Curtas gaúchos (2)

Afinal de contas, que mística a segunda-feira carrega consigo? Por que causa, motivo, razão ou circunstância o trabalhador/estudante brasileiro detesta o segundo dia da semana? Não, não pode ser apenas má vontade por ter de trabalhar, tem que haver algo de mais sério influenciando os sentimentos.
Vejam o meu caso: muitos assuntos, várias coisinhas sobre as quais poderia aqui discorrer tranqüilamente, não fosse hoje uma funesta segunda-feira, início de mais um período de cinco dias árduos de trabalho escravo e torturante (me puxei no coitadismo agora).
Bem, essa pequena, porém contundente introdução foi apenas para revelar que hoje escreverei sobre temas breves, já que não estou com saco para estender-me demasiadamente.

***

O salário mínimo aumentou trinta e cinco reais. Tudo bem que esse dinheiro, pra quem vive na miséria, faz diferença, mas não deixa de ser uma boa tirada de sarro com a cara do brasileiro. Sim, eu ri. Viver num país onde se faz uma extensa matéria no Jornal Nacional com pessoas comemorando que terão TRINTA E CINCO REAIS a mais para gastar no mês é algo do qual preciso rir para não chorar.
Um economista, que certamente gasta isso em seu almoço diariamente, teve a petulância de dizer que esse aumento será gasto pelo brasileiro com alimentação, vestuário e outras compras. Tá, mas, peraí: é possível comprar três coisas com trinta e cinco reais? Quer aumentar o salário, aumenta, mas não transforma isso numa obra faraônica, que esse cachorro não vão me passar.
Mais triste ainda foi ver uma moça dizendo que juntaria esse dinheiro mensalmente para viajar no fim do ano. Com todo o respeito, só se for pra ir até o centro da cidade de táxi. É humilhante perceber que, em pleno século XXI, o brasileiro se contenta com um aumento de trinta e cinco reais.
"Brasil, um país de todos. Se ferrando."

***

Sei que esses tempos dei aqui o depoimento, até cômico, por sinal, de minha última bebedeira. Com regozijo, posso dizer que de lá para cá minha postura em relação ao álcool mudou bastante. Tenho bebido bem menos e com pouca freqüência.
Contudo, dei mau exemplo ao contar que voltei para casa dirigindo naquele estado lamentável, colocando minha vida e a de outras pessoas em risco. Não vou arranjar desculpas, dizer que estava perto de casa e sozinho, porque nada justifica a postura incorreta.
Ainda assim, venho manifestar minha tristeza com as mortes cada vez mais freqüentes de pessoas no trânsito em decorrência de motoristas alcoolizados ao volante. Fico inconformado ao ver que as pessoas vão para rodovias federais nesse estado, levando a família e amigos no carro e, o pior de tudo, interrompendo vidas de pessoas que estão trafegando dentro da lei pela estrada.
Dirigir bêbado deveria ser considerado homicídio doloso, já que as campanhas estão escancarando as conseqüências que o álcool causa no trânsito. Ou seja, se o motorista conhece o perigo, então está ciente disso e deve ser responsabilizado como quem está matando por vontade própria, a partir do momento em que, mesmo embriagado, dirige. É cada vez mais triste ver gente chorando na televisão e enterrando seus entes queridos à beira da estrada, principalmente porque é uma realidade que está mais perto de nós do que pensamos.

***

A cachorra da qual falei em outro texto dia desses, lembram? Pois é, foi embora, felizmente. Um bicho a menos fedendo dentro de casa. Pena que nem todos os seres incômodos de minha casa são tão fáceis de serem retirados... e olha que não estou falando dos outros cães.

Boa semana a todos!

5 comentários:

  1. Peraê, a cachorra que foi embora foi a tal da Pedrita? A que mal tinha chegado?

    Quanto a dirigir embriagado, estava lendo uma matéria com o governador do estado (PE) e ele estava comentado que, ao invés de proibirem a venda de bebidas alcóolicas nas estradas, o que não impede ninguém de beber nela, deveriam criar leis mais severas de trânsito. Como a perda da carteira de motorista, por exemplo, assim, talvez, o motorista ficasse um pouco temeroso ao dirigir dessa maneira. Mas sim... eu também acho que deveria ser homicídio...

    E quanto ao salário mínimo, estava lendo uma matéria onde um economista falou que, para um brasilerio viver dignamente no Brasil, o salário mínimo deveria ser (não lembro exatamente), quase dois mil reais. Ou seja, os R$ 415 que pagam hoje, não é nem a metade, não é mesmo?

    Beijão pra tu e
    gostei do estilo diferente de escrita hoje!

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei dizer se a segunda-feira possui algo místico e não imagino o que seja, mas sei que faço parte dos trablhadores que acordam na segunda e pensam "ah não, tudo de novo?"
    Eu também acho pífio esse aumento (como os outros passados) do salário mínimo. Afinal, a Constituição garante que a pessoa tenha direito a educação, lazer, vida digna, habitação, alimentação... Com esse valor? Em qual Brasil eles vivem mesmo?
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  3. olha só que coisa. postei hoje um texto sobre o domingo e a dolorosa segunda-feira.
    quando você descobrir pq odiamos tanto esse dia, me conte.


    tava lendo seu comentário lá no meu blog... já pensou se te acontece a mesma coisa com o cara do livro ´a metarmofose´ do kafka. só que em vez de barata, tu virasse uma mina. rsss... acho que esse kafka tinha tomado um ácido quando teve a idéia desse livro.


    bjoo

    ResponderExcluir
  4. Percebi que hoje você esteve meio "rebelde" com a vida.. será a segunda-feira??? haha
    Mas você tem razão em tudo o que disse.. menos qdo falou da pobre cachorra, coitada, Antônio.
    "Um bicho a menos fedendo dentro de casa. Pena que nem todos os seres incômodos de minha casa são tão fáceis de serem retirados... e olha que não estou falando dos outros cães."

    Espero que amanhã vc esteja mais amigável! hahahaha

    beijo e boaaaaaaa semana!

    ResponderExcluir
  5. Cara...

    Antes de mais nada, obrigado outra vez...

    Se teu post foi breve, meu comentário será mais breve ainda:

    - Faço uma centena de coisas e agradeço por elas, porque elas me fazem bem e/ou me fortalecem e/ou me dão experiência. E nada disso me impede de reclamar e de resmungar de vez em quando.

    - O aumento do salário mínimo não merece comentários... mas e o imposto de renda? Me matei trabalhando, fiquei com quase R$ 2000,00 retidos na fonte em 2007 e ainda devo ficar feliz se não precisar pagar mais impostos porque a RFB acha que eu ganhei dinheiro demais! Isso também merece um nariz de palhaço!

    - Eu bebo pouco e não concordo com quem bebe muito e dirige.

    - Quanto aos seres incômodos... usa tudo aquilo que tu me disse ontem a teu favor e melhorar a situação. To tentando fazer meu tema de casa que tu passou... tenta fazer o teu também...

    Abraço!

    ResponderExcluir

<< >>