A quarta e as cinzas

Aqui quem vos escreve é o que sobrou de um caipira que resolveu aproveitar o carnaval numa praia de Santa Catarina. Vou arriscar a contar tudo num texto só, apesar de ter muito pano pra manga.
Tudo começou na sexta-feira à noite, quando fomos para a capital do Rio Grande do Sul, que alguns conhecem como Porto Alegre (eu prefiro chamar de Porto do Caos, Apocalipse Alegre, ou algo que o valha), para, ingenuamente, tomar o ônibus em direção à praia da Pinheira. Quando me deparei com aquela montoeira de gente, percebi que não tinha sido apenas eu que tinha resolvido viajar no feriadão. Pessoas aos borbotões, um bando de desvairados, cada um correndo para um lado e eu, me sentindo com 5 anos de idade e perdido da mãe, iniciava minha luta ferrenha na busca pelo box certo onde embarcar.
Muitas perguntas, cotoveladas, pedidos de "com licença" (pouco atendidos, por sinal), dois sucos, duas Trakinas e duas palavras cruzadas depois, lá estávamos nós, acomodados nos bancos designados e prontos para deliciosos quatro dias de descanso.
De fato, devo confessar que a praia me surpreendeu positivamente, o tempo auxiliou de maneira materna e consegui recuperar minhas horas de sono (para perdê-las posteriormente, mas trato desse detalhe mais adiante). Contudo, engraçado mesmo é contar alguns detalhes, digamos, não tão favoráveis, porém marcantes.
Ao ligar a televisão, as primeiras surpresas. Assistir ao Jornal do Almoço (essa só quem é gaúcho ou catarinense entende) com apresentadores diferentes, o mapa na previsão do tempo absurdamente menor e aquela sensação de "eu quero meu sotaque de volta". Terra estranha, me senti um E.T. Branco, diga-se de passagem. Nem precisava dizer que era a primeira vez que eu ia à praia na temporada, pois a diferença de cores entre as pessoas e nós denunciava a abissal falta de melanina em nossos corpos.
A segunda surpresa, ou melhor, impacto, é a invasão carnavalesca. Carnaval no jornal da manhã, no Jornal Hoje, no Globo Notícia, no Jornal Nacional e, porque não dizer, no Jornal da Globo também. Aliás, cabe aqui um protesto. Após passar oitenta minutos me esforçando para decorar um samba-enredo, eis que vem uma escola diferente, e começa tudo de novo! Que ingratidão com o telespectador. O único que eu consegui cantar com mais calma foi o da São Clemente, já que os seguintes me embaratinaram todo e limitei-me apenas a dormir embalado pela narração do Cléber Machado (que narra carnaval com a empolgação de quem narra futebol) e os comentários contundentes de Aroldo Costa e sua marcante voz de Gremling.
Bom, já se pode concluir que passei os dias em casa assistindo aos desfiles pela televisão, isso é fato. Sair de casa, apenas para rápidos mergulhos na salmoura que alguns chamam de mar, ou para ir ao mercado comprar mantimentos.
Por sinal, macacos me mordam, mas por que cargas d'água as pessoas teimam em ir ao mercado de sunga e biquíni na praia? É mais do que deprimente, é brochante. Aquelas barriguinhas estilo borda de catupiry, ou então uma leve tanga reveladora de genitálias flácidas são fatores que me atrapalham vorazmente na hora de escolher um alimento. Pessoalmente, não tenho coragem de sair de sunga sequer na praia, que dirá no mercado, local de acesso às necessidades básicas do ser humano. Lamentável.
Já na praia, o festival de despudor aumenta ainda mais. Ou o espelho de algumas pessoas é diferente do meu, ou minha visão é mais privilegiada do que as demais. Algumas vovós parece que esquecem que a lei da gravidade não falha, e acabam mostrando um pouco a mais do que realmente precisamos ver. E, se celulite fosse oxigênio, não haveria problemas de poluição no mundo, pelo menos em Santa Catarina. Deus do céu, nem é bom lembrar.
A parte boa foi ter passado do estado "brancura leitosa" para "leite com alguns pingos de café", que também pode ser chamado de "quase marrom". Não poderia almejar mais do que isso passando protetor com fator trinta. A não ser, é claro, quando sua namorada esquece de passá-lo numa parte das costas, a qual o sol agradece e prontamente transforma em churrasquinho. Não bastasse ser branco, agora estou em modo zebra, com listras vermelhas pelo corpo. Uma beleza.
Diversão vai, descanso vem, eis que chegou a hora de voltar. Após sete horas de viagem, em meio a um conturbado sono, me vi desembarcar novamente na capital, dessa vez sem um décimo de gente que na ida. Pudera, não é todo mundo que gosta de estar acordado às quatro e meia da manhã na rodoviária. Como bom caipira que sou, não sabia nem como fazer para pegar um ônibus para casa. Mas, diz o clichê, quem tem boca vai à Roma e, após nova bateria de perguntas aos gatos pingados que por ali passavam, descobri um ônibus que me traria de volta à minha cidade. Às seis da manhã... O que fazer em uma hora e meia de deliciosa espera? Além de cuidar das malas, um café com leite e pastel de frango, pois não sabia a que horas voltaria a comer.
Bem, a parte boa é que está provado que é possível sobreviver a uma jornada desse porte, já que estou aqui contando-lhes as novidades. Assim que recuperar minhas plenas faculdades mentais, retomarei as visitas e colocarei em dia meus comentários em vossos blogs.
Me despeço desejando um feliz Ano Novo a todos, pois sabemos que, no Brasil, o ano começa somente após o carnaval. Não hoje, porque é quarta-feira de cinzas, e precisamos recuperar o cansaço da folia. Tampouco amanhã, porque é quinta, e quinta é véspera de sexta, então não há motivo para o brasileiro iniciar seu ano na quinta-feira. Portanto, aproveitem: segunda-feira começa o nosso tão esperado 2008.

