acreditar que em pelo menos 1% de tudo o que escrevi existe alguma qualidade. Sei que, para muitos, sou quase um gênio da literatura. Minha avó e minha namorada, por exemplo. No entanto, isso não passa de bajulação, já que elas me amam e até me acham lindo. Porém, desisti. Talvez isso seja assunto para debatermos na comunidade do blog no Orkut (espaço merchandising quemomentista).
Ainda assim, fico contente em refletir sobre o significado que este blog tem na minha vida. Se alguém tiver coragem de ler as vinte primeiras postagens aqui publicadas, perceberá que, hosanas, aleluia, eu amadureci um bocado. Ainda que já tivesse dezenove anos naquela época, não passava de um guri de ideias esporádicas, polêmicas e até mesmo infrutíferas. Digamos que explorava mal as minhas virtudes. Como fazer a força de uma Itaipu para acender uma lâmpada.
Com o tempo, desenvolvi outros meios de externar meus pensamentos e sentimentos. Descobri os gêneros em que me saía melhor e deixei fluir minha veia cômica. Ah, bons tempos! Confesso que, ao reler algumas peripécias, até eu dou risada dos meus dias escrachados. No entanto, creio que pasteurizei aquele tipo de humor e acabou que se tornou enjoativo.
Desde então, deixei de primar pela quantidade e passei a me libertar das amarras de ter que manter um blog em atividade plena. Virou um espaço de leveza e muita troca de experiências. Foi dessa fase em diante que assegurei meus grandes amigos blogueiros, bem como trouxe meus fiéis amigos leitores, que comentam meus textos pessoalmente na hora do almoço, ou numa mesa de bar. Não vou citar nomes, seria injusto. Entretanto, se você está leu essa frase e sentiu-se mencionado, acredite, é para você mesmo que dedico esse momento.
Aliás, por falar na palavra "momento", carro-chefe do blog, se tivesse que fazer uma síntese das quinhentas vezes em que aqui estive, poderia dizer que meu objetivo sempre foi atingido: partilhar algum momento da minha vida com as pessoas, fosse relevante ou não. Gosto muito de ler os outros, ainda que discorde, mas sempre há aprendizado nas palavras de alguém que viveu algo que não vivi. Ver a vida por apenas um ângulo é simplista demais, é quase pobre. Meu modo de expressar meus dias por aqui tem, certamente, um pouco de cada pessoa que me ajudou a entender melhor o que é exatamente viver (e creio que ainda estamos buscando dezenas de respostas).
Enfim, é um prazer imenso saber que através de alguns de meus relatos provoquei boas risadas, ou mesmo dividi lágrimas com meus amigos. Sinto-me pleno quando alguém cobra um texto, elogia o que escrevo, ou discorda totalmente de alguma afirmação minha. O ato de escrever tornou-me uma pessoa melhor, auxiliou minha capacidade de expressão, raciocínio e melhorou demais minha forma de relacionar-me com o mundo.
Obrigado a todos os amigos queridos que me acompanham diariamente, nem que seja para acessar o blog e encontrar um texto velho. Aos que me visitaram apenas uma vez, ou não tiveram mais tempo para seguir lendo meus escritos. Agradeço do fundo do coração todo o incentivo, as apologias e, principalmente, o carinho com que as pessoas tem com meu modo de escrever. Em todas as vezes que pensei em desistir, foram os amigos, mais que leitores, que me fizeram publicar outra postagem. O Antônio dessas linhas é, sem dúvida, um pouco de cada um que ajudou a construir o Que Momento.
É por isso que, se tiver mesmo que escolher qual de todos os textos é o melhor, direi: é o próximo.

24 comentários:

  1. Adorei! Teus textos são bárbaros! Palavras exatas nos momentos exatos! Parabéns por conseguires expressar tão bem o que sentes. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Cris,

    Muito obrigado pelos elogios! Ainda mais vindos de ti, que escreve tão bem.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. ahh, que texto lindo e sincero, antônio!

    Espero que como você, um dia eu possa chegar com mais de 500 publicações. Estou começando agora, e como eu desejo amadurecer com relação as palavras, e com relação a mim mesma, já que o que escrevemos, acaba sendo reflexo do que vivemos.

    - Parabéns à você, que além de não ter desistido, escreve muitíssimo bem!

    beijos :*

    ResponderExcluir
  4. Karine,

    Concordo plenamente contigo sobre o que escrevemos ser reflexo do que vivemos. Esse blog é a minha vida dos últimos seis anos - quiçá mais - travestida em textos.
    Obrigado pela visita e pelos elogios!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Mas então tá na hora de publicar a coletânea! :D

    Parabéns, cumpadi!

    abração

    ResponderExcluir
  6. Cumadi!

    Sempre uma aprazível visita por aqui, como tão bom é ler sobre tuas viagens e peripécias, hehe! Vamos ver, quem sabe sai o livro em 2011, né? =D

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Eu sou leitora quemomentista desde 2007, e me espelho muitas vezes nos textos maravilhosos do Antônio. Quero ainda lê mais 500 textos. =)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Que coisinha mais tchuq tchuq!

    Branquelo, eu entendo bemmmm quando voce diz o quanto é melhor hoje em dia por causa do blog. Pode parecer exagero pra quem vê de fora, mas concordo completamente pq eu tb me sinto assim.
    E quando penso nisso, a primeira pessoa que me vem a cabeça é você(juro!). Você foi um dos meus primeiros leitores, seu blog era o primeiro que eu lia no dia (era pq meu tempo ficou curto, infelizmente) e pq foi pra voce que eu contei minhas historias maissss guardadas. Voce foi o primeiro do mundo blog que escutou confissoes nunca antes faladas, o primeiro que me ouviu e me ajudou. E isso tem uma importância enorme pra mim, acredite.

