Balanço do Mês (16)

Salve, terráqueos e habitantes da blogoesfera! Após um breve, ressentido e necessário recesso, é com efusiva alegria que venho desligar o modo urso no inverno, retomando as postagens e dando continuidade à minha vida blogueira.
Como lhes disse, foi preciso. Às vezes, mesmo dentre todas as qualidades e coisas boas que temos na vida, sabe-se lá por que motivo, o tempo fecha. E daí, meus amigos, a porquinha torce o rabo. Eu, pelo menos, viro numa quarta-feira de cinzas, confecciono cartazes de "o fim está próximo" e saio pelas ruas chicoteando minhas costas com varas de guanxuma, uma auto-flagelação de despertar solidariedade em qualquer xiita.
Sabedor de que, estando nesses dias, tal qual uma mulher na TPM (nada contra, mas todos sabemos do humor delas nessa época), meus textos virariam na continuação do Apocalipse, resolvi apertar o botão do pause e dar um tempo pra cabeça. Liguei para meus amigos ETs, pedi perdão pelas últimas vezes que os ignorei e eles, amáveis como sempre, me convidaram para apitar mais um torneio de canastra intergalático, ao que aceitei de bom grado.
Foram dias de reflexão intensiva. Recebi conselhos valiosos de Plujkgörken III Alfa Rìbhufwer, que me fizeram enxergar novamente minhas qualidades e recuperar a inspiração para voltar a este espaço.
Durante a semana, os dedos coçaram, não pensem vocês que não brotaram assuntos nesta minha mente fervilhante e tão fértil quanto as terras à margem do Rio Nilo. No entanto, ainda não era o momento, até porque eu não poderia abandonar o torneio de canastra nas quartas-de-final e a internet em Saturno é tão lenta quanto a discada daqui.

Hoje, no entanto, sinto-me pronto para voltar e fazer o balanço deste junho que nos abandona. Essa parada me fez enxergar que a vida precisa de dias tristes. Desconfio de quem afirma ser feliz e saltitante a vida inteira. Toleimas, isso não existe. Tão necessário quanto sorrir e ser otimista, é dar uma limpada no fundo do poço de vez em quando, para manter a pureza da água que dele tiramos.
O que não dá, naturalmente, é fazer disso a nossa rotina. Vejo muita gente que vive se queixando, como se não houvesse luz no fim do túnel. Ora, nem que seja um trem desgovernado, mas algo tem que haver. Eu, graças a Deus, sou feliz. Poderia escrever vários parágrafos exaltando minhas amizades, agradecendo pela saúde que tenho, pela família, enfim, tudo o que me traz felicidade diariamente.
É justamente tudo isso que me dá forças para superar o dito tempo fechado. Se não houver tempestade, não haverá bonança. Isso me faz concluir que uma tristeza tem o papel fundamental de destacar tudo o que a vida tem de bom. Foi isso que fiz, peguei toda a merda e usei como adubo.
A vida é como aquela história da mosca e da abelha, que acredito até já ter citado por aqui alguma vez. A mosca encontra o esterco no meio das flores; a abelha, no meio do esterco, encontra uma flor. Tão simples, que chega a dar nojo. Mas, se tudo fosse perfeito, viver seria algo muito sem graça, porque tudo que é conquistado com superação tem mais valor.
Este foi, sem dúvida, o papel que este junho de 2008 teve para mim. Alheio a fatos, acontecimentos, variação de humor e o cachimbo a quatro, serviu para aquecer o inverno aqui de dentro, já que o de fora parece não ter solução, pelo menos até a chegada da primavera.

Para finalizar, como não poderia deixar de ser, agradeço a quem esperou, comentou, entendeu e teve paciência. Quarenta e tantos comentários, que momento! Muito obrigado pela amizade de vocês, combustível essencial para eu voltar para cá todos os dias.

Até amanhã!

28 comentários:

  1. Com perdão do pequeno "roubinho" mas... "QUE MOMENTO!!!!"

    Que coisa boa te receber de volta em tua própria casa... E sim, são esses momentos ruins que nos fazem melhores, que nos ensinam e nos fortalecem... Sem eles seriamos sempre os mesmo e na mesma... Sem nada novo, nada melhor!!!!

    E fico imensamente feliz em presenciar tua volta!!!!

    Um beijão pra tu

    ResponderExcluir
  2. Ah guri!!! Mas os amigos são pra essas coisas, visse? Não são só pra os momentos alegres não...

    Ah! E quanto ao que escrevi, na verdade, não estava me questionando de nada, sabe? Foram só coisas que surgiram na cabeça e começei a escrever... Pois, eu mesma, já desisti que questionar algumas coisas faz tempo...

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. ehhh que bom que estas de volta!
    concordo plenamente quando diz que precisamos dar uma limpada no fundo do poço, se a sujeira acumular vai chegar uma hora que não iremos aguentar e ai sim desmoronar.
    É preciso dos dias tristes para refletir e colocar em ordem oq estiver bagunçado, e acima de tudo aprender com cada situação vivida e tirar o melhor.
    bjus!

    ResponderExcluir
  4. Com toodas as letrasss..


    Que boom que voltoou!

    ResponderExcluir
  5. EBAAAAAAA
    Você voltou! Que maravilha!
    Beijo
    =)

    ResponderExcluir
  6. Pois é... Eu tô aqui adubando a minha vida com a merda diária que passa na minha cabeça. Ainda no estresse do inferno, mas com a visão da luz do fim do túnel (tô achando que é o tal do seu trem sem rumo).
    E outra, se não ficarmos tristes por um período tristes não temos parâmetros pra saber se estamos felizes, né não?

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Tu como sempre, escrevendo coisas que faz a gente parar e pensar!
    Incrível como tu faz de um assunto simples, que é o ser humano,uma coisa boa de se ler, engraçada, e ao mesmo tempo faz a pessoa que aqui vos fala, pensar!
    Obrigada por voltar a escrever, porque mesmo lendo teu blog a tão pouco tempo, já estou encantada com o jeito Antônio de ser!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Bão! que tu tah Bão! tiu *o* ...
    tbm fui ibernar um poco esses dias ;D~ ... descansar faz bem! ^^

    Abração cara! ... e pra frente e sempre ;D~

    ResponderExcluir
  9. Que momento digo eu! Eu, "alguém tão importante!" Que honra!
    Pois é, as vezes é assim, esse teu texto me inspirou mesmo...e se é desculpa de pobre eu não sei... mas tô quase desistindo de querer ser rica...acho que ser rico deve ser chato né...não ter preocupações, nem contas pra pagar...hauhauahua
    Boa semana querido, e vc fez falta viu...Mesmo não comentando sempre, tô sempre te visitando...
    Bjão

    ResponderExcluir
  10. Obaaaaa! [Lydia saltitando]
    O Antônio voltou no dia que se encerra o 'meu' mês. E eu fico feliz em saber que eu vou continuar te lendo.
    Mas compreendo que um tempo às vezes é necessário.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. oi antônio... então eu sempre voltando aqui, sabia que vc ia blogar logo logo....
    hum... falou e disse nesse post... quem se diz feliz todo temo desse planeta não...
    Poxa, fui ver seus links aqui do lado e vejo que não me encontro... fiquei triste....

    ResponderExcluir
  12. iupyyyyyyyy

    ele voltouuuuuuuuuu

    uhuuuuuuuuuuuu, nova iguaçuuuuuuuu

    =*

    ResponderExcluir
  13. "Alegriaaaa é olhar pro teu sorriso e ter você sempre ao meu lado..." [Los Hermanos]

    Que bom, que momento! :P
    Ainda bem que está de volta. Fez falta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Que bom que voltaste guri!

    Deixei um selinho pra ti lá no Vermelho Pitanga, ok?! Um mimo básico.

    Obs.: Hoje é meu dia lá no Mulheres à La Carte. Se tiver um tempinho, apareça. O assunto??? Traição!

    Beijos Doces,
    Pitanga

    ResponderExcluir
  15. Júnior!... A força mutante tricolor PRECISA de vc!... Meu povo, não me deixe só!...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Teus textos são ótimos!!! Esse teu "quê" gauchesco torna tudo tão engraçadinho.

    A-DO-REI.

    ResponderExcluir
  17. Imagina se eu não ia deixar registrado pra sempre aqui a minha imensa alegria por ter voltado a nos felicitar com seus talento, humor e criatividade... Seu canalha...rs

    Feliz mesmo! Que bom! Seja bem vindo de volta ao mar de eloquências verbais, profundas e misteriosas da blogosfera...rs Mentira, não vou nem brincar, vai que te dá outra coisa e você some de novo! To brincando, a blogosfera é linda, cheia de flores, cores, muita beleza e de muitos sóis! Olha que momento!!!rsrs

    Meu amigo, advinha! Passa lá e busca!Forte abraço!

    ResponderExcluir
  18. Vou confessar que tive medo, quando escrevi. Não costumo ver blogs tão "assim" por aí...

    ResponderExcluir
  19. me divirto sempre quando falas do inverno. Como uma pessoa sulista o detesta tanto?

    ResponderExcluir
  20. Depois me passa o contato do Plujkgörken III Alfa Rìbhufwer?!

    Será que ele atende aqui nas Minas Gerais?

    boa volta!

    ResponderExcluir
  21. O bom filho à casa retorna!
    Muito bom passar por aqui e ler suas palavras... ainda bem que alguma coisa aqueceu o seu coração e vc se deu conta de que não pode viver sem colocar pra fora que o sente! (nossa que profundo! rs)

    Beijo querido!

    ResponderExcluir
  22. Ufa, q alívio! Bom retorno. A gente sentiu falta.
    Bjs.
    PS: tb desconfio de pessoas q acham sempre q a vida é cor-de-rosa! rs.

    ResponderExcluir
  23. eu fico um tempo sem aparecer por blogs
    nem sabia que 'tu tinha ido', mas que bom que tu voltou ;o)

    ResponderExcluir
  24. Muuuito bom, Sr. Antonio! É isso mesmo, tá certíssimo... A natureza é cíclica, portanto nada mais saudável e natural que respeitar os nossos momentos de inverno, assim como saudamos os de primavera-verão! beijocas!

    ResponderExcluir
  25. Nada como o degelo da primavera!!!

    Bem vindo de volta.

    Bjo

    ResponderExcluir
  26. Sabe, dá até uma alegria de ver um texto como esse. Porque é bom ver que as pessoas a nossa volta estão crescendo e estão saindo vitoriosas diante as adversidades.
    Bjitos!

    ResponderExcluir

<< >>