A fase do amadurecimento

Há dois momentos na vida do homem jovem que são cruciais para seu desenvolvimento. Falo do homem jovem porque ainda não sou velho. Quando chegar à terceira idade, certamente direi que há mais momentos cruciais na vida de um homem. Até agora, porém, diagnostico dois onde os conflitos provocam verdadeiros banzés no universo masculino.
O primeiro deles é a adolescência. Todo homem sofre nessa fase. Enfrentar a adolescência é uma tarefa hercúlea, não importa a que grupo você pertença. Se for fortão e dominador, será um martírio manter a postura e a liderança sobre os fracotes; se for fracote, padecerá por ser subjugado e alvo de chacotas dos fortões; se for meio termo, sofrerá com as crises de identidade e por não saber onde pôr milhares e milhares de hormônios. Para um homem, ser adolescente não é nada fácil.
As pernas crescem, os braços crescem, os pelos crescem, o pinto cresce. Tudo cresce, e de maneira tão rápida, que o homem esquece de amadurecer. Vejam as mulheres, por exemplo. Com 11 anos, os guris enchem o saco das meninas, as chamam de choronas. Tolinhos, mal sabem que elas já estão quilômetros adiante, enfrentando as agruras da TPM, das cólicas menstruais, esses monstros que destroem o humor das mulheres. Enquanto isso, os guris mal sabem para que serve seu órgão sexual.
As meninas aprendem cedo a arrumar sua cama, suas roupas, seu corpo. E não tem nada a ver com questões sócio-culturais, não me chamem de machista! É o instinto maternal e feminino que as conduz: as mulheres não vieram ao mundo para passar dificuldades, elas sabem se virar sozinhas. Peça alimento a uma menina de 7 anos, e ela dará o jeito de fazer um sanduíche. Nós, homens, coitados, mal sabemos derramar o leite em cima dos sucrilhos.
Os homens demoram anos e anos para conseguir organizar o próprio sustento, muito pelo fato de que as mães, irmãs e avós zelosas preparam seus leites com achocolatado, esmagam as bananas e preparam o sanduíche seguindo as preferências de cada um: sem mostarda, sem alface, capricha na maionese. São os chamados mimos. Há homens, inclusive, que não conseguem fazer isso a vida inteira. Outros atingem a superação e viram chefs de cozinha. Vá entender. Bueno, mas o fato é que a adolescência é uma vilã e tanto para um homem. As meninas superam essa fase com maior habilidade.
O segundo conflito do homem jovem se dá justamente por causa daquelas que amadureceram mais rápido que ele: as mulheres. Já sofri por amor e sei que dói um bocado. Um homem que sofre por amor é um ser mutilado, incapaz de antever a bonança que virá depois da tempestade. É justamente por esse motivo que a maioria dos machos segue o caminho da canalhice: sem entrega, sem amor, sem sofrimento. Ser machão e pegador é, acreditem, uma fuga. No lugar mais escondido de seu íntimo, o que o homem mais quer é encontrar o amor da sua vida. Sem sofrimento, é claro. Havendo percalços, deixa-se que os hormônios falem mais alto e fica mais fácil sair passando o rodo no que vier pela frente, mesmo que nenhuma das pinguanchas jamais venha a ser a escolhida para gerar seus rebentos.
A maioria dos erros que um ser humano comete, seja homem ou mulher, tem origem n'algum conflito mal resolvido. Há os sem-vergonhas, ô, se há. São os espertos, que, sabedores da existência dos conflitos, fazem de conta que possuem um, para que possam justificar seus atos insólitos. Ainda assim, estes são a minoria. Quase todo aquele que comete suas burradas as faz porque é ignorante o bastante para não conseguir resolver seus anseios.
Felizmente, existe luz no fim do túnel. Os homens também amadurecem. Sem a mesma regularidade das mulheres, isso com certeza, mas também galgam degraus que os livram da cretinice. E, normalmente, quando isso ocorre, o homem olha para o passado e se arrepende das cabeçadas que deu na vida. Segundos depois, regozija, pois cresceu. Os lampejos da auto-crucificação dão lugar à afirmação, à vontade de seguir em frente com suas conquistas e, finalmente, fazer jus ao amor da mulher que amadureceu 10 anos antes dele e teve de ter paciência para esperá-lo (sendo que nem todas fazem isso, o que justifica a procura das mulheres pelos homens mais velhos).
Em verdade, vos digo que no que tange ao amadurecimento, nada tenho de diferente da maioria. Fui e sou um homem como qualquer outro, passei por todas as fases que descrevi acima e, hoje, homem jovem que sou, adentrei o time daqueles que atingiram sua afirmação. Conforme afirmei no início, certamente daqui a 25 anos terei outras ideias acerca da vida, e muito provavelmente concluirei que ainda sou tolo, mesmo pensando que amadureci. Aliás, tomara que isso aconteça, pois significará que segui desenvolvendo minha personalidade e capacidade de aprendizado.
De todo modo, enquanto Seu idade do Lobo não vem, é possível dizer que as perspectivas para 2011 são a de um ano bom. O primeiro ano da minha vida em que me sinto maduro o suficiente para encarar os desafios que me esperam. Tá certo que ainda não sou um exemplo de dono-de-casa, tamanha a preguiça que tenho em arrumar a cama e executar outras tarefas domésticas. Porém, lhes garanto que de fome eu não morro mais: já sei fazer meu próprio sanduíche.

Que todos tenhamos um excelente 2011.

7 comentários:

  1. É fazendo merda que se aduba a vida, não é? hehehe

    Eu vou dar muita cabeçada antes de entender de verdade esse teu texto, mas até lá pelo menos eu posso dizer que, como sempre (seu coisa), está lindamente escrito.

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Mano veio, aprender dói... mas vale a pena! Não tem nada melhor do que poder olhar pra trás e saber que tu conseguiu passar por tantas agruras da vida. Obviamente, só passa incólume a essas adversidades aquele ser estilo água morna, que não tentou, não realizou, não produziu, não meteu a cara... O "clique" da maturidade acontece em tempos diferentes e, mesmo quando acontece, só são merecedores de autoadmiração aqueles que têm a consciência de que enfrentaram seus medos e problemas e que, ainda, estão prontos para pular de paraquedas em mais um precipício.
    Parabéns pela sensibilidade de perceber que a tua maturidade chegou e parabéns pelo texto, acho que até vou postar algo no blog depois dessa...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Guri-do-que-momento, seu LINDO!

    Ai, andei abandonando minhas responsabilidades bloguísticas e mal consegui passar por aqui também. Senti falta dos teus textos bem desenvolvidos, prontos pra me ensinar uma porção de substantivos e sinônimos novos :D

    AMEI o texto e amei ainda mais todo esse eufemismo em relação as mulheres e seu amadurecimento precosse. Maaaaas te digo: ultimamente a mulherada anda achando que esse tipo de fuga masculina que tu citastes ali é bastante conveniente, e o negócio tá ficando GERAL, corram para as montanhas.

    Beijo, querido! :*

    ResponderExcluir
  4. lindo texto! Parabéns Antônio. beijos

    ResponderExcluir
  5. nossa cara, show de bola essas palavras

    ResponderExcluir

<< >>