16 comentários:

  1. Nossa que carnaval...hum parece que foi tudo de bom...Vc deve estar lindo de zebra listrada de vermelho..rsrsrsrs Bom começo de ano para vc também...Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada! Eu precisava ler algo assim para reanimar os meus animos... hehehehehehehhehehehehe

    Adorei a tua viagem... Deve ter sido ótima, apesar dos pesares... Ô, queria te ver assim como uma zebrinha... hehehehe

    Ah! E sim... é deprimente entrar em um supermercado na praia... também não gosto da experiência não...

    Beijão pra tu
    e feliz 2008...
    (só brasileiro mesmo em....)

    ResponderExcluir
  3. hehehehe tá bom, faça beeeem muita inveja.....

    hehehe
    meu carnaval foi o óóóóóó

    =*

    ResponderExcluir
  4. Adorei!
    Sou catarinense e vou direto para o litoral daqui. Essa sensação que vc descreveu do Jornal do Almoço (só catarinenses e gaúchos entendem mesmo) é a mesma que eu tenho quando assisto ao jornal em Capão da Canoa. Cadê meu mapa? Aii que sotaque estranho!
    É nojento ver os caras de sunga no mercado. As mulheres de biquíni também, pior ainda.
    Praias catarinenses são lotadas de celulite. Tem cada um que não se enxerga...
    Meu 2008 de verdade começa mesmo na terça dia 12, quando recomeçam as aulas na faculdade.

    ResponderExcluir
  5. Irmão, adoro o teu jito de expor os fatos bons, e gosto ainda mais do jeito de expor os fatos ruins.

    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Você tem um jeito divertido de expressar tuas idéia,Parabéns!
    Espero que eu aprenda alguma coisa lendo suas histórias, tenho muito que aprender aindaa!Rs
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Que odisséia meu chapa, bem vindo de volta a terra santa dos gaúchos

    ResponderExcluir
  8. Antouniou!
    Eu adoro quem escreve bastante uahsuahsuhuash principalmente quando sou eu kkkkkk
    Adorei ler sua hitorinha, foi contada de um jeito bacana e gostoso de ler.
    Obrigada pela força la nos caipiras ;)
    Nossa, preciso me lembrar de escrever quem me deu os selos embaixo deles como vc fez.. duro é lembrar quem me deu cada um...
    Sobre as postagens que fiquei de fazer hoje, só fiz uma, mas a noite vou fazer as outras, e em uma delas vai ter uma surpresa pra ti, não esquece de olhar amanhã ;)
    Um beijo! E descansa, senao vc vai ter quinta e sexta de cinzas tbm.

