O rabo é quente, mas não é preso

De uns tempos pra cá, parei de ser simpático com todo mundo. Achei que estava demagogo demais, político demais, quase piegas. Chegava numa rodinha de conhecidos e apertava a mão de um por um, só faltava entregar o santinho escrito "vote nimim". A mudança, naturalmente, passou a causar estranheza nos menos chegados e, por consequência, passou a trazer alguns desafetos. Algumas pessoas não gostam quando a gente decide ser a gente mesmo a despeito de qualquer julgamento.
Dentre estes indivíduos que torcem o nariz para a minha pessoa está um sujeito muito peculiar. Eu o chamo de "presidente do fã-clube dos que me odeiam". Ele simplesmente não vai com a minha cara e faz questão de deixar isso bem claro aos quatro ventos. A mim, no entanto, ele nunca disse nada, talvez pelo receio de que meus argumentos sejam polpudos o suficiente para convencê-lo do contrário, e sou bem capaz disso.
Mas, vá lá, deixo o rapaz me odiar sem problemas, não gosto de unanimidades. Por outro lado, gosto de atitudes nobres e desconcertantes. Como a que tive ontem, por exemplo. Cheguei atrasado na aula de Medicina de Cães e Gatos, fiquei vendo os passarinhos cantarem na rua e perdi a hora. Não há nada mais hipnótico que o trinar de uma sabiá prenunciando a primavera. Entrei na sala e o único lugar vago perto de meus amigos era justamente à frente do dito cujo. Como não tenho muita cerimônia com quizilas, joguei minhas tralhas na classe e acomodei-me por ali mesmo.
Lá pelas tantas, passei a ouvir um burburinho atrás de mim. Estavam atrás de um rabo quente. E aqui, antes que a coisa descambe para a malícia, permitam-me explicar a expressão em itálico. Ocorre que, no curso de Veterinária, bebemos muito chimarrão durante as aulas. "Tomamos mate", é assim que se diz em bom gauchês. Como não há água quente disponível a todo momento e a sede do pessoal é grande, existe um objeto inventado por uma alma bastante nobre - alma esta que merece alguns beijos de agradecimento pela serventia do invento - cuja função é justamente aquecer a água diretamente nas garrafas térmicas. Numa ponta, há uma resistência parecida com aquelas de chuveiro elétrico; na outra, uma tomada. É tipo um acelerador de partículas, um aquecedor de moléculas, sei lá eu o nome científico que se dá pra isso. Como provavelmente pouca gente sabe, preferimos chamar de rabo quente. É bem mais coloquial. Só que, claro, sempre rola aquele trocadilho quando se pergunta a uma pessoa se ela tem na mateira um rabo quente sobrando.
Pois bem, carrego o meu rabo quente sempre comigo. Que chata essa frase. Estava ali, na minha mateira, e o presidente do fã-clube dos que me odeiam precisava de um. Foi a oportunidade que eu precisava. Sem dizer uma palavra, abri a mateira, tirei o acelerador de partículas de dentro e alcancei a ele com um sorrisinho sardônico (eu jamais seria louco de escrever aqui que lhe dei o meu rabo quente, desistam). Ao contemplar o meu gesto, ele não escondeu o misto de surpresa e pavor que lhe acometeu. Ficou até sem saber o que dizer. Levantou, buscou água, aqueceu-a, preparou o mate e devolveu-me. "Obrigado", disse meio sem jeito. "Sempre às ordens", assenti com parcimônia.
Que coisa mais linda é o perdão, que revigorante é pregar a paz. Não sei se o demovi da ideia de odiar a minha pessoa, mas pelo menos minha cortesia serviu como um aceno de "as pessoas boas devem amar seus inimigos". Não preciso que me amem, mas não quero um fã-clube dos que me odeiem. Espero ter assinado o impeachment do presidente, aproveitando que estes são tempos bem propícios. Agora vou providenciar a mudança do nome deste... fiozinho aquecedor de água para o mate com resistência numa ponta e tomada na outra.


PS: Graças à colaboração do amigo Eduardo Soldera, descobri que o nome verdadeiro do rabo quente é EBULIDOR. Bem mais aprazível, vamos combinar.

6 comentários:

  1. Há sempre oportunidades de rever e oferecer o melhor, mesmo pra quem não nos é querido, nem nos tem em grande estima. E é uma danada de uma leveza poder ser verdadeiro consigo.
    Que coisa boa voltar a ler suas histórias. 😊

    ResponderExcluir
  2. Sempre te disse que o mundo ganhava com tuas história, bom saber, mas, não vai ter golpe! Hahahhahahahahhahahahhahahahahhahaha

    ResponderExcluir
  3. Tchê, ta de parabéns! Me identifiquei com alguns fatos e te digo mais, tem pessoas que tem adoração em não gostar, parece que o fato de existir "o outro" já os incomoda.
    Valeu muito a leitura e fico no aguardo da próxima.

    Não tenho os "tal" perfil mas deixo assinado.
    Um abraço,

    Diogo Urnau.

    ResponderExcluir
  4. Aí senhor, como eu queria ser, um ser evoluído, eu estaria com o meu "aquecedor" (também não vou falar rabo quente) guardado e pensando: Toma trouxa eu tenho e não vou te emprestar 😂😂😂 (preciso aprender a não ser rancorosa) e veiii deixa eu te contar um trem, é Bão demais poder dar voz a esse texto, eu li ele todinho imaginando o seu sotaque e você contando a história, parecia que você tava falando pra mim HAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  5. Ah gente!!! Eu AMO esse blogue, que falta fazia. Obrigada por voltar e com um rabo quente na bagagem, digo, mateira. Tomara que com isso, ele descubra o quão incrível você é, mesmo sem precisar apertar a mão de todo mundo quando chega. Afinal, quem perde em não aproveitr sua companhia, é o resto do mundo. 😎😎

    ResponderExcluir
  6. Antônio! Que coincidência, ainda essa semana estava lendo uns comentários antigos e vi um seu. Fiquei extremamente feliz com a sua volta. Saudade demais de você e das suas histórias. A propósito, ri demais com essa. Beijo grande e espero que não nos abandone mais. =D

    ResponderExcluir

<< >>