UMA BOA EXPERIÊNCIA

Foram dois em 98, dois em 99, um em 2001, dois em 2002, dois em 2003 e um em 2004. Ontem, voltei de meu décimo primeiro retiro espiritual pelo Colégio Santa Catarina.
Todo e qualquer comentário de regozijo é pouco para descrever as sensações que um fim-de-semana de descanso, reflexões e companhia de amigos proporcionou.
Desde que entrei pra essa rotina de trabalho pastoral, grupo de jovens, minha vida mudou bastante. Ratifiquei praticamente todos os meus valores e princípios dentro dos retiros, reuniões e ações comunitárias que praticávamos.
Nos últimos três anos, estive afastado dessas atividades e perdi aquela cumplicidade que mantinha com Deus. Porém, sábado tudo começou a mudar. A cada minuto que passava, cada conversa que tínhamos, eu redescobria a chama da fé dentro do meu coração e revivia os tantos momentos de alegria pelos quais já tinha passado anteriormente. Só que, dessa vez, com uma força mais sólida, uma maturidade que eu adquiri como pessoa enquanto alcei outros vôos fora do grupo.
Escutei tantas palavras amáveis, tantos relatos sinceros, além da grande valorização exposta nas cartas que meus familiares e melhores amigos escreveram. Dei-me conta de que eu, realmente, não sabia do quanto sou importante na vida de algumas pessoas. Tivesse eu as cartas aqui nesse momento, citaria algumas frases que eu não imaginava ler, de pessoas que estão na minha vida e que tantas vezes eu não enxerguei.
Foi bastante emocionante. E o melhor é saber que mais gente viveu essa experiência junto comigo e saiu de lá com o mesmo sentimento: o de renovação espiritual. Tenho certeza de que, por um bom tempo, não mais direi que a minha amizade não importa para as pessoas. Ao mesmo tempo em que era curioso ver o receio que tantos tinham em "escrever para um cara que lida tão bem com as palavras", como disseram alguns, percebi que não é necessário ter o dom da escrita para tocar o coração de alguém. Basta ser sincero.
Volta de retiro é sempre assim: dá uma vontade imensa de mudar o mundo e uma tristeza grande porque aquele fim-de-semana perfeito acabou. Contudo, após onze experiências desse tipo, eu entendo que fomos nós que vivemos a fé com intensidade, enquanto que o resto do mundo seguiu sua vida normalmente. Portanto, fica claro que a missão de quem volta é tentar passar ao próximo tudo aquilo de bom com o qual teve esse forte contato.
Se alguém do grupo passar por aqui, fica novamente o meu agradecimento pela companhia, pelas demonstrações de amizade e carinho, juntamente com o desejo de que essa chama que foi acesa não sucumba ao descaso das forças externas, real desafio de quem não tem vergonha de ser cristão.
No primeiro retiro que fiz, lembro de alguém que disse uma frase, a qual eu nunca mais esqueci: "Deus não escolhe os capacitados. Ele capacita os escolhidos". Não tenho dúvidas de que eu fui e sou um desses escolhidos e, através de meus dons, preciso cuidar da felicidade das pessoas que estão à minha volta.

Uma ótima semana a todos!

0 comentários:

Postar um comentário

<< >>