O Aparte

Quase sempre em meados de maio, meu avô aparta todas suas vacas de cria dos seus bezerros. Já criados, grandes e fortes, ele os considera auto-suficientes para não precisarem mais mamar e, conseqüentemente, poupar suas mamães do desgaste físico de produzir leite continuamente. A parte triste dessa prática é o berreiro que todos fazem. Vacas de um lado da cerca, bezerros do outro, ficam ali, durante dias, agonizando a dor da separação em forma de mugidos intermitentes e chorosos.
Tudo isso dura de sete a dez dias, dependendo da insistência inútil de cada bichinho. Aos poucos, eles se convencem que não tem mais volta, contentam-se em apenas pastar, bem como as vacas secam o leite e também seguem suas vidas com resignação. Meses depois, podem ser colocados novamente na mesma invernada, que não se reconhecem mais. Essa é a triste realidade bovina.

A comparação é grotesca, eu sei, mas é mais ou menos assim que funciona no término de um namoro. Algumas pessoas, de fato, choram, esperneiam, berram, mas normalmente essas atitudes não são explícitas, tendo como testemunha apenas o bom e velho travesseiro, ou um chuveiro desavisado.
Difícil mesmo é encontrar uma explicação plausível para isso. Uma conversa simples detecta causas e conseqüências, reúne conclusões duvidosas e pronto, muda-se o estado civil. Com o advento do Orkut, então, fica mais fácil ainda. Bastam cinco minutos de cliques e ajustes para que uma pessoa não faça mais diferença em sua vida.
Talvez pela convivência com os bovinos eu resista um pouco em aceitar. Preciso daqueles dias de choque, de questionamentos, para assimilar que, de uma hora para outra, não sirvo mais. Ainda mais se levarmos em consideração o fato de que há um abismo entre um namorado e um ex. O primeiro está, muitas vezes, abaixo somente de Deus, conservando importância ímpar e representando tudo de bom que a vida pode oferecer. O segundo, pra resumir, é a sarjeta. Chegam os amigos e consolam, "ele nem era tão bom assim, tu supera", e o escanteio é o destino final. Quase tão amargo quanto o desfecho da relação vaca-bezerro.

Preciso admitir que sou um cara chato, difícil de se conviver. Não se deixem iludir pelas minhas belas palavras, vocabulário rebuscado e mensagens bonitas que meus textos transmitem: sou um porre. Lembro quando, há quatro anos, um amigo me criticou, dizendo que eu subjugava uma menina com quem eu namorei. Fiquei brabo, discuti com ele, argumentei, mas ele estava certo. Demorei quatro anos para perceber que, realmente, eu inibo as pessoas.
Esses motivos me caracterizam como um mau namorado, é o que concluo. Bem que me esforço, tento controlar meus ímpetos e minha variação brusca de humor, mas dentro de um namoro isso chega num ponto que a máscara cai e, claro, decepciona. Essa é a única explicação plausível que me consola.
A vida, naturalmente, segue seu curso, nesse ponto não há diferença entre humanos e bovinos. De volta ao habitual estado civil dos solitários, alguns minutos de cliques no Orkut e a preparação psicológica para os interrogatórios, que inclusive me fizeram antecipar e escrever este texto. E, como diria Drummond, "a dor é inevitável, o sofrimento é opcional".

Ah, já estava quase esquecendo do mais importante:

MODO BLOCO DE GELO: ON

12 comentários:

  1. Se eu entendi direito, você vai terminar ou terminou o namoro ou terminaram com você?
    Bem, se acertei, acredito que esse momento é difícil para qualquer um. Tanto para o que vai quanto para o que fica. Mas é fato que para o que fica, a dor é maior, afinal, ele não estava esperando ou não queria de forma alguma, enquanto o que vai já estava se preparando para isso.
    Bem, só sei que o tempo é amigo para ajudar a curar nossas dores ou, pelo menos, amenizá-las. E que viremos com fórmulas e verdades absolutas que cairão por terra quando nos apaixonarmos de novo.
    Bjitos!

    (nossa, se eu não entendi o seu texto, viajei legal no meu comentário).

    ResponderExcluir
  2. E me diz, quem não é um porre??
    Isso não é só previlégio seu não. Eu as vezes acho que sou muito chata, deve ser por isso que não arrumei nenhum "louco" ainda.
    Mas gostei da comparação com os bovinos, é bem assim mesmo, no começo dói, mas depois passa.. sempre!

    (só não entendi o modo bloco de gelo: on, significa frieza???)

    beijos

    ResponderExcluir
  3. ah sério que vc é um porre??

    tava começando a gostar de você.


    bjooo

    ResponderExcluir
  4. Os mais importantes ainda estão por aqui. AMIGOS. =D

    Eu pelo menos, tô por aqui para o que tu precisar. Se quiser me xingar, nem pensa... só me chamar no msn. Faz um bem danado.. kk

    Bom texto. Tô te achando menos bezerro agora, e mais boi. Brincadeiras a parte AA, a comparação não foi das melhores, mas o post com certeza foi.

    Beeijo querido! ;*

    ResponderExcluir
  5. Calma... fique confortável na cadeira que lá vem um daqueles comentários meus...hehe

    Primeiro deixa só eu dizer que eu to meio sumida nas últimas semanas, mas eu to longe só de corpo. Mas isso eu sempre fui né?
    O que mudou foi só que desapareci um pouco mais da internet. Só que isso não foi suficiente para eu deixar de fazer minha quase religiosa leitura de alguns blogs, como o seu, claro.
    Nem sempre comento, mas estou sempre por aqui. Sabe padaria de mosca rondando? Bem, sou eu!
    (tudo bem que eu sou mais limpinha e querida que uma mosca ¬¬).

