Vereda musical

Tenho a impressão de que meu ingresso no Rotaroots, supracitado grupo de blogueiros no Facebook, movimentará o velho e por vezes enferrujado Que Momento. Percebi um leve aumento nas visitas e, o que é melhor, advindas de outros blogueiros, o que anima bastante. É sempre bom respirar os ares daquela blogosfera interativa de outrora, tempos em que construí amizades de enorme relevância na minha caminhada blogueira.
Assim sendo, pincei mais um tema por lá e trouxe para este recinto defensor da moral e dos bons costumes. Trata-se da primeira vez em que ouvi a minha banda favorita, chegaram a mencionar o mês do rock e talicoisa, mas obviamente terei de distorcer o assunto para poder escrever algo a respeito uma vez que estou para o Rock'n'Roll assim como o Fred esteve para os gols na Copa do Mundo.
O mais próximo que estive deste gênero musical foi quando tive uma fase de curtir Nenhum de Nós. Isso faz uns bons dez anos, já que foi na época em que estava tentando conquistar a Dani e passei a decorar as letras da banda com o único propósito de aproximar meus gostos dos dela. Confesso que com o tempo passei a gostar muito das músicas, mas nunca fui um fã inveterado de NDN. Aliás, de nenhuma banda específica. Meu negócio sempre foi curtir o gênero sem personificá-lo.
Meus colegas e amigos amavam Legião Urbana, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii e tantos outros. A mim tudo aquilo causava náuseas. Fui um rapazola deveras radical e achava um lixo todas aquelas letras melosas, a batida que soava sem graça e todo o ufanismo que qualquer banda causava na galera. Porém, antes que passem a me apedrejar, quero deixar bem claro que foi apenas uma fase. Anos depois, principalmente após ingressar no canto coral, abri minha mente para todos os estilos musicais e hoje gosto muito de rock, ainda que não delire ao ouvir qualquer banda que seja. Pode-se dizer que curto o som como gosto de MPB, samba, pagode, música clássica, marchinhas de carnaval e por aí vai. Gosto de muitos estilos musicais e estou sempre tentando agregar valor a isso. Ultimamente, por exemplo, tenho buscado ouvir um pouco de jazz e blues, pois penso que sempre é tempo de aprimorar o conhecimento musical.
Bom, mas o que amo de verdade? Música gauchesca e sertaneja. Sim, me julguem, não tem problema. Já foi muito pior quando tinha quinze anos e todos os meus colegas riam quando dizia que adorava as modas de viola, enquanto a turma toda ia pra balada ao som do que era sucesso no momento. Ainda que não haja nenhum ídolo em ambos os estilos que aprecio, me agrada demais ouvir as músicas aqui do Rio Grande do Sul, que retratam a lida campeira, a rotina do gaúcho e suas raízes, bem como também aquelas modas de viola que fazem o caboclo chorar abraçado ao rádio, seja de saudade do tempo antigo, ou por pura dor de cotovelo.
Tudo por influência familiar. A primeira recordação musical que tenho é das manhãs de sábado e domingo quando acordava e minha mãe já estava sintonizada na Rádio Alegria, aqui de Novo Hamburgo, cuja programação privilegiava os clássicos dos anos 90: Leandro e Leonardo, Chitão e Xororó, Zezé e Luciano. Cresci gostando muito daquele estilo e, quanto mais crescia, mais procurava saber sobre música sertaneja, o que me levava totalmente na contramão da gurizada da minha idade. Aos catorze anos, minha avó comprou uns CD's com as modas clássicas, aquelas que todo mundo canta quando está embriagado nos fins de festas e liberta o coração sertanejo que hiberna no limbo do subconsciente por vergonha de assumir que já cantou Fio de Cabelo debaixo do chuveiro.
Foi amor ao primeiro acorde. Descobri duplas como Cascatinha e Inhana, Tião Carreiro e Pardinho, Pedro Bento e Zé da Estrada, ícones que embalam minhas trilhas sonoras até hoje. Ao mesmo tempo, com o advento da internet, passei a baixar uma porção considerável também de músicas regionalistas e frequentar os bailes gaúchos, ao que despertei para Os Serranos, Os Monarcas, Porca Véia e tantos outros conjuntos aqui do Rio Grande do Sul que embalam os pares na sala de qualquer CTG.
Entre tantos nomes transitando nos dois gêneros acabei nunca fixando meu gosto em algum artista específico. Como disse antes, de uns tempos pra cá passei a expandir o conhecimento musical, livrei-me do ranço e juntei-me também à massa. É possível, numa mesma tarde, tocar Os Mirins, Matogrosso e Mathias, Gian e Giovani, Ivete Sangalo, Shakira, Sidney Magal, Mozart, Rita Lee, Chico Buarque, Luís Caldas, Ultraje a Rigor, Jane e Herondy, Fafá de Belém, Zé Ramalho, Fágner, Tribalistas, Soledad Pastorutti, Mercedes Sosa e ABBA na minha playlist. Gosto de todos os nomes citados e tenho muito mais em meu acervo. Música nunca é demais para os meus ouvidos, bem como assim aprendi a respeitar todos os gostos possíveis e aproveitar o que cada ritmo tem de bom para se curtir na vida. A primeira vez que ouvi a minha banda favorita, portanto, ainda nem chegou. Vai que a Lara resolve cantar e aí, quem sabe, fundo um fã-clube...




