HOJE É DIA DE JOÃO MARIA

Hoje meu avô completa setenta anos de vida. Lastimo não poder passar o dia junto com ele, entretanto ele não liga muito para essas comemorações. Sendo assim, tive a idéia de prestar minha homenagem em forma de texto, ainda que as possibilidades de ele lê-lo sejam remotíssimas, mas vá lá.
Esse tal de João Maria é uma figura ímpar na humanidade. Consegue ser o velho mais chato e, ao mesmo tempo, mais engraçado que já conheci. Com ele aprendi tudo o que sei sobre agropecuária, e tenho muito orgulho disso.
Sempre admirei meu avô pela integridade e caráter dele. Mesmo com todos os defeitos, mostra-se um pai/avô preocupado com o futuro da família. Filho de uma família de dezesseis irmãos, não seria exagero dizer que é o mais responsável e competente dos ainda vivos, já que é o que mais acumulou patrimônio e sempre foi o escolhido para resolver as bombas entre a parentada quando surgia algum entrevero. Ao mesmo tempo em que é mão-de-vaca, ele não poupa dinheiro quando o assunto é ajudar as filhas e os netos.
Com ele, aprontei minhas melhores traquinagens, pois adorava rir das suas reações. Colocava sacola de mercado na bota, para ele achar que era um sapo, grudava chiclé no cabelo dele, dava sustos, escondia as coisas. Até pimenta no chimarrão eu coloquei uma vez, mas daí já estava passando dos limites, e resolvi parar por ali.
Também dele são as expressões mais engraçadas que já ouvi, como chamar as vacas de "puta, fresca", e os cavalos de "arcaide, nojento". "Xô, miséria", "barbúria" e "ah, bão, chega", também são expressões que eu copio dele. Chama pizza de "pitz", fala que, pra mexer no celular, precisa "carcar no butãozinho" e fala as palavras difíceis de um jeito muito característico.
Se por um lado ele não é bom no português, em se tratanto de lida de gado ele é doutor; e o que ele não sabe, ele teima. Gosta de olhar tele-jornais, e ninguém pode falar enquanto o Lasier Martins faz o seu comentário. Lembro-me bem de quando eu era pequeno e ele ligava aquele rádio jurássico pra escutar o Correspondente Ipiranga (síntese dos principais fatos do momento, editados em colaboração com Zero Hora).
Ficou vinte e nove anos com o mesmo carro, prefere o mato ao banheiro, acha ruim tomar banho de chuveiro, e é viciado em erva. Erva-mate. Chimarrão é com ele mesmo. "Tomar uns dois", como ele mesmo diz. De manhã, de meio-dia, de tarde. Só não toma de noite pra não tirar o sono. E também porque ele vai dormir antes de anoitecer. Com isso, acaba levantando antes de amanhecer, batendo as chinelas no chão e não deixando ninguém mais dormir.
Melhor do que ser uma pessoa sem defeitos, ele é uma pessoa cujas qualidades sobrepõem as falhas, fazendo dele um exemplo a ser seguido por mim. Se, com 55 anos, eu possuir a vitalidade que ele tem com 70, morrerei feliz. Só já viu ele correndo atrás de terneiro sabe do que estou falando. Esse é o meu avô, o velho que eu mais amo nessa minha vida. Minha inspiração para criar o Seu Dinarte, meu pai, meu mestre, meu ídolo.

0 comentários:

Postar um comentário

<< >>