    Então, tenho a te dizer: parabéns pelos 500 e muito obrigada por ter entrado a primeira vez no meu blog.

    um beijo graaaaande!

    ResponderExcluir
  9. Ly,

    Ô, querida! É tão bom ver que alguém já "me lê" há tanto tempo, mesmo estando tão longe... Quem sabe você não chega a comentar meu milésimo texto, né? =D

    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Branquela,

    De fato, posso afirmar que o seu também foi o primeiro blog que visitei com frequência diária. Nossa amizade, depois de tudo o que você disse aí, dispensa comentários. Meus leitores não são muitos, mas são pra lá de especiais!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Fazia um tempo que não vinha aqui, mas seu link sempre esteve no meu blog. Pq me lembro dos textos da fase cômica e que, muitas vezes me tiraram da melancolia de uma madrugada em pleno alto-mar trabalhando e longe da família e amigos.
    PArabéns! Continue sempre.
    bjs.

    ResponderExcluir
  12. Querido Ton,
    é com prazer que te leio desde 2006, ano que abri as portas do meu querido blog. Gosto de tudo que tu escreve, li muita coisa boa e muita coisa triste nesses anos que te acompanham e, embora não saiba de todos os 500, lembro do meu preferido, uma analogia tua com cãe e gatos.

    O humor pode ter deixado de ser ácido, mas você é tão bem humorado sempre que teu jeito cativante sempre perambula nas tuas letras gaudérias, nas tuas frases tão ímpares.

    Você é o máximo. Você escerve o máximo, justamente por escrever tudo tão diferente.

    Amo você!

    ResponderExcluir
  13. Tathiana,

    Há quanto tempo, hein, guria? É tão bom quando visitantes e amigos antigos retornam para dar uma espiada... Tomara que você ainda possa rir mais algumas vezes por aqui! =D

    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Fê,

    As catarinenses, ao que parece, tem a habilidade de me desarmar. Muito, mas muito obrigado mesmo. Não pelo comentário, mas sim por tudo. Tu, sem dúvida, está implícita na história deste blog.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  15. Baita blog, conheci ele pela Mary.
    Abraço e até logo!

    ResponderExcluir
  16. Rafa,

    Valeu, cara, seja sempre bem-vindo!

    Abração!

    ResponderExcluir
  17. Ainda este ano encontrei teu blog...
    Ri um bocado com tuas colocações filosóficas sobre o uso e origem das Polainas...
    Confesso que sempre abri posteriormente teu blog.
    És simplesmente genial com o uso das palavras e com certeza não é bajulismo da tua vó e namorada, pelo menos quanto a escrita (rsrs).
    Como também bloguira e fão tua, porque admiro pessoas que conseguem transmitir em palavras seja ações, pensamentos ou sentmentos..
    Fiquei extremamente feliz ao saber que já são 500 postagens (OAL! Sonho de consumo, rsrs) e que continues a brilhar esta "pena" (?), por assim dizer, por mais 500, 1000 e infinitas postagens!

    Grande Sucesso!

    São os votos da colega de Blogger
    Thasci Caiél
    ;]

    ResponderExcluir
  18. Porra, 500 textos não é pra qualquer um não, irmão velho.

    E sem esse papo de 1%, porque muito mais do que aumentar o número de textos, tu sempre aumenta a qualidade da escrita, e é por isso que tu é uma inspiração pra mim, quero ser que nem tu quando eu crescer :B

    Parabéns pelo blog, e que venham os próximos 500!

    ResponderExcluir
  19. Thasci,

    Pode parecer repetitivo, mas fiquei realmente lisonjeado com teus elogios e agradeço muito por todos eles. Me alegra muito também saber que deste boas risadas com os textos, me dá ânimo extra para continuar escrevendo. Obrigado de verdade!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  20. Marquinhos,

    Ah, guri, não seja modesto! Não queira ser somente eu quando crescer.
    Se eu tivesse a habilidade que tu tem quando tinha a tua idade, rapaz, hoje eu tava por cima da carne seca. Na nossa amizade, a admiração de inverte com frequência, e muitas vezes me inspiro na tua genialidade para escrever.

    Abração, maninho!

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pra você!! :D

    Antônio, tu é melhor entre os bloggers. Pena que eu não tive mais tempo pra ler e pra escrever, mas fico feliz que tu ainda esteja por ai, trazendo textos sensacionais para os teus leitores. <3

    Um beeijo meu bem, e tudo de bom pra ti. Que venham mais 500.

    :**

    ResponderExcluir
  22. Maaaaaaaaaaaaaaaarceli,

    Cacilda, quanto tempo!
    E ainda volta em grande estilo, me pondo lá no céu!
    Obrigado, de verdade, por todo esse tempo de "companheirismo blogueiro". Vale por uma amizade e tanto!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pelos 500 posts ou melhor pelos 500 momentos que dividistes com essa blogosfera. Fico feliz de estar da lista dos seus mais recentes leitores. Ainda não visitei a sua comunidade no Orkut, mas me aguarde que estarei te adicionando.
    Não o faço agora pois aqui no trabalho não tenho acesso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Rene,

    Obrigado pelos parabéns, e seja sempre bem-vinda à comunidade.

    Beijo!

    ResponderExcluir

<< >>