TUMELERO, CONSTRUÇÃO E REFORMA

Semana passada eu estava reunido com alguns amigos, quando comparei as relações humanas com a construção de uma casa. Quando conhecemos uma pessoa e temos vontade de conquistar sua amizade, é como se doássemos o terreno para a obra. Cada amigo é um arquiteto diferente, portanto constrói casas diferentes. Também cada um recebe um pedaço de terreno diferente, o que interfere também no tamanho da residência.
Alguns montam um pequeno chalézinho de palha ou madeira fraca (sim, como na história dos três porquinhos), e quando vem o vento, vai tudo pelos ares. Outros demoram mais para terminar a construção, porém capricham nos alicerces e tornam a casa sólida, altiva, austera.
Há ainda os que, ao invés de casa de moradia, preferem montar um prédio, ou estabelecimento comercial, e fazem do terreno ganho um verdadeiro mercado, de fofocas, de intrigas, de "bisbilhotices", etc.
Enfim, a cada terreno distribuído, uma surpresa diferente. Daquele que você nunca imagina que é um bom arquiteto, sai uma mansão. Noutros, nos quais se aposta todas as fichas, deixa o terreno ser invadido por mato e lixo.
Alguns demoram a doar o terreno, a coisa funciona pior do que consórcio. Por outro lado, há os que dão uma de "pai dos pobres" e saem doando terreno pra todo mundo, grupo no qual eu acredito que me incluo. Gosto de fazer amigos, de me comunicar, de dar espaço para as pessoas na minha vida. Mas, é aquela coisa: doa-se o terreno; já a construção, fica a critério de cada um.

Melhor ainda é quando se ganha um de presente. Mazahh, que momento! A pessoa abriu um espaço na sua vida, para que você contrua o que quiser. Quando era um terreno esperado, então, tudo fica perfeito, é só saber lidar com os tijolinhos.
Hoje eu tive o privilégio de, digamos, assumir uma "troca de terrenos". É bom quando sabemos da própria pessoa que há uma obra satisfatória em andamento.
As pessoas falam pouco dos seus sentimentos, externam o que sentem de maneira insatisfatória. Por que não dar um sorriso ao amigo? Um abraço, um carinho, ou, melhor do que isso, dizer uma palavra de conforto, de amizade? Não sei se há algo melhor do que escutar alguém dizer que gosta de você, que você é importante.
Isso é sinal de crescimento, de amadurecimento, sinal que a pessoa gosta de você exclusivamente como você é, e não com o que você faz, ou com quem você anda.

Essa semana, lendo uma daquelas mensagens melosas em power point, uma frase em especial me chamou atenção: "As pessoas esquecerão tudo o que você falou e tudo o que você fez, mas jamais esquecerão o que você as fez sentir." Ou seja, o negócio é caprichar na construção, de modo que nenhuma força da natureza a destrua, e que ela se alicerce sempre em bons sentimentos.

Por hoje, é só.

Esse é pra você, moça. =D

0 comentários:

Postar um comentário

<< >>