Vá pro inverno com seu amor


Conheci essa semana um grupo bacaninha de blogueiros no Facebook que visam resgatar os bons tempos da blogosfera. Bem, pode parecer um pouco alienado da minha parte, mas para mim os últimos dez anos foram sempre bons tempos. É verdade que já não tenho mais o mesmo tempo e disposição para visitar blogs, fazer novos amigos e talicoisa, motivo pelo qual justamente fui atrás de uma alternativa que me fizesse resgatar essa prática. De todo modo, sempre foi bom escrever aqui, foi isso que quis dizer. O nome do grupo é Rotaroots e lá eles interagem, propõem temas para postagens e por aí vai. Por gostar da ideia e por me ajudar a manter o blog ativo, resolvi participar.
Bueno, propositalmente escolhi o tema "cinco coisas para fazer no inverno" já que os dias aqui no Rio Grande velho estão começando a gelar pra valer. É bom que se diga que esse ano ainda não fez aquele frio de deixar cachorro manco, o famoso rengueador de cusco, no entanto as previsões meteorológicas já trataram de resolver isso anunciando temperaturas negativas para o próximo fim-de-semana.
Pois bem, o que posso sugerir para que os amantes do inverno geladinho? Primeiramente, que tal um curso de inseminação artificial em bovinos? Ano passado, bem por essa época, era justamente o que eu estava fazendo durante uma semana lá em Arroio dos Ratos, cidadezinha hospitaleira e gelada pra caramba no forte do inverno. Nunca vesti tanta roupa na minha vida. Usei o poncho como cobertor. Queimaram todas as lenhas possíveis na churrasqueira para amenizar a tremedeira. Chimarrão a rodo. E na hora da aula prática, que delícia meter o braço nas pobres vacas naqueles bretes sem nenhuma proteção contra o vento que soprava dos lados, o que congelava até a alma da gente. Só o que ficava quentinho mesmo era o braço que estava dentro da vaca. Ótima pedida, vocês deviam experimentar.
Segunda dica, pegue uma gripe. É maravilhoso! O nariz fica que é puro ranho, funguento e assado de tanto assoar com lencinhos de papel. Com sorte, bate uma pequena febre que te derruba pra valer, os olhos lacrimejam até em filmes do Didi e você ainda ganha uma folguinha do trabalho, olha que maravilha! Ah, é só um vírus, gente! Existe maneira melhor de aproveitar o frio?
Em terceiro, sugiro tarefas básicas do dia a dia. Entrar no banho, sentar na patente, lavar uma louça (com água fria, naturalmente), sair da cama pela manhã. Nossa, é tão aconchegante! Você com aquele frio do caceta, tendo que despir todas as catorze peças de roupa que vestiu, ficar nu com a mão no bolso e permitir que a água pingue no seu corpo lhe proporcionando aquela sensação maravilhosa de frio que congela os dedos dos pés e, no caso dos homens, encolhe o pinto parecendo que você tem uma verruga dentro da cueca. Pra fazer o número dois também é legal, quem não gosta de sentar na privada e resfriar o popozão, né. A água da louça necrosa seus dedinhos afoitos e desfrutar da maravilha de sair da cama quentinha a uma temperatura de cinco graus (isso sendo otimista, porque dá pra ser com zero grau também) é algo que realmente não tem preço.
Após as tarefas domésticas, a quarta dica seria dirigir-se a qualquer lugar da cidade usando um transporte coletivo bem lotado. Olha o vírus de novo aí, gente! Com um pouco de malemolência, basta sentar perto de um senhor de mais de setenta anos que acredita que a vacina da gripe é bobagem e está tossindo até quase pôr os bofes pra fora, dar-lhe uma cafungada no pescoço, e bingo! Olha você aí de novo experimentando a segunda dica e contraindo um resfriado gratuito. As janelas fechadas do ônibus, trem, ou algo que o valha proporcionam também experimentar diferentes aromas dos fungos oriundos do mofo daqueles casacos que o vivente guardou durante todo o ano, sem sequer ter a decência de estender numa tarde de sol antes de jogar por cima do corpo velho. Se você for ainda um feliz proprietário de rinite alérgica, certamente espirrará durante décadas até que seu nariz lhe passe a impressão de que cairá a qualquer momento (sempre lembrando que isso também ocorre na segunda dica).
Por fim, caros amiguinhos, existem aqueles programas ótimos e divertidos que todo mundo gosta. Tomar um delicioso sorvetão, brincar num banho de chuva, correr na rua sem camisa às seis da manhã pra iniciar bem o dia, ou mesmo ir até a casa de um amigo banhar-se na piscina. Mas não vale piscina térmica, espertinho, tem que ser macanudo e peleador, afinal de contas adoramos o frio, não é mesmo? Uh, delícia, só de lembrar sinto calafrios.
Obviamente, nesse ínterim alguém dirá que estou utilizando argumentos do verão para avacalhar com o inverno. Ora, e não é que estará coberto de razão? Sou, assumidamente, um gaúcho que não gosta de frio. Não o friozinho chique, aquele do vinho, fondue, lareira e chocolate quente de Gramado. Isso é coisa de gente que tem dinheiro pra comprar casacos, gorros e luvas. Pergunte a quem dorme na rua se prefere o frio ou o calor; a quem trabalha em postos de saúde e hospitais sobre as benesses das baixas temperaturas. E por aí vai. Mil vezes suar em bicas. Vem nimim, verão!