Essa postagem faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots, um grupo de blogueiros que pretende resgatar os bons tempos do mundo dos blogs.

15 comentários:

  1. Como assim moras no RS e não curtes rock? Rock Gaucho! pelaamooooorrrr.... hehehe das canções mais... ouvi muito rui biriva

    ResponderExcluir
  2. Tenho um post agendado no blog que intitulei "5 bandas gaúchas que eu adoro". É fato que não sou de nenhum fã clube, mas tenho uma queda imeeeensa por toda banda de rock que diz que veio do Rio Grande do Sul. NDS é top com julho de 83. Saddy e toda a trupe são uns queridos.

    Aprendi a ouvir e "curtir" a moda de viola graças ao meu pai, que apesar de alemão tem um pé gaúcho que nossassinhora. Mas gosto das músicas de ctg mais animadas... tche barbaridade, os serranos, garotos de ouro. ..

    "Eu sou do Sul. É só olhar para ver que eu sou do Sul. A minha terra tem o céu azul, é só olhar e ver"

    Adorei o post Ton!

    ResponderExcluir
  3. Não fiz esse meme da banda por quase o mesmo motivo que você: não tenho uma favorita. Se você for notar, quase todo post no meu blog tem um trecho de música e cada uma num estilo diferente. Acho que minha banda preferida é The Beatles. Mas também adoro sertanejo (sem ser do universitário) e mpb antiga. E Pink Floyd. E ABBA. Enfim, diferente de você não consigo ouvir dez estilos diferentes de uma vez só, cada momento pede um estilo de música. Difícil é decidir qual é o momento para cada música; mas, quando descubro, às vezes passo o dia inteiro ouvindo a mesma coisa até enjoar. Ou o pessoal de casa reclamar

    ResponderExcluir
  4. Claro que escrevi um texto enorme e quando fui publicar, puft. apagou. ÓBEVEO que isso iria acontecer. :/
    Mas vamos lá.

    Senta aqui e vamos conversar! Moda de viola é o que há. E quando a gente cresce no interior de Minas, a gente aprende a se divertir nos intervalos das aulas assim, cantando as modas. A gente vai pras "farras' da turma e o que toca? Modão.
    Adivinha com quem aprendi a gostar também ? PapiSoberano. Õ/
    Ele ama mesmo aquelas caipirescas, sem o requinte dos estúdios de gravação sabe?
    E como ele diz: essas músicas tem letra de verdade, contam histórias.

    Sigo amando também rock e mpb, e ouvindo todo o resto quando o humor e a ocasião pede. :D

    Se a Lara montar banda, o fã clube já tem dois membros. :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a Lara montar banda, o fã clube já tem três membros ;*

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Ton eu adoro sertanejo também, escuto as modas de viola, mas não sou muito fã. E acho que também não tenho uma banda preferida até porque eu gosto de tudo um pouco (menos rock pesado), o resto tem de MPB a funk no meu mp3.

    Se a Lara montar banda, o fã clube já tem quatro membros ;*

    ResponderExcluir
  6. Os serranos, adoroooo!! Bom d++++

    ResponderExcluir
  7. Eu fui fãzinha de tanta coisa que no final das contas não fui fã de nada. Hahahaha.
    Eu também curto modas de viola, Ton. Na verdade, o que tem pezinho em tradição, eu tô dentro, e por isso gosto de sertanejos desde sempre. Era muito fã de Leandro e Leonardo. Choraaaaaaava ouvindo os discos do meu pai. Nossassinhora! Bom demais! Conhece Os Nonatos? Tem umas letras muito bonitas também.

    Se a Lara montar banda, o fã clube já tem cinco membros ;*

    ResponderExcluir
  8. Minha primeira vez aqui. Vim do Rotaroots, então também estou nessa vibe de voltar as raízes da blogsfera! :)
    Embora eu não goste sertanejo - respeito pra caramba, porque meu pai adora! - gostei do seu texto (que é extremamente bem escrito!). Confesso que ao começar a lê-lo me bateu uma vontade de ouvir o tal rock dos anos 80 que vc não gosta - e que eu adoro e faz tempo que não ouço!
    O que eu curto mesmo neste lance musical é como a música é capaz de unir as pessoas. Acho que isso é o mais incrível. :)

    Um beijo,

    http://www.algumasobservacoes.com/

    ResponderExcluir
  9. eeeeita Ton que en'canta :p
    Como não curtir essas suas graças?! rsrsrsr
    Eu curto mais rock levinho ( rock levinho, rsrsrsrs), mas confesso que conheço e gosto de quase todas dazantigas de xitão e xororó leo e leo cantava tuuudo com minha mãe eu era apaixonada pelo swing do leonardo, mas de uns tempos pra cá minha mãe diminuiu o ritmo das ouvidas então eu também, rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Rotaroots dando gás nos blog dazantiga tudo hahahaha ♥

    ResponderExcluir
  11. Mas olha só: Adoro rock gaúcho. Só pra registrar

    ResponderExcluir
  12. Eu ouço sertanejo por influência do meu pai mas não tenho amor ao "gênero". Eu acho que me apego mais às músicas mesmo... Letras que me tocam, sabe?
    Ah, quero entrar nesse grupo aí tb!! rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. saudaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaade daqui.

    ~~~~mimimimimimimi~~~~

    ResponderExcluir

<< >>