DIVISÕES E SUBDIVISÕES

Às vezes, surgem certas filosofias meio estranhas no meu pensamento. Algumas delas viram texto, como é o caso dessa.
Pois, na minha vida, as pessoas dividem-se em dois grupos: os que eu conheço e os que não conheço. Dentro do primeiro grupo, há uma subdivisão. São os que conviveram ou convivem comigo, e os que apenas passaram na minha vida. E, pra não perder o costume, os primeiros citados na última frase dividem-se em:
1) Os que não prometem nada, mas cumprem;
2) Os que prometem e não cumprem;
3) Os que não prometem e também não cumprem;
4) E os que prometem e cumprem;
Algumas vezes, as pessoas trocam de grupo, surpreendendo-me positiva ou negativamente. Eu mesmo, para as pessoas, posso estar em grupos diferentes. Permitam-me falar um pouco sobre cada grupo:

1) Na maioria das vezes, essas pessoas surpreendem. São aqueles amigos que aparecem sem avisar, ligam quando eu menos espero, escrevem mesmo sem ter assunto. É o tipo do cara que tem um estalo: "bah, vou fazer tal coisa", e faz. Pessoas assim alegram qualquer pessoa, com gestos de carinho e espontaneidade.
2) Ao contrário do grupo acima, são aqueles que quase sempre decepcionam. Não falo de quem promete e não cumpre uma vez. Isso, eu chamo de ato falho, qualquer um pode cometer. Falo daquelas pessoas que não são muito amigos da coerência. No fim das contas, a gente acaba largando de mão e, conseqüentemente, não acreditando em nada do que se escuta de sua boca.
3) O tipo que não fede, nem cheira. Descomprometido, não se envolve, não se entrega. Sim, tem gente que gosta de viver insossamente, sem nada acrescentar aos outros. Fazer o quê.
4) A pessoa de palavra. Normalmente, quando possuímos uma pessoa assim em nossas vidas, dedicamos nossa confiança a ela. Entretanto, é difícil de encontrar uma pessoa desse grupo que se mantenha sempre nele. Por vários fatores, as vidas tomam rumos diferentes, e nem sempre a gente pode ligar pra fulano de madrugada, achando que, porque ele disse um dia que podia contar sempre com o seu apoio, ele atenderá ao telefone com a melhor das intenções. Esse tipo de amigo, quando promete algo, está ao mesmo tempo fazendo um elogio, dizendo: "pra você eu dedico meus préstimos". Se você consegue encher cinco dedos com pessoas assim, considere-se afortunado.
Tá, eu não sou ninguém pra ficar julgando isso, eu sei. Contudo, creio que não há nada de mais no fato de tentar entender o que cada pessoa significa na minha vida. Como eu mesmo citei anteriormente, sei que, na vida de muita gente, eu estou no grupo 2. A minha tentativa é a de sempre tentar manter-se no número 4, oscilando no primeiro grupo. Só que, como todos sabemos, perfeito é só Deus. Portanto, o negócio é viver e tomar as experiências sempre como lições. No fim das contas, a gente acaba aprendendo alguma coisa.

E era isso!

0 comentários:

Postar um comentário

<< >>