    ResponderExcluir
  9. Hehe...
    Vale contar de quando eu fui comprar água de côco, volto toda saltitante (achando que ia agradar) e quando te dou pra experimentar, tu me olha com uma cara e diz, assim, só pra praia toda ouvir...
    "mas, tchê, quanto é que tu pagou isso?"
    "3 reais"
    "pagou 3 pila por essa água suja?"
    "ah, eu gosto"
    "mas isso pegaram água do mar e colocaram aí dentro, só pode..."

    ¬¬

    ResponderExcluir
  10. Aiiii, Branqueloooooooo
    vc não existe! (eu sempre digo isso ¬¬).
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Adooooooro suas narrativas!
    uhauahuahhahuauha
    ri bem demaaais agora viu!

    A parte da cor, das listras, do narrador com empolgação de futebol, das pessoas sem espelho...
    tudo óóóóótimo!
    uhaauhuahauhauhauahuaau

    Eu imaginei tudinho!
    mas essa parte de biquine e sunga no supermercado...
    hahahahahaha
    isso eu vejo direto
    ¬¬
    A pessoa perde até a fome (momentaneamente, claro hahahahaaha).
    Povo tosco e sem noção!

    Otimo post pra começar 2008
    heheheh

    beeeeeeeijo, branquelooooo ops...
    Quase-marrom!

    ResponderExcluir
  11. Antônio!
    Mto booooom esse texto! Me diverti mtooo!! hahaha
    Faz tanto tempo q nao vou a praia...tenho saudades disso td!!
    Bom Ano Novo pra vc tbm! ;)
    Beeeijos!

    ResponderExcluir
  12. Arrasou no post Antonio! hahaha.. mto bom seu carnavaaaal! mas como assim? ir para a praia e ficar assistindo tv?? assim num dá! :p
    e a São Clemente, vc viu?? caiu, coitada!! só pq vc aprendeu a cantar o samba deles!rs
    Feliz Ano Novo pra vc tbéém!
    aahh.. fiquei curiosa pelos apresentadores daí! :D

    ResponderExcluir
  13. Minha barriga gelou quando eu vi logo embaixo do meu comentário, que alguém tinha postado!.. rs.. Sou uma boba mesmo!.. Marinheira de primeira viagem.. hahsoha
    Obrigado mesmo Antonio pelas palavras, me senti muito bem sabendo que alguém leu!

    Eu tento entender meus pais, tento mesmo. Mais tem horas que da vontade chutar o baldee! Rs

    Obrigado meesmo pelo comentário!
    Outro beijo pra você, e tenha um excelente semana! :D

    ResponderExcluir
  14. eu moro na praia e minha cor é cinza-areia. HAuHAuHAuHauhA

    q viagem, heim...
    deveria ser rpoibido entrar no mercado com roupas de banho.
    no shopping aqui perto de casa, é... eu acho...

    bom, segunda começa 2008!

    de volta a rotina...

    q deveria ter começado dia 1 de janeira.

    que momento, heim?

    :*

    ResponderExcluir
  15. Cara, bem-vindo à praia na alta temporada... Em Tamandaí e Capão o trânsito é sempre caótico, tem filas pra tudo e o preço é exorbitante para qualquer coisa.
    Enfim... meu espírito já aprendeu a ser evoluído e não me importo mais com engarrafamentos e filas, fui à praia para desestressar e consegui.
    Meu 2008 já começou desde 01/01, com a nobre presença do estimado irmão e de muitas pessoas especiais. Estou trabalhando feito um mouro há dias e só irei parar no período de férias de inverno.
    E não to nem aí, encaro os desafios de peito aberto e me garanto (mas ahhh...)

    Um abraço e bom retorno, mano!

    ResponderExcluir
  16. ei, tas tolo? Segue reto toda vida, tá ligado?! Altas emoções para um início de ano.

    ResponderExcluir

<< >>