ENCÓMIOS, PANEGÍRICOS

Você está triste, cabisbaixo. Olha para o espelho e vê o rascunho da Bruxa do 71. Pensa que vale menos do que 300 gramas de esterco de qualquer ruminante. Aí, vem um amigo seu e lhe diz que admira muito uma qualidade sua, seja qual for. O que você vê no espelho agora? Se for mulher, a Angelina Jolie. Se for homem, verá eu, ou o Brad Pitt.
É mais ou menos esse o efeito que receber um elogio causa dentro da gente. Não existe melhor forma de erguer a auto-estima de uma pessoa, do que valorizar uma qualidade, ou apenas dizer uma simples palavra de carinho.
Eu parto do princípio que todos nós refletimos nas pessoas, através do que somos e de nossas atitudes. Portanto, se recebemos um singelo sorriso, que seja, já é sinal de que somos especiais e que nossas atitudes, pelo menos para com quem sorriu, são boas.
Se Deus existe mesmo e não aparece em carne e osso na minha frente, eu tenho que considerar alguma forma de vê-Lo perto de mim. Cada um exercita isso do seu jeito (e também parte da sua crença). No meu caso, interpreto que Ele está na minha vida através das pessoas que comigo convivem.
Partindo desse pressuposto, elogiar as pessoas, mais do que uma atitude de bem, é uma maneira de crescer espiritualmente. Pessoalmente, tenho o hábito de fazer uso das palavras para externar o que sinto por alguém. Até porque, ao ter essa atitude, obterei retorno imediato, através de um agradecimento, ou de um largo sorriso, ou qualquer atitude espontânea de quem foi beneficiado com o que eu lhe disse.
Aliás, as atitudes involuntárias são o mais mágico disso tudo. Eu acho interessantíssimo a reação de alguém que é elogiado. É uma mistura de surpresa, alegria, gratidão e contentamento, o famoso "não caber em si". Quando isso acontece, não sabemos se rimos, se agradecemos, se ficamos com vergonha, o que, inclusive é bastante comum. Mas, vergonha de quê? De ter um significado especial na vida de alguém, a ponto de merecer uma apologia ao seu comportamento?
Vexatório, sim, é omitir uma palavra amiga, abafar um sentimento que nasce. Se trocássemos todos os "vá à merda" que ouvimos por "me dá um abraço", certamente teríamos uma porcentagem bem menor de estresses. Eu sou ferrenho defensor de que só a partir de uma mudança de visão das nossas atitudes é que podemos melhorar o que está a nossa volta.
Temos mais é que exaltar o que possuímos de bom, nossos talentos, nossos dons. Essa cultura de que é feio saber fazer algo muito bem precisa terminar. Tem gente que precisa rebaixar a habilidade do outro, para só assim sentir-se importante. Na maioria das vezes, isso causa apenas mais tristeza ainda.
Continuarei elogiando o que vejo de positivo nas pessoas, nem tanto para aumentar a auto-estima dos amigos, mas sim porque são merecedores das minhas palavras. Sigo dessa forma, certo de que só através da valorização das pessoas queridas é que vou crescer como ser humano.
Pra fechar, eu agradeço aos que têm me elogiado nos últimos dias. Se hoje estou aqui, bem, firme e forte, cheio de alegria e bons sentimentos, isso tudo é fruto do bem que meus amigos me fazem. Tanto os mais antigos, quanto os que estão chegando agora na minha vida, têm um papel preponderante no que sou. Mas isso já é assunto pra outro texto...

0 comentários:

Postar um comentário

<< >>