HISTÓRIAS DO CONCLAVE

Pois há quem diga que a eleição de Bento XVI, na verdade, aconteceu logo na primeira votação. Por que, então, a fumaça branca foi anunciada apenas na suposta terceira votação? Talvez tenha sido assim:

Tendo sido Ratzinger eleito, um cardeal aproximou-se e disse:
- E daí! Topas?
- Topo.
- E por qual nome queres ser chamado?
- Nome?
- É, o nome, oras! É a primeira coisa que deves decidir como Papa!
- "Atuliva", nem tinha pensado nisso, já que votei no nigeriano!
(Demais cardeais): - Shhhhhh!
(O nigeriano sorri...)
- Certo, pois então pense em um nome agora.
- Pode ser Joseph mesmo.
- Joseph???
(Demais cardeais): - Ohhhhhh!!!
- Sim, oras, eu gosto do meu nome...
- Não, Joseph não. Tem que ser um diferente do teu.
- Deixa eu ver...
(Encarregado pela fumaça branca): - Posso misturar o químico na chaminé?
(Demais cardeais): - Não!!!
- Rápido, escolhe logo essa droga de nome!
(Um cardeal mais velho): - Cardeal, que palavreado é esse?
- Desculpe, eu só es...
(Um cardeal mais velho): - Mil Pai Nossos e quinhentas Ave-Marias.
- Já sei um nome!
- Fala, Ratzinger!
- Fritz.
- Fritz?!?
(Demais cardeais): - Ohhhhhh!!!
(Um cardeal mais velho): - Sacrilégio!!!
(O cardeal gaúcho): - Se dissesses isso na minha terra, te cortavam os bagos fora!
(Demais cardeais): - Ohhhhhh!!!
(O cardeal gaúcho): - Ah, tchê, perdi a paciência! Já tinha até escolhido meu nome!
(Cardeal qualquer): - E qual seria?
(O cardeal gaúcho): - João Paulo III.
(Cardeal qualquer): - Quanta originalidade...
- ANDA, RATZINGER!
- Tá, já sei outro.
- Diz.
- Evilásio.
- Como?
- Era o nome do meu avô.
- Gente, vamos orar, depois a gente continua...

Depois...

- Certo, vamos lá. Já sabe o nome?
- Sim. Jesus.
(Demais cardeais): - Ohhhhhh!!!
(Um cardeal mais velho): - Quanta prepotência...
(O cardeal gaúcho): - Ala fresca!
(O cardeal baiano): - Oxente!
- Você está louco? Jesus foi só um, Ratzinger!
- Mas eu pensei que...
- Não pensou nada! Escolhe outro!
- Gervásio?
- Não.
- Terêncio! Terêncio é original, fala sério!
- De jeito nenhum.
- Édson. Mais comunzinho...
- Tá de brincadeira?

E assim foi até a noite.

- Mandem o cara lá soltar fumaça preta de novo, que isso aqui vai demorar. Vamos todos dormir, quero dizer, orar, e voltamos amanhã. Não esqueçam os remédios para pressão, circulação, reumatismo e...e...e o quê mesmo?
(Outro cardeal): - Memória!
- Isso. Por sinal, preciso tomar o meu...

No outro dia:

- Bom dia a todos. Ratzinger, agora ou vai, ou racha. Pelo amor de Deus, qual é o nome?
- Clóvis.
(O cardeal gaúcho): - BAH!
(Demais cardeais): - Shhhhhhh!
- Ratzinger...
- Ok, ok.
(Cardeal americano): - Essa fala é minha!
(Demais cardeais): - Shhhhhhh!
- Escolhe outro.
- Epaminondas.
- ...
- Oswaldir?
(O cardeal gaúcho): - E eu sou o Carlos Magrão! Hahahahaha!
(Demais cardeais): - Shhhhhhh!
- Outro.
- Fidélis.
- Não.
- Alcebíades.
- Ai, paciência...
- Sizenando!!!
- Como?
- Deixa pra lá. Bertoldo?
- Não dá pra ser mais casual?
- Juca.
- Não tanto!
- Praxedes!
- Não!!!!!!!!!!
(Demais cardeais): - NÃÃÃÃÃÃO!
- É que eu tento, tento e... - e emudece.
- Que foi?
- É isso!
- Isso o quê?
- Tento!
- Tento?
- Não! Tento, não! BENTO!
- BENTO! É ISSO!
(Demais cardeais, aplaudindo): - Ohhhhhh!
- Mas já houveram outros Bentos, não é?
- Sim. Você será o Bento XVI.
- XVI?
- É, dezesseis!
- Ah tá, é que faltei na aula de números romanos...
- Tá, chega de falar. Manda o guri lá da fumaça colocar o químico...

0 comentários:

Postar um comentário

<< >>