Balanço do Ano

Sintetizar em apenas um texto o significado que 2007 teve na minha vida seria um grande ato de audácia pura, pois certamente diversos fatos marcantes ficariam de fora injustamente. Nossas memórias falham até para recordar o almoço de ontem, então imaginem lembrar de histórias que ocorreram há doze meses.
Fazer o balanço do ano é, portanto, uma forma de encerrar um delicioso ciclo da minha vida, ressaltando alguns dos aspectos positivos e usando o que não foi tão bom como ferramenta de crescimento, amadurecimento e melhora para este 2008 que se avizinha.
É gratificante poder encher a boca, estufar o peito e dizer: foi o melhor ano da minha vida. Em verdade, bom seria se pudéssemos afirmar isso a cada dia 31 de dezembro, o que nem sempre ocorre. Isso realça ainda mais a importância de se poder regozijar sobre este 2007 que foi um imenso presente de Deus para mim, recheado de surpresas, aprendizados e grandes momentos vividos com muita intensidade.
Após 365 dias, alegro-me em poder escrever que sou outra pessoa. O simples fato de voltar a escrever e fazer disso um objeto lúdico, deixando qualquer pretensão supérflua de lado, já torna o ano especial. Outras aptidões, porém, surgiram no vigésimo segundo ano da minha caminhada. Como disse antes, nem tudo poderá constar neste texto, seja por esquecimento, ou mesmo por se tratar de particularidades não publicáveis, mas posso tentar citar certos fatos e/ou pessoas que me fizeram pronunciar o bordão-título deste blog por diversas oportunidades:
- Participar do Coral Infanto-juvenil da SMED: não poderia colocar outro item a frente deste, que foi o acontecimento mais emblemático de 2007, podendo ser classificado como a mola propulsora de tudo o que ocorreu a seguir. Descobrir uma aptidão até então retraída, ainda que alguns já conhecessem minha voz, foi algo simplesmente mágico. Há dias em que estou cansado, estressado, triste e, basta um ensaio do coral, para que eu recupere a leveza e o sorriso fácil. Além disso, este grupo abriu novas portas na minha vida. Pessoas, músicas, amores, enfim, pode ser que ninguém saiba, mas o coral foi o ponto de partida para o surgimento deste Antônio que sou hoje, algo que merece agradecimento eterno a Deus, à amiga que insistiu tanto para que eu fosse conhecer o grupo e, claro, aos que me acolheram tão bem nestes nove meses de música.
- Participar de dois retiros espirituais: em meio a tantas mudanças que minha vida sofreu, parar dois fins-de-semana para refletir foi uma forma de alicerçar os passos e escolhas que minha caminhada seguia. Rezar, estar perto de Deus e perceber todo esse amor de maneira tão evidente cooperou com a volta da minha sensibilidade e vontade de enxergar nos outros a minha própria felicidade. Muita gente fala, e eu ratifico: ter fé é, sim, combustível poderosíssimo para se viver bem.
- Conhecer Jader Bernardes: foi instantâneo. Bastaram alguns encontros para nascer uma amizade que classifico como "our concour", ou seja, foge a toda e qualquer classificação. Esse cara transborda talento, inteligência e sensibilidade. Hoje eu sei porque tantas pessoas o admiram e requisitam sua presença. O Jader é uma bênção que 2007 me trouxe e que os anos seguintes receberão de braços abertos. Um amigo na plenitude e sinceridade da palavra. Um irmão de coração, a quem dedico publicamente meu afeto.
- Conhecer Marquinhos: um prodígio? Um caçula? Um discípulo? Tudo isso e muito mais. Quando eu pensava que já tinha visto de tudo em amizades, eis que me surge um guri de 13 anos e, com muito talento, conquista minha amizade. O Vini estabeleceu uma relação de troca muito interessante dentro do nosso grupo de amigos. Enquanto absorve nossa maturidade com maestria e faz disso ferramenta de conquista, ele nos fornece a energia adolescente que seus hormônios pulsam. E vice-versa. É um cara do tipo verdadeiro, desses raros de se encontrar. Ô, sorte que eu tenho, meu Deus! Um amiguinho, um amigaço. Um amigo, e que amigo!
- Conhecer Ana Paula Mello Decarli: essa moça merece, por si só, um texto (um blog? um livro?) só para ela, tamanha a dificuldade em resumir o que ela representa para mim em 2007. Foi um resgate. Ana despertou novamente meu romantismo, minha sensibilidade, minha vontade de entregar meu coração a uma mulher. Aconteceu tudo de maneira tão rápida, que às vezes custo a acreditar que são só três meses de namoro. Hoje não sou mais apenas Antônio, mas sou um pouco dela também. Dedicada, apaixonada, artista e, de todas as artes, a mais bela. A formatação do amor que me completa, que me faz viver com fundo musical constante e me move a superar todos os dias meus melhores limites. Sem querer, me apaixonei. Por querer, amo-a diariamente, e cada dia mais. Com a presença dela, meu ano ficou colorido. Com a continuidade dela, minha vida tem significado.
São apenas cinco, dentre tantos fatos e pessoas que cruzaram o meu caminho em 2007. Injustamente, deixo de citar nomes de outros colegas de coral muito queridos, de pessoas da Pjesc que continuam comigo, meus familiares que, entra ano, sai ano, permanecem firmes ao meu lado em todas as horas, meus amigos blogueiros, os quais conheci virtualmente, mas com quem criei laços de amizade muito especiais, enfim, uma infinidade de coisas boas que este ano me trouxe e agora guarda consigo em suas páginas do calendário que se foram, mas deixaram suas sementes plantadas para que os anos que vêm a seguir dêem continuidade.
Fazer o balanço de um ano, no entanto, não é o mesmo que relembrar os acontecimentos de um mês, como sempre faço em meus balanços, mas chegar a alguma conclusão do que, efetivamente, significou este 2007 nos meus dias, ou do quanto avancei como pessoa. É passar a régua, fazer a análise e usar o saldo que restou para receber o ano novo que está chegando, cheio de tantas experiências novas.
O meu saldo, sem dúvida, é positivo. Um ano de trabalho, de conversas, de gente nova, de pessoas queridas que foram embora, de outras que se afastaram e voltaram, de futebol, computador, video game, risadas, músicas, lágrimas, textos, alegrias, tristezas, acertos, erros e muita felicidade.
Encerro 2007 com a certeza de que sou humano, sensível a tudo o que acontece ao meu redor e com uma vontade imensa de, acertando ou errando, seguir tentando sem parar. Por mais que a vaidade seja exacerbada, que receba elogios e tente camuflar as críticas, concluo que este foi o ano de assumir este Antônio que sou em sua plenitude, sem dispensar qualquer atitude que tenha trazido lucro ou revés.
Termino propondo a todos um balanço de que fomos e do que somos, pois, dessa forma, poderemos, no ano que vem (amanhã, no caso), determinar o que seremos. Muito obrigado a todos que, de alguma forma, contribuíram para fazer minha vida melhor em 2007.

Bom reveillon a todos!

5 comentários:

  1. MANO!!!
    Que honra, cara!
    Tenho um tópico só pra mim no teu balanço do ano e ainda me classificando como our concour!
    Acho todo o teu texto bom, pra variar, e sei das tuas grandes conquistas e aquisições de 2007, mas me dei ao luxo de não comentar o texto e focar no parágrafo em que tu, logo tu, escreve sobre mim...
    Isso me deixa prá lá de envaidecido (nojento mesmo...)!
    Embora as pessoas saibam o quanto elas são importantes umas pras outras, também é importante lembrá-las disso.
    E pra ti, meu amigo, o que eu posso dizer? Por muito tempo esperei que alguém do teu porte em minha vida. E tu caiu de pára-quedas, invadindo minha vida com a brutalidade de um hovercraft aliando a serenidade de um anjo e a inteligência de uma wikipédia, e tudo isso em forma de gente!
    De cara percebi que era uma amizade para vida toda. Depois vi que estava errado e me dei conta de que era um resgate de outras vidas, onde certamente fomos irmãos. E cá estamos, irmãos novamente. Não de sangue, mas de alma e coração.
    E estaremos próximos por todas as próximas vidas. Pode ter certeza.

    Enfim, falei muito e não falei o principal: te amo demais, meu irmão, e te agradeço pela tua existência na minha vida.

    Um beijo no coração!

    ResponderExcluir
  2. Agora sim eu fico insuportável: tenho uma parte só pra mim aqui no blog!! Tu sabe que eu adoro isso.

    Pode saber que tu representou todas as mudanças mais significativas na minha vida. O blog, o amadurecimento, a cultura vinda através disso, etc.

    Eu ainda não consigo expressar isso plenamente com palavras, mas tu sabe: tu é muito importante pra mim. E vai ser, ano que vem, e no outro, e no outro, e no outro, e assim sucessivamente.

    Te adoro, cara, irmão, garotão, e, mais do que tudo, amigo!

    PS: o ultimo comentário do ano é meeeu!

    ResponderExcluir
  3. Bom... o que dizer...
    Que, além de me sentir importante por ter um tópico meu(ok, quem ler isso pode pensar "óbvio, ela é namorada dele"... mas pelo "pouco tempo" que nos conhecemos e estamos juntos, é um grande presente),nosso namoro também aflorou em mim todos os meus melhores e mais sinceros sentimentos, valores e um sorriso no rosto há muito tempo adormecidos... O melhor de mim e também uma parte de ti.
    =]
    Que 2008 seja pra ti tão bom quanto 2007, em todos os aspectos da tua vida! Só coisas boas!
    Te amo muito!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo post.
    Os anos chegam e acabam e sempre têm aquelas pessoas que nos marcam e fazem toda a diferença, né?
    Fico super feliz em ler isso, e ver que estas tão bem.
    E quanto a perceber que és um cara diferente, posso dizer que percebi isso, mesmo com o pouco tempo que te conheço e mesmo sendo apenas virtualmente. Saiba que és sim especial pra mim, tá?

    Um beijão e que 2008 seja também o melhor ano da tua vida!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Por favor, por favor, me deixa participar daquele pedacinho ali do lado, dos depoimentos, vai... Escreve lá minha colaboração:
    "O Jr? Pra saber quem é o Jr de verdade basta ver as fotos que ele tem coragem de postar no Orkut. Se vc não se engasgar de tanto rir, com certeza vai saber quem é ele..."
    Valeu. JR, bom 2008!

    ResponderExcluir

<< >>