OS TANTOS

Sempre tive muita facilidade para me relacionar com as pessoas. Graças à minha extroversão e gosto por convivência social, tive a oportunidade de conhecer muita gente interessante e participar da história de outras tantas.
Algumas amizades começaram quase que instantaneamente, como que por encanto. Poucos minutos de conversa bastavam para que eu fosse para casa radiante, feliz por ter ganho um novo amigo. Contudo, depois do fim do tempo de escola, bastaram algumas semanas sem contato para que voltasse ao status de ilustre desconhecido, quiçá recebendo um "olá" distante na calçada.
Outras tantas demoraram um pouco mais de tempo para solidificar o sentimento. Certas pessoas são desconfiadas, calejadas pelas feridas que outros deixaram, e demoram mais a entregar seu título de amigo a um fulano qualquer (não está descartada, inclusive, a possibilidade de eu fazer parte desse grupo atualmente). O lado bom é que, quando conquistada, a amizade tomou caráter especial e duradouro, não permitindo que algumas ausências apagassem tudo o que foi construído.
Entre esses dois pequenos exemplos há uma gama praticamente infinita de tipos de amigos, haja visto que cada pessoa é única em sua personalidade. Há aqueles que encontro esporadicamente, mas o assunto está fresquinho, como se tivéssemos conversado ontem. Já com outros, o silêncio após os cumprimentos iniciais denuncia o vazio que o passar dos dias proporcionou.
Alguns têm o dom de melhorar nosso humor, outros, em sua introspecção, são ótimos conselheiros. Há também os parceiros de festas a qualquer hora e os preferentes por jantinhas informais e restritas aos íntimos. Os que sempre ajudam, os que sempre pedem ajuda. Os que agradecem mesmo sem motivo, e os que esquecem do obrigado até mesmo em situações decisivas. Os que surpreendem com novidades e os que causam surpresa pela constância. Os que traem e os que perdoam.
São todos amigos, uns menos, outros mais. Poucos para sempre. Há quem afirme que a palavra amigo está deturpada, mas eu não concordo. Nós é que damos as classificações às pessoas queridas e priorizamos alguns, em detrimento de outros. Não é uma palavra que determina o que uma pessoa representa em nossas vidas, mas sim o que há em comum numa amizade bem construída.
Pelo menos uma coisa é certa: todos são especiais.


Amizade
(Fernando Pessoa)

Quero ser o teu amigo.
Nem demais e nem de menos.
Nem tão longe e nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,
Da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.
Sem forçar tua vontade.
Sem falar, quando for hora de calar.
E sem calar, quando for hora de falar.

Nem ausente, nem presente por demais.
Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
É bonito ser amigo, mas confesso
é tão difícil aprender!
E por isso eu te suplico paciência.
Vou encher este teu rosto de lembranças,

Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias...

0 comentários:

Postar um comentário

<< >>