Criticar x Denegrir

Ontem li mais um dos milhares de textos que botam o BBB abaixo de fiofó de cachorro. Não, não serei mais um a escrever sobre o tema. Já o fiz uma vez, já opinei por aí a respeito e, portanto, não creio que ainda precise escrever mais sobre a serventia, ou não, desse programa.
Acontece que, nesse texto que li, a autora ridicularizava incisivamente as pessoas que assistem ao reality show da Globo. Aliás, dificilmente leio algo nesse sentido que não contenha na opinião do autor a classificação de quem gosta de BBB como retardado e outros adjetivos menos votados.
Bem, eu gosto. Assisti a todas as edições, assisto a essa e assistirei a todas as subseqüentes. Não quero entrar nos méritos, como já disse, se isso me faz mais, ou menos inteligente. Contudo, me intriga esse sentimento que a maioria das pessoas possui de, ao exprimir sua opinião, denegrir o gosto alheio.
É claro que não me ofendo se alguém me classifica como idiota, apenas porque acompanho um programa que a pessoa considera inútil. Me incomoda mesmo é essa percepção distorcida que alguns têm de que criticar é igual a denegrir.
Observem atentamente as opiniões publicadas internet afora. Na maioria das vezes, não basta criticar, mas também fazer chafurdar na lama os adeptos do assunto criticado. Para fazer valer a minha opinião, preciso escrachar com a do outro. Meus argumentos terão peso apenas se eu conseguir diminuir o pensamento alheio. Pequeno isso, não?
Gosto de dar exemplos. Eu acho Friends uma merda, um seriado sem a menor graça. Enquanto milhares de jovens da minha idade curtem Legião Urbana, eu ganho otite só de ouvir uma música cantada por Renato Russo. Sim, essa é a minha opinião. Todavia, tenho amigos muito próximos que idolatram esses dois exemplos sobre os quais opinei, e nem por isso os considero menos favorecidos intelectualmente do que eu.
Há uma resistência muito forte em aceitar o diferente, e não consigo entender o porquê disso. Tá certo que os iguais se procuram, se unem e convivem em harmonia. Porém, infelizmente, não é o bastante. É necessário esculachar, espezinhar o gosto do outro. As críticas fogem do controle lúdico, piadista, rumando para a ridicularização de quem curte algo que não aprovo.
"Gosto não se discute", é o que diz a sabedoria popular. Entretanto, na hora de julgar, o povo não é tão sábio assim. No estádio de futebol, o cara que torce para um time diferente do meu tem sua mãe crivada de elogios não publicáveis neste texto. Aquele que se veste com roupas exóticas vira alvo de apelidos e denominações nada carinhosas. Música sertaneja virou música de corno. Emo não presta, e daí por diante.
Agora me respondam, o que ganhamos diminuindo alguém? Será que não é suficiente apenas opinar e aceitar que o outro pensa de outra forma? Sinceramente, não classifico como egoísmo esse tipo de atitude. Se coloco uma opinião contrária à minha no fundo do poço, é porque não tenho forças para sustentar meu pensamento frente a outros em desacordo.
Em suma, denegrir a opinião alheia é um sinal sério de fraqueza. E eu sinto pena de quem só consegue opinar desrespeitando os outros. Para algumas pessoas, a chegada do século XXI ainda não significou a evolução das idéias com a compreensão do que discorda dos meus conceitos. Daí, surge o preconceito, que conserva a máxima de que tudo o que não se enquadra nos meus dogmas é errado. Mas, isso já é assunto para outro texto...

14 comentários:

  1. Apoiado!

    Concordo em gênero e grau com a idéia escrita hoje. É triste conviver com pessoas que pensam dessa forma, que criticam tudo e a todos, inclusive contradizendo-se a respeitos dos próprios gostos. Eu tb olho BrigBrother e confesso que só passei a gostar disso na edição de 2007, pois foi a unicia que me cativou. As anteriores eram uma bosta, no entanto era a minha opinião. Televisão é isso, ainda hoje queremos ver pessoas passando por problemas ao vivo, discutindo em cadeia nacional e essas coisas que só a TV sabe mostrar. Cabe a nó nos desvencilhar desses gostos ou respeitar os gostos dos outros. Quem quer respeito de alguém precisa respeitar primeiro, assim a troca é mútua

    ResponderExcluir
  2. Ah moçinho!!!
    Concordo com isso.
    Eu, particularmente não gosto do BBB, acho idiota e uma perda de tempo. Mas tem gente que assiti e eu não tenho nada a ver com isso.
    Um outro exemplo é que, não gosto muito de moda(não falo da moda no sentido amplo, mas o sentido MODA mesmo), mas uma das minhas grandes amigas é modelo e moda é o assunto que ela mais fala e mais gosta. E, apesar de não gostar, eu não a critico, pelo contrário, entro na conversa e acabo aprendendo algumas coisas...

    Também acho que criticar denegrindo é uma falta de respeito e de argumentos suficientes.