Essa postagem faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots, um grupo de blogueiros que pretende resgatar os bons tempos do mundo dos blogs.

6 comentários:

  1. Fazer sexo com o ar condicionado no talo... complementando o seu texto irônico. Sério senti calafrios lendo o seu texto kkk Sou do sul também, o pessoal não sabe o que é friaca de verdade e morar perto do mar...

    ResponderExcluir
  2. Vc nao existe hahahhaha Mas, aposto, que basta viver um verão carioca para amar o frio. De coração. (Creio q nascemos em locais trocados pq so isso explica)

    ResponderExcluir
  3. Antônio, confesso que estou rindo porque nunca senti esse frio. O máximo de frio que eu senti foi um passeio por Campos do Jordão, quando fui a São Paulo pela primeira vez. Aqui no Recife, as pessoas (eu inclusa) adoram o inverno porque, quando não está chovendo, faz um clima fresquinho que dá até para dormir sem ar condicionado. Não acho ruim o clima daqui, mesmo porque sou dessas pessoas 'portadoras de rinite' e que pega gripe quando o vírus tá dando xauzinho do outro lado da cidade. Inclusive, estou gripada agora.

    Foi ótimo encontrar seu blog pelo Rotaroots. Apesar de ser um grupo incrível, não consigo acompanhar o papo lá da maneira que gostaria, aí frequento mais pelas blogagens coletivas e para encontrar blogs legais que sejam mais que um 'rostinho' bonito.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Aiiiiii Ton!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Só perdoo você falando mal do inverno porque é você.Eu tenho uma relação de amor com o frio, bem amor mesmo. Adoro frio. Adoro Gramado e acho que curto o frio chique merrrrmo! tá certo que sair da cama, entrar no banho e lavar uma louça não é lá muito agradável. Mas genteeeeeeeeeee, muito amor pelo inverno.

    Texto bem humorado como sempre. Adoreeeeei!

    Beijo :*
    (agasalha a Larinha, Tonton! E banho de gato nela, tadinha =\)

    ResponderExcluir
  5. Também tenho o costume de responder no blog da pessoa. Mas aí respondo no meu blog também, só para dar uma continuidade à conversa e ela não ficar lá pela metade nos comentários. hahaha

    ResponderExcluir
  6. Você vai me odiar mas sempre vou dizer: AMO frio. E não venha me dizer que eu não moro aí e talicoisa. Experimentei o friozão da Arrentina por uns dias e amei! Não suporto calor. Fico de mal humor quando estou suando. Não sei dormir sem meia ou descoberta. Odeio usar rasteirinha. Não gosto de tomar sol por motivos de: viro um pimentão.
    Odeio calor Tony, muito mesmo.
    GrazaDeus aqui em BH tá frioziho há semanas.

    E me perdoe. E agasalhe a LArinha e a Dani.♥

    ResponderExcluir

<< >>