ELE VOLTOU

Hosanas, aleluia! Enfim, a doce casa dos trinta graus foi ultrapassada com propriedade pela temperatura. Ele está de volta, o calor regressou. Este que vos escreve é um homem plenamente feliz. Adeus, atroz cobertor! Até o ano que vem, jaquetas, blusões de lã e adjacentes da era glacial! Setembro chegou, e trouxe consigo a redenção em singelas gotas de suor.
Nada como acordar com o estridente e feliz canto dos pássaros que, a pulmões plenos, anunciam que o dia amanheceu bonito. A natureza está mais verde, pois a primavera se aproxima. Minhas camisetas de manga curta sorriem, pois poderão finalmente deixar a funesta gaveta, que as manteve na clausura por longos e tortuosos meses.
Que saudade que eu estava de transpirar, sentir aquele soninho característico que o calor causa, a brisa fresca que deixa as melenas esvoaçantes e traz de volta às ruas as crianças brincando, jogando bola, aproveitando os dias em sua plenitude climática.
Permitam-me também saudar a alta da temperatura pela evidente redução no tamanho das roupas femininas, o que facilita o acesso dos olhos às curvas bem (ou nem tanto assim) definidas de nossas mulheres. Ora, o que é bonito é pra se mostrar, e aqui fica a minha saudação próspera a mais essa dádiva que o calor proporciona. Nada é pior do que aquelas toneladas de roupas que não distingüe gordas e magras, transformando a população numa tropa de pingüins frívolos e adiposos.
Infelizmente, essa fase dura pouco, já que a partir do fim de outubro passaremos a cozinhar no bafo dos quarenta graus, suaremos em bicas e verteremos água, implorando por uma chuvinha. Prefiro o calor, mas não sou hipócrita, tudo o que é em exagero é prejudicial. No entanto, nada abala meu humor, já que o sol deu o ar da sua graça novamente e estamos atravessando a semana mais quente dos últimos meses aqui no Rio Grande do Sul, que agora abandona o título de Círculo Polar Gaúcho.
As más línguas metereológicas pregam uma frente fria para o mês de setembro, mas isso não me preocupa, já que sei que é passageiro. A partir de agora, haverá a predominância do astro-rei, chuvas refrescantes de verão e meus amigos passarinhos poderão diariamente orquestrar o meu despertar.
Adeus, falanges congeladas, nariz "cremoso", como diria o Jader, e entupido, tosse seca, garganta doendo, martírio na hora do banho, pele ressecada e constrangimentos genitais. Aliás, louvemos o Senhor, Bráulio está de volta! Lépido, faceiro, abandonou a hibernação e novamente consigo vê-lo quando vou ao banheiro. Meu guri também agradece a chegada do calor.
Lamento pela grande massa de pessoas que prefere o frio, mas agora é minha vez de regozijar essa bênção dos céus que são os dias de tempo bom. Limpem as Havaianas, tirem o mofo das bermudas, troquem o chuveiro para o morno, tirem o pó das sorveterias, pois finalmente ele voltou.

"Batatinha, quando nasce,
esparrama pelo chão.
Daí vem o sol, o tempo bom, a chuvinha, as batatas crescem,ficam lindas, viçosas e eu como batata no almoço."

0 comentários:

Postar um comentário

<< >>