    Indo ao seu post...
    eu sabia pq eu vi no orkut hj na hora do almoço (depois de te deixar um bjo no messéne). Ia perguntar, mas preferi deixar quieto e te deixar 'curtir' (eu usei a palavra "curtir", meu Deus?) o momento, fica triste, melancólico e bla bla bla (foi isso que imaginei, oq nao significa que aconteceu ou vá acontecer).

    Eu não sei como aconteceu, quem terminou com quem, como vcs estão agora. Não sei de nada, mas msm assim vou meter meu bedelho. Namoros vêm e vão (nao me crucifiquem por isso), se vcs vão voltar ou não eu não faço a menor idéia.
    Mas sei que os primeiros dias são sempre os piores (como vc msm disse), sente-se falta de tudo, até do chulé (caso o outro tenha hehe), mas a vida continua andando, andando, andando e seguindo seu rumo.
    E venhamos e convenhamos, ela te fez um bem daqueeeeles, né?
    E isso vale mtoooo!

    Não vou dizer que espero que vcs voltem pq eu não faço ideia se é isso que vcs querem e não vou desejar só por desejar! Só se eu soubesse que iria fazer bem pros dois.

    E quanto a ser chato...
    vc me enganou!!!!!!!
    qnd eu disse que era mtooo chata de se conviver no dia-a-dia vc me escondeu essa sua faceta!
    hahahaha
    será que a gente ia querer fugir um do outro, caso convivessemos?!
    :o

    E pra terminar...
    não vem que não tem essa historia de Bloco de Gelo!
    ¬¬
    Vc ta pensando que vai ajudar os outros a transpor essa barreira e depois vai sair correndo, fugindo?!
    ¬¬
    Não! Na-na-ni-na-não!
    Vc me ajudou mtooo a mudar nos ultimos meses e me inspirou (sentiu a responsabilidade? "Tu te tornas eternamente capaz por aquilo que cativas", essa frase não tem a ver não, mas tem...).
    Portanto, nada disso!
    Quer ficar mal, chorar, se lamentar, sofrer?
    Ok!
    Mas a vida vai continuar seguindo e a sua também!

    *precisando, vc sabe que minha pessoa quer mtoooo bem a sua pessoa e está sempre a postos para ajudar.
    Apesar de vc ter essa cor...
    hahahhaha

    beeeeeeijoooo

    ResponderExcluir
  6. *padaria de mosca seria mosca de padaria?!
    hahahhaha

    ResponderExcluir
  7. ** capaz na citação seria "responsável.

    Isso é que dá escrever tudo que vem a cabeça...
    aproveito e loto isso aquii de comentários meus!
    :D

    ResponderExcluir
  8. "Não se deixem iludir pelas minhas belas palavras, vocabulário rebuscado e mensagens bonitas que meus textos transmitem: sou um porre." Engraçado... já pensei em escrever um texto sobre isso, o título seria: eu sou uma farsa. Mas sempre acabo escrevendo outras coisas.

    Olha, vou dar uma de Candy agora, tá? Como eu não tenho orkut, não sabia de nada, mas, por algum motivo, e talvez por algum e-mail de algum tempo atrás, eu sabia que as coisas não estavam muito bem. Esperei que elas melhorassem, mas vi que não aconteceu.
    É sim, num namoro não dá pra viver o tempo todo sendo "o carinha legal e carinhoso e que faz tudo", uma hora você tem que ser você mesmo e é aí que o "bixo pega".
    Espero que tu estejas bem. Os primeiros dias são sempre terríveis, eu sei disso. Mas, com o tempo(é clichê dizer isso, eu também sei, mas, infelizmente(?) é verdade) ajuda e sempre acaba melhorando.
    Espero que vocês fiquem bem. Não estou dizendo para serem bons amigos e sairem toda semana para um café, pois acho isso difícil pra caramba, mas se conseguirem se cumprimentar já é um grande avanço (se eu encontrar o meu ex na rua, não tenho como fingir que não conheço, mas é certo que não falarei nem um oi... aff)...

    Ei... fica bem, tá?
    E num esqueçe que esse nordeste tá cheio (eu e Candy) de gurias que te adoram, visse?

    Um beijão,
    Kari

    ResponderExcluir
  9. Posso confessar que to com preguiçaaaaaaaaa de lerrr?

    te juuuuro que volto pra ler viuu?

    Me lembra se der. ahsuhausa

    ResponderExcluir
  10. Cara, eu não faço a menor idéia de como tu pode estar se sentindo agora, só sei que bem não é.

    Não vou tentar te aconselhar, a Candy e kari já o fizeram, até por que eu não ia conseguir ajudar muito. Mas eu espero que tudo termine bem com vocês.

    E tu sabe que apesar dos pesares eu to aqui pra o que precisar, ok?

    Fica bem

    Abração!

    ResponderExcluir
  11. Em suma, diria que você está solteiro, certo?
    A comparação entre vacas-bezerros deu mais contexto ao texto. Digamos que ficou mais interessante. E o fim, mais cômico e irônico.

    PS: Desculpas pelo sumiço. A vida cansativa recomeçou e eu demorei a me acostumar com ela. Agora que a criatividade está de volta e a inspiração idem, aparecerei mais vezes! Beijos ;*

    ResponderExcluir
  12. Meu telefone não tocou, não recebi nenhum scrap e nenhum email.
    Isso quer dizer que tu te suicidou ou que não precisou de ajuda.
    Como houve posts depois deste, a primeira opção foi descartada.
    Mas já sabe, né?

    Bom findi!

    ResponderExcluir

<< >>