Além do Mampituba

Já dizia minha bisavó: "em boca fechada não entra mosca, nem sai abobrinha". Numa semana marcada pela falta de inspiração, preferi abster-me de encher lingüiça e esperar que o assunto viesse bater na minha porta. Bom, não aconteceu. Sendo assim, a montanha desloca-se lentamente em direção a Maomé.

Antes, porém, de qualquer outra coisa, preciso parabenizar publicamente o meu irmão do coração, Jader Bernardes, que hoje completa, literalmente, mais um janeiro de vida. Este cara, acreditem, é uma figura ímpar, desses amigos difíceis de encontrar por aí. Suas habilidades são cativantes e, como eu mesmo lhe dizia há pouco tempo, ele tem uma característica muito admirável de fazer o bem para as pessoas sem perceber, apenas pelo fato de ter uma índole irreparável. Portanto, mano velho, meus votos de muitas felicidades neste dia do teu aniversário.

E, como o assunto está no campo das amizades, vou acampar por aqui mesmo. Essa semana estive lendo os comentários dos textos do ano passado, buscando encontrar quem foram meus primeiros comentaristas virtuais, ou seja, pessoas que comentaram, mas que não conheço pessoalmente.
Tudo isso porque venho refletindo, através de outros textos que leio, sobre essa coisa de amizades virtuais que ganham proporções maiores do que o esperado. Apesar de eu ser ferrenho defensor do contato visual, do toque e do olho no olho, tenho que admitir que, sim, é bem possível estabelecer laços afetivos bastante estreitos com alguém via internet. Como todo relacionamento, também requer tempo e continuação, mas tenho visto vários exemplos de amizades virtuais muito interessantes, bem como tenho a sorte de cultivar algumas.
O começo deu-se em maio do ano passado, quando, de repente, uma tal de Gabriela encontrou meu blog e começou a comentar. Em retribuição, também passei a comentar em seu blog, além de acessar alguns links que haviam por lá. Não demorou muito e outra menina, Kaya, passou a também ler meus humildes escritos. Acessos aqui e ali, encontrei os caras do Manual do Suicídio, Adaílton e Éverton, que por um bom tempo também foram meus visitantes assíduos.
Foi então que, sem mais, nem menos, surgiu uma tal de Lilica. Também passei a comentar em seu blog, e percebi que, de todos, ela era a que mais comentava, marcando presença em quase todos os textos. Passamos a trocar figurinhas via comentários, até que ela mudou de blog, passando a usar o codinome Candy, quando finalmente passamos a conversar pelo MSN.
E aí, meus caros, surgiu esta que chamo de amizade virtual. Talvez o termo "virtual" passe a impressão de algo vago, esparso, mas tenho de dar meu testemunho em valor contrário a este. A partir destas conversas, conheci uma pessoa maravilhosa, madura, confidente e animada amiga, que hoje faz parte de todas as minhas orações. Tenho a honra de ser um dos poucos que sabe seu nome, que vê suas fotos e recebe tanto carinho que ela distribui aos seus amigos.
A partir daí, muitos blogs visitei e muitos blogueiros me visitaram. Freqüência relevante de Shirloka, Aline, Luiza Lisboa, Halyni e Karol Holzer (que casou em dezembro), dentre outros que comentaram uma, ou duas vezes. Entretando, nem todos permaneciam tão firmes quando minha amiga do parágrafo acima.
Isso, até surgir Karina Mendonça. Tá certo que com essa moça eu não converso pelo MSN, mas também tenho o orgulho de considerá-la minha amiga. Temos aí outra baita sensibilidade na escrita, comentários autênticos e fundamentados, bem como a freqüência necessária para nos aproximarmos via troca de conselhos e experiências pelos comentários, um no blog do outro. Kari que, por sinal, teve a sorte de conhecer a Candy pessoalmente nessas férias, algo que, oxalá, quem sabe um dia eu também consiga realizar.
Após o surgimento de minhas amigas virtuais, ainda passaram moças pelo meu blog, como a Tá, do Chutando Pedras, que até layout fez para mim e a princesa Marina, com seus comentários sempre cheios de sentimentos.
Mas, faltava um cara. Um parceiro. Uma ginga. Um tricolor. Foi então que, em meados de junho, surgiu Frodo bolseiro, um carioca pra lá de gente boa, apreciador nato de minhas bobices e fotos do Orkut. Se você quer diversão, boa leitura e poesia de qualidade, acesse o blog desse cara, que eu assino embaixo. Este é outro que ainda vai me fazer viajar até à Cidade Maravilhosa para ter a honra de conhecê-lo. Como diria Fausto Silva, "mais do que nunca, o marido da dona Fátima. Ô louco, meu!"
Em termos de virtualidade, vinha eu muito contente com meus três amigos de fé, irmãos camaradas, até começar a participar do chat de uma comunidade do Orkut, denominada Jacaré Banguela. Foi lá que, de dezembro pra cá, tenho percebido de perto esse lance de laços muito bem construídos pela internet. Os papos, regados à muita besteira, são engraçadíssimos e divertidos.
Graças à curiosidade de alguns, que acessaram este recanto, pude conhecer recentemente outros blogueiros de fé, como o catedrático L.A (A, de Antônio, meu xará, mas que momento), ou a amável simpatia de moças como a Thali, Marceli, Samanta Vicentini, entre outros com quem estou me comunicando aos poucos. De lá também aparecem leitores ilustres, como a doce Valentine, por exemplo.
A verdade é que faz muito bem conservar esse tipo de interação com pessoas de outros estados, gente com climas, sotaques e costumes diferentes, que, alheios a tudo isso, conseguem perceber, apenas através de um teclado, os valores e sentimentos que conservo. Não tenho dúvidas em dizer que, seja pela presença do Jader e meus amigos de Novo Hamburgo, ou pelo pessoal da internet, estou muito bem servido de amigos, graças a Deus.
Um viva ao advento da tecnologia, aliado à sensibilidade do ser humano.

8 comentários:

  1. A Thali ali sou eu?????

    \o/ Que lindo!!!! Meu nome num blog famoso...

    ResponderExcluir
  2. Oxente! E tu escreveu tudo isso quando a inspiração não veio? Aff... imagine se ela tivesse aparecido em????

    É sim "guri", aprendi que amizades "virtuais" podem ser muito valiosas e maravilhosas.
    A Candy se tornou alguém "muito importante demais" pra mim. Ela sabe coisas que não conto nem pra minha melhor amiga, acredita? E, encontrar com ela, foi como encontrar uma amiga que mora fora e que a muito eu não via. A conversa fluiu tão naturalmente, sabe? A gente já se conhecia tão bem, que, perguntávamos as coisas... Foi... sem palavras para descrever como foi bom! Ela acabou se tornando um bocado mais especial pra mim.
    Mas, aqueles que ainda não tive a oportunidade de conhecer também são muito especiais e estou sempre pensando neles...

    E ei... a gente num se fala no msn por quê? Se tiver interessado... hehehehhe
    kari_mendonca@hotmail.com
    Eu só não entro tanto assim, mas de vez em quando eu apareço por lá...

    Beijão pra tu!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem que eu não tenho direito (ainda) a aparecer em um blog famoso como a Thali... HAHAHA
    Mas vou deixar a marca aqui, para dizer que vc escreve fodamente rapaz!
    Gosto muito de ler, e a leitura do seu BLOG é legal de se fazer. Rimou! Que brega! Hahahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Parafraseando o titular do blog, me limito a dizer:

    que momento!

    ResponderExcluir
  5. Aiiii
    vc quer me fazer chorar é?!
    Eu já sou boba pra chorar e vc ainda me emociona assim!
    ^^
    :D:D:D:D

    Feliz demais por ter lido isso!
    Não é a toa que vc é "o" Branquelo!
    \o/\o/
    É verdade... fui comentando aqui e vc lá... quando vi eu já estava visitando vc todos os dias e vc sempre presente, me ajudando taaaanto!
    Eu sei q já falei um bocado sobre isso (êta que "guria" repetitiva hahaha), mas vc teve uma importância ímpar na minha vida em 2007 e vai continuar presente por muuuuuuuuitos anos ainda!
    hihihihi

    E levantemos as mãos para o céu e agradeçamos pela invenção e disseminação da internet!
    Une pessoas mesmo! E não é porque não é pessoalmente que é superficial!

    Lindo, lindo,lindo o que eu li!
    Gostei mesmoooo!

    Beiiiijooo

    *af... Até Kari quis me emocionar hoje foi? Vocês estão competindo é?!
    \o/

    ResponderExcluir
  6. A força que o mundo virtual exerce sobre os internautas é muito forte. Para alguns é algo natural e para outros passa despercebido. Vejo por mim, que de contatos no msn, orkut, enfim, desse mundo virtual achei uma pessoa maravilhosa que hj é minha namorada. Imagine amizades nascidas desse Meio. Mundo virtual não é uma solução definitiva para os problemas de abigos, mas ajuda muito de vez em quando.

    ResponderExcluir
  7. Ô LOUCO, MEU! Quanta honra ter o meu none citado nesse post desse cara que além de ótimo escrivão ainda é tricolor (sim, porque nós, os tricolores, formamos uma irmandade nada secreta!). Valeu, meu mano dos pampas, eu sempre soube que vc era um cara bacana. Um dia ainda vou aí na cidade dos hambúrgeres só pra visitar vc e o seu discipulo Marquinhos!!!
    Grd abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olhando apenas pro meu umbigo, só quero deixar registrado neste meio virtual que tudo o que disseste é muito bom de ser lido e ouvido, ainda mais porque tu moras no meu coração, és um ser humano único, um número ímpar (e primo), uma inteligência enorme, uma gentileza e uma serenidade que saem pelos poros... e a lista de adjetivos pra ti é longa...

    Antes do abraço de jibóia final, limito-me a dizer quatro palavras!
    QUE MOMENTO!
    MUITO OBRIGADO!

    Abração!

    ResponderExcluir

<< >>