BOLO DE LEITE QUENTE

Pois já faz um certo tempo que minha mãe ensinou-me a fazer este bolo. Uns 4 anos, 5 talvez. Também, em termos culinários, é só o que sei fazer, além de arroz e churrasco. Todavia, devo afirmar, sem falsa modéstia, que é um bolo e tanto. Quem já provou sabe do que estou falando.
Depois de muito tempo sem preparar o tal de bolo, o fiz duas vezes nos últimos dias, sendo ontem (07/02) a segunda vez. Tendo acabado a obra, fiquei contemplando-a, maravilhosamente, tamanha era sua perfeição. Foi então que fui fundo na loucura e tracei um paralelo entre o bolo e minha vida.
É como se eu fosse o bolo. E, movido que sou pelas presenças femininas em minha vida, as mulheres mais importantes na minha existência são os ingredientes. Cada uma tem um valor essencial para mim, bem como os ingredientes para o bolo.
Para começar, a farinha. Duas xícaras, que dão início à massa. A farinha representa três mulheres: Dona Leíra, minha digníssima mãe, vó Dilma e vó Loreni. Sem elas, certamente, eu nem existiria. São, portanto, e essência da minha massa. O que sou, devo a elas.
Depois, os ovos. São quatro, sendo que separam-se as claras das gemas, batendo as claras em neve para juntar à massa posteriormente. Na minha vida, os ovos são representados pela Daya. Essa guria eu conheço desde que ela era menor do que já é. Depois que nossa amizade se afirmou, ela deu cor à minha vida, como as gemas dão à receita. Com seu jeito simples de ser e engraçada como ela só, deu firmeza à nossa amizade, como as claras em neve. Tá certo que, a julgar pela estatura, ela está mais para ovo de garnizé, mas eu amo ela bem do jeitinho que ela é.
Todo bolo precisa de açúcar, e esse não é diferente. O açúcar traz toda a doçura do bolo. E essa doçura está com a Potira. Menina meiga, sorriso fácil, trouxe a doçura do seu semblante para minha vida. Conseguiu adoçar vários pontos de amargura que eu possuía, e por isso ela é tão especial.
O leite quente, que dá nome ao bolo, é o ingrediente que amolece a massa, tornando-a maleável e macia. E tem uma guria que, sempre chegando de mansinho, consegue amolecer meu coração com seus carinhos e palavras de conforto. Sim, Cíntia, és tu mesma. Com o biquinho inconfundível, é hoje uma amizade que eu prezo demais, devido ao talento que ela possui na arte de ser amiga.
Tem também uma xícara de amido de milho, a popular maizena. No outro bolo que fiz, esqueci de pôr maizena e ficou uma droga, todo esbruguento, sem firmeza. Esse é o papel da maizena, dar consistência, sustentação. Uma pessoa tem exercido esse papel ultimamente: Bibi. Chegando sem maiores pretensões, está dando um equilíbrio fantástico à minha vida, através do que sente por mim. E digo mais: sempre que alguém chegou assim na minha vida, pelas beiradas, acabou em grandes amizades. É por isso que a leitora mais fandangueira desse blog, a gloriosa Dona Pepa, é tão importante para mim.
Bolo que se preze tem que ter fermento, senão não cresce, fica abatumado. Tem uma guria que, para mim, é um verdadeiro fermento: a Josi. Nossa, quando a Josi me enxerga é aquele BUM!, vira uma festa. Difícil ficar triste estando ao lado dela. É a que mais abraça, beija, aperta, esmaga, enfim, tem toda a força do fermento, levanta até defunto. Tenho muito orgulho de ter trazido a Josi para o meu convívio, pois ela é tudo de bom.
Bueno, depois de pronta a massa, vai ao forno por 40 minutos. Estando assado, está pronto para comer. Isso em tese, pois o meu bolo não é assim. O meu bolo tem cobertura de chocolate, uma delícia. Sem cobertura,eu me nego a comer o bolo.
E a minha cobertura tem nome e sobrenome: Danieli Moschen. Depois que essa moça entrou na minha vida, fui dividido em A.D. (antes da Dani) e D.D. (depois da Dani). Com ela, minha vida passou a ter graça, passou a ter aquele toque de chocolate. A cobertura é um convite a comer o bolo, o cartão de visitas. A amizade da Dani é um convite a viver, a ser feliz. Companheira e responsável, a conquista entre nós é recíproca. Passar uma hora no telefone, para nós, é brincadeira. Sem dúvida, ela é o algo a mais do meu bolo, da minha vida.
É claro que, a vida sendo como ela é, dá-nos oportunidades para acrescentarmos ingredientes, ou retirá-los da receita. Mas, por enquanto, estou mais do que satisfeito com ela do jeitinho que está. Estando o bolo pronto, resta agora saboreá-lo da melhor maneira. Feliz que sou, aproveito a vida que Deus me deu de presente, acompanhado das mulheres mais especiais desse mundo. Sendo assim, bom apetite!

0 comentários:

Postar um comentário

<< >>