Balanço do Mês (17)

Morreu o Júlio, coitado. Um cara frio e intempestivo, como as chuvas que assolaram o Rio Grande nos últimos dias. Companheiro, compassivo, compreensivo, foi um amigo que esteve ao meu lado nesses trinta dias, de maneira incessante, o único que permaneceu impávido, sem arredar pé. Quando todos já tinham ido embora, restava apenas o Júlio.
"Causas naturais", alegam os médicos. E, de certa forma, preciso concordar, faz mesmo parte da vida que ele se vá de uma vez. Pouco alegre, devo confessar que desejei a sua partida. Não que ele me incomodasse, pelo contrário, até que foi um bom parceiro, mas todo ciclo tem seu fechamento, e creio que também o Júlio soubesse disso.
Foi um cidadão extremamente mulherengo, um bon vivant! Quantas mulheres o Júlio conquistou! Outrossim, quantas perdeu... Foi um boêmio, essa é a verdade. Fez suas farras, esbaldou-se como nunca, mas ainda assim percebi o vazio no grão de seus olhos. Eu sabia que, mesmo em meio à tanta badalação, algo ainda lhe faltava.
Júlio também desfrutou de uma companhia doce e agradável, que inclusive o manteve inativo nas baladas por algum tempo. O problema é aquele jeitão frio dele, conforme citei antes. O Júlio não se manifesta! E, quando o faz, é de forma vaga, evasiva. Poucos o entendem por causa disso.
Esse, meus caros, é o Júlio, um cara de altos e baixos, que perdeu e ganhou em sua vida, mas que também soube aproveitá-la. Talvez não da melhor maneira, mas o fez. Ontem, durante o aniversário de dez anos do meu irmão caçula, conversávamos sobre estes trinta dias que estivemos juntos. Acabamos não concluindo muitas coisas, porque o Júlio, definitivamente, foi um cara pouco inspirador. Quantas vezes, ao fitar seu olhar distante, perdi a vontade de escrever sobre qualquer coisa...
Inclusive ontem, quando iria homenagear a primeira década do meu gurizinho, a alegria da casa, o piá do brilho nos olhos que me faz enxergar graça na vida, até ontem, o Júlio defenestrou minhas palavras ao léu.
Pois é, agora ele está morto. Aqui jaz um cidadão de bem, com suas qualidades e defeitos, alegrias e queixas, mas que tentou, pelo menos, aproveitar sua curta vida. Ah, Júlio, julho... Vá em paz, amigo.

Agora permitam-me deixar o recinto funesto, que já estou atrasado para buscar outro amigo no aeroporto: Augusto, meu xará. Ele tem fama de azarado, mas é uma excelente pessoa... Pelo menos eu espero.

12 comentários:

  1. Mas quem é o Júlioo!

    E ele morreu mesmo!? Esse texto ficou tão.. frio. =~~

    Beeijo Augusto querido amigo. Saudade de tii.

    :*

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha... Que Augusto seja bem-vindo. Espero que ele seja um bom camarada... rs.
    Mas, honestamente, espero mais ansiosa pelo amigo seguinte, que chegará me trazendo as férias... rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Teu texto está cheio de mistérios nas entrelinhas. Deixo então, meu silêncio, para não falar asneiras e ficar com as minhas próprias constatações.

    A propósito, parabéns pro teu irmãozinho. E pra ti também: suspiro quando leio você falando dele. É amor demais!

    ResponderExcluir
  4. Conheço alguém como Julio, mas que não morreu.
    Não morreu por poder passar dos 31 dias. Mas que é frio e vago como seu amigo.

    E que venha Augusto, e que não seja louco, como dizem por aí.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Quanta criatividade em comparar um mês a um amigo. Eis que esse é o Antônio que realmente conheço. =)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Certamente o Júlio era um cara legal, mas meio frio;vou sentir falta dele, mas com certeza o Augusto vai ser mais querido, não vai passar azar algum para nós e não tão frio.
    Bom te ver escrevendo!
    Muito bom, fico feliz ^^
    Beijos, até a vista!

    ResponderExcluir
  7. Ha ha ha

    Ficou ótimo!! Adorei!!

    Vc devia escrever um pra cada mês.

    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Caramba, cara-branca!
    bme escrito esse texto, hein?
    Tudo dito sem ser dito.
    Gostei!

    Ah, esse Augusto...
    grande amigo meu tb...
    =X

    ;**








    *é mentira... Augusto é um fdp!
    pense como é ruim!
    credo!
    hahahaha

    ResponderExcluir
  9. heheheh o júlio indo e o outro chegando... quem será o melhor?? ou cada um o é em aspectos diferentes??? gostei do texto...
    abraços...

    ResponderExcluir
  10. Huahuahuahuahua
    Trocadilho infame esse hein campeão!
    Seria a inspiração dando o ar das graças?! Definitivamente.
    E o frio está acabando, ao menos no Rio, já vou começar a aposentar meus casacos super chiques de plumas de ganso.
    Hehehe
    Beijos Tônio!

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei de Julio, sempre gostei. Agora, Augusto é da pá virada, do cachorro louco, já ouviu falar? Cuidado... hahaha!

    :*

    ResponderExcluir
  12. Você acredita que só a hora que eu abri a caixa de comentários e vi o primeiro comentário que entendi de que Julio você estava falando? E ainda fiquei me perguntando o que o título do post tinha a ver com o texto...
    Julio pra mim foi ótimo, foi o mês que me deu descanso!
    Bjitos!

    ResponderExcluir

<< >>