    Beijão pra tu

    ResponderExcluir
  3. Abaixo de fiofó de cachorro vc forçou Tonhão... XD
    Mas tu ta certo. concordo com o ponto de vista.
    Eu nem tento mais falar sobre isso, eu perco a estribeira, acabo falando muita bobagem. Mas vc atingiu o equilibrio. E não é que eu esteja diminuindo alguém, é só que não dá pra aceitar certas coisas. Mas eu tento entender, ser pelo menos tolerante quando não posso ser compactuante. As diferenças estão aí, precisamos aprender a lidar com elas, aceita-las.. que graça teria o mundo se todo mundo fosse certinho que nem eu? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Teh parece =P
    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. o que as pessoas sabem fazer de verdade é o julgar o outro sem olhar o próprio umbigo! julgar simplesmente por julgar, para poder dizer que tem uma opinião. tá na hora de cada um começar a cuidar da própria vida e deixar de dizer o que o outro deve ou não fazer!


    ahh.. eu quase que tenho que usar um dicionário para ler seus textos! hahaha.. vc escreve mto beeem Antonio! quando crescer quero ser igual a você! heheheh

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa! fazia tempo que eu não lia um texto teu e realmente tem uns bons aqui :P eu concordo plenamento com isso, menos a parte de não gostar do legião urbana, mas isso não importa! eu já tive várias conversas desse tipo com a minha mãe (sim, nós discutimos assuntos desse tipo e de outros vários :D) e adivinha? tudo começou com o bbb! aeiuhaeiu' Eu já ouvi muita gente falando mal das pessoas que olham esse progama e nunca gostei disso :P Taí mais uma das opiniões em que temos em comum!
    saudades de ti, Antônio!
    Um Beijãoo

    ResponderExcluir
  6. Mano, infelizmente o mundo é assim...
    E não estou sendo conformista!
    Quando eu recebia uma crítica, tempos atrás, a minha reação era criticar tudo e escrachar realmente aquela pessoa que me criticou. Hoje, já estou melhor (obviamente ainda estou a megaparsecs de distância da perfeição) e já sei ficar na minha. Fui criticado, simplesmente me calo e digo que é um direito daquela pessoa pensar assim.
    ODEIO queijo parmesão (vomito só com o cheiro) e DETESTO funk, entre outros tantos desgostos e, mesmo que eu não entenda o porquê das outras pessoas soterrarem suas comidas com aquela coisa fedorenta ou de fazerem filas para entrar num baile funk, no mínimo tenho que respeitar as suas opiniões...
    E é isso.

    Um abraço, mano querido!

    ResponderExcluir
  7. Primeiro deixa eu comentar sobre minha meia-prima. O que ela fez foi pura burrice, sem dúvida! Mas daí a pessoa sair espalhando é pura maldade sim!
    Pq se ela fez, ok. Mas quem espalhou nao tem nada a ver com a vida dela.



    Não vou falar sobre BBB até pq tb já falei que não gosto e blablablá...
    Mas realmente não gosto e criticar é uma coisa, esculhambar, baixar o nível é outra.
    Não tem argumento e faz isso.
    Sim, sim, eu já fiz isso!
    ¬¬
    Mas é assim que tenho bem explicito na minha cabecinha oca.

    *ah, sertanejo né coisa de corno não...
    eu tenho escutado!
    uahuahauhaha

    ;*********

    ResponderExcluir
  8. Assino embaixo.

    Só que eu não consigo deixar de evitar, por exemplo, alguém que use drogas. Tenho medo desses tipos, por que a maioria acaba indo de encontro ao crime e daí já viu. O que não impede, é claro, de existirem drogados tri gente boa (eu pleo menos conheço uns quatro).

    E BBB eu também gosto, tanto é que assisto todo dia. E, pasmem, continuo com o mesmo nível intelectual de antes, ;)

    Abração, mano, adorei o texto!

    ResponderExcluir
  9. O preconceito é um dos grandes males desse mundo!

    Não tenho nem oq falar...vc disse tudo!

    Beeijos! Bom fds!

    ResponderExcluir
  10. eu assisto o BBB e tenho plena consciencia de que o programa nao eh bom, mas eu assisto igual e gosto mesmo nao sendo bom e nao me enriquecendo em nada culturalmente, as pessoas acham moda criticar o BBB e acham moda dizer que a TV é uma merda e isso e aquilo e acham que o máximo nao ver TV. Ja eu penso que TV é mais lazer que cultura, quer cultura leia um livro.

    bjao
    vou te add nos meus favoritos ok?

    fui

    ResponderExcluir
  11. Mais uma vez valhe a pena vir aqui. Gostei do jeito que você expôs o assunto e, realmente, eu não tinha parado para pensar dessa forma. Sou da opinião que cada um faz o que quer da sua vida e tento não criticar quando o que querem fazer é diferente do que eu sugiro que façam ou o que faço.
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  12. é que esquecem que cada um tem o direito de ser e curtir o que quiser.

    tem muita gente que acha que o que lhe agrada é o melhor e mais certo.

    pra mim, é pura ignorância e falta de cultura criticar o gosto alheio.



    pois, é. beijinho

    ResponderExcluir
  13. É =/
    Infelizmente as pessoas não aprederam a respeitar o diferente ainda não =/
    Como você mesmo disso, as pessoas criticam humilhando as outras pessoas...
    E o respeito vai virando algo cada vez mais raro nas mais diversas situações =/
    Bjos =***

    ResponderExcluir
  14. Concordo com tudo o que escreveste.
    Também assisti todas as edições do
    BBB e estou assistindo essa também.
    Parabéns pelo texto! Soubeste exprimir muito bem o desrespeito que certas pessoas têm com o gosto alheio. Beijos.

    21 de fevereiro de 2008

    ResponderExcluir